TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Marketing na Administração

Por:   •  18/9/2015  •  Dissertação  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

WAGNER MARCIANO DE SOUZA

Gestão de Marketing

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Gestão de Marketing, sob a orientação do Prof. Esp. Marcos José Garcia.

FRANCA/SP

2015

  1.  Cada vez mais, o consumidor tem se tornado exigente, a ponto de trocar de fornecedor por falhas, às vezes, simples ou de fácil solução. Assim, o "produto esperado" passou a ser o mínimo que um cliente considera aceitável que uma empresa lhe ofereça, partindo para níveis mais altos de exigência, como o "produto potencial".

         Com base nessas afirmações, responda:

  1.  Você tem sentido que as empresas têm realmente buscado esse foco? Quais as áreas (tipos de produto e de serviço ou "casamentos" de produtos com serviços) em que é possível presenciar essa tendência tanto dos consumidores quanto dos empresários?

R: realmente nos dias de hoje o cliente tem exigido mais e mais das empresas, pois as mesmas chegaram a certo ponto de tentarem impor valores e negócios que achavam mais rentáveis a si mesmas, porem o mercado demonstrou a elas que esta visão era errada e de que o cliente/consumidor era seu maior patrimônio, ele que ditaria de que forma e qual a melhor alternativa as empresas deviam adotar a fim de ter o cliente/consumidor aliado a sua marca/produto, as empresas foram obrigadas a se adaptar a novas regras e concorrência do mercado globalizado, a satisfação do cliente passou a ser mais complexa, pois não somente o valor do produto/serviço basta para que a empresa obtenha sucesso nos dias atuais, há uma serie de fatores que as empresas tiveram de acompanhar e adicionar as suas políticas de marketing, algumas empresas observaram que tendo um produto/serviço de valor competitivo, com qualidade,  alinhado ao bom atendimento os clientes certamente teriam motivos para adquirir este produto/serviço. Algumas empresas inovaram em conseguir vender produtos/serviços casados com outras empresas/marcas, o cliente tem mais de uma opção de compra na mesma empresa, porem o produto/serviço é oferecido por outra empresa como uma forma de parceria.

Exemplo:

O site da Americanas oferece o mesmo produto com mais de uma faixa de valor, porem este produto é oferecido por outra fornecedora (no sistema de entrega), deixando a decisão de compra pelo valor que o cliente acha justo.

  1. Como as estratégias de diferenciação podem ajudar nessa tendência?

R:  as estratégias de diferenciação podem ajudar as empresas neste mercado de varias formas, diferenciação por produto; diferenciação nos serviços; diferenciação através dos canais; diferenciação através de imagem; intimidade com o consumidor.

Cabe a empresa ser capaz de enxergar de que forma ira atuar no mercado para que o cliente/consumidor possa se sentir atraído pela marca/empresa, fazendo de seu produto/serviço único.

  1.  Você sempre reflete sobre o preço que está pagando por um produto em relação ao benefício que ele está proporcionando? Analisando o lado do administrador, elabore um roteiro de como definir o preço de um produto ou serviço a partir dos elementos que o compõem, como estrutura de custos, concorrência, influência da sensibilidade do consumidor e fatores ambientais. Lembre-se de agregar ao roteiro táticas e estratégias que proporcionem satisfação ao cliente ou que sejam dinâmicas em relação a mudanças no ambiente.       Estrutura de custos, concorrência sensibilidade fatores ambientais

R: nos dias atuais as empresas tem notado que o atendimento que o cliente recebe hoje já não se trata apenas de um diferencial, mas sim de uma sobrevivência da empresa no mercado competitivo nos dias atuais.

Temos variantes que as empresas podem adotar como base para a formação de preço de produtos ou serviços;

- precificação baseada em custos: esta forma apresenta uma característica em que o mercado seja capaz de consumir a oferta do produto/serviço em que ela esta relacionada a capacidade de competição entre as empresas e nem que esteja perceptível ao valor praticado pelo consumidor, porem caso haja um maior emprego de competitividade de um concorrente certamente a empresa terá dificuldades em competir de igual para igual com os concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com