TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pequenas Organizações

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.271 Palavras (50 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 50

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DE PEQUENAS ORGANIZAÇÕES

RESUMO

O estudo tem o objetivo de demonstrar a importância do planejamento e logística para o sucesso de um empreendimento, demonstrando as características que pode ser essencial para o seu sucesso. Pesquisas realizadas por instituições como o SEBRAE, demonstrar que muitas empresas não conseguem alcançar o sucesso esperado, e consequentemente com pouco tempo várias empresas fecham suas portas, esse percentual é considerado elevado, o mercado cada vez mais competitivo, faz com que qualquer ramo atividade, para se manter competitivo deve estar bem estruturado, desde a sua fundação e continuar assim para o desenvolvimento do mesmo. Será apresentado para o estudo a empresa, que tem sua sede na cidade de Campinorte no Estado de Goiás, que tem entre suas principais funções a coleta e transporte de resíduos sépticos para estação de tratamento, desentupimento de esgoto, limpeza de fossa séptica e serviços de aluguel e manutenção de banheiros químicos móveis. Para a realização deste será feito pesquisa em campo, analisando dados da empresa e também será realizado pesquisas bibliográficas, confrontando assim ações realizadas pela empresa e as téoria dos autores.

Palavras-chave: Logística. Planejamento.


INTRODUÇÃO

A escolha deste estudo foi de grande importância, uma fez que demonstra de forma clara e objetiva a importância do planejamento logístico para uma empresa, e os desafios que são enfrentados. O objetivo desse estudo é avaliar os processos de Gestão da empresa, apontando seus pontos fortes e fracos e com isso desenvolver planos de melhorias. Realizar estudo e analise dos processos e a partir de um referencial teórico e pratico apontar solução para melhoria continua nos processos; Verificar o sistema administrativo adotado pela empresa; Aprimorar os processos de controle do setor; Avaliar os processos administrativos.

Para o desenvolvimento será realizado pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos científicos, para obter o embasamento necessário, para elaboração desse artigo. Este estudo será composto por 04 (quatro) parte, sendo a primeira parte, apresenta-se o trabalho, onde estão contidas informações sobre os objetivos, a descrição do tema em estudo, sua relevância e o motivo do desenvolvimento do mesmo; Objetivos e a meta a ser atingida ao final do projeto; O Objetivo geral aborda de modo amplo o que se pretende atingir como meta; O objetivo específico é algo mais preciso e pontual ele revela exatamente o que se quer atingir ao final do projeto. A segunda parte trará os referenciais teóricos necessários para sustentar as falas e conclusões que serão obtidas através dos temas levantados neste, através do conhecimento obtido a partir dos referenciais teóricos apresentados será construído os conceitos de gestão que serão apresentados ao final do trabalho como modelo de gestão aplicado a pequenas empresas. São eles: Definição de Micro e pequenas empresas; Classificações das empresas; Desenvolvimento das MPE; Processos; Processos administrativos; Gestão estratégica; Planejamento estratégico; Missão; Visão; Valores; Estratégias; Análise de Swoth; Gestão estratégica de pessoas; Recrutamento; Seleção; Treinamento; Gestão financeira; O que é Finanças; Estrutura da função financeira; Fluxo de caixa; Contas a pagar; Contas a receber; Margem de lucro bruto; Gestão estratégica de marketing; Composto de marketing; Produto; Preço; Promoção; Praça. A terceira parte, portanto, corresponde a metodologia aplicada ao trabalho. A quarta parte será o desenvolvimento, nesta fase o trabalho abordará o desenvolvimento das pesquisas de campo com clientes, funcionários e com gestor da instituição. O estudo encerra se com as conclusões do autor e referencias bibliográficas.

No Brasil, de cada dez empresas, nove são classificadas como micro ou pequena empresa de acordo com o SEBRAE (Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), empresas estas que absorvem maior contingente de mão de obra em relação às grandes organizações. O grande problema é que muitas dessas empresas não suportam as pressões normais do cotidiano e acabam fechando suas portas com pouco tempo de existência. Cerca de 70% dos micros e pequenas empresas abertas anualmente no Brasil fecham antes de completar cinco anos, de acordo com dados fornecidos pelo SEBRAE.

Muitos empresários defendem que algum dos principais motivos para o fechamento de suas empresas deve se a instabilidade econômica, altas taxas de juro, dificuldade para acesso a financiamentos, queda do poder aquisitivo entre outros. O presente documento busca demonstrar a viabilidade de se aplicar metodologias da gestão como forma de melhoria contínua das atividades executadas nas micro e pequenas empresas.

        Para colocar em prática esse conceito é preciso ter uma visão global do negócio, incluindo objetivos, conjunto de ações e regras que formalizam a empresa.

Diariamente centenas de empresas são abertas no Brasil, por vários motivos, seja por falta de oportunidade no mercado formal seja pelo sonho de sucesso com seu próprio negocio. Porém segundo estudos do SEBRAE, 70% das empresas abertas no Brasil não chegam a 5 anos de funcionamento, isso se da pela falta de conhecimento, planejamento e estudo de mercado, são empreendedores sem conhecimento técnico e gestão que conhecem apenas do produto ou serviço que pretendem oferecer no mercado mas que não possuem as técnicas necessárias para alavancar e manter suas empresas no mercado.

O crescente número de empresas no mercado e o surgimento de inovações tecnológicas tem tornado o mercado ainda mais competitivo, levando os empresários que queiram sobreviver neste mundo globalizado a buscar métodos de gestão pessoal, processos e de produção. O desconhecimento do mercado em relação ao Gestor na administração de uma empresa pode resultar em resultados negativos.

O presente documento busca demonstrar a importância das micro e pequenas empresas para economia, demonstra à importância das organizações estarem se preparando e atualizando diariamente os processos de gestão dentro de seu estabelecimento, processos estes que estão intrínsecos na execução diária das atividades.

A procura pelo total controle dos processos e a comunicação entre as áreas é imprescindível para definição de estratégias bem formuladas e no controle e redução dos custos viabilizando assim o investimento em bens tangíveis para o funcionamento desta determinada organização. Mas o investimento no intelecto também é imprescindível.

O sucesso das organizações depende dos processos de gestão onde técnica e habilidade é o grande diferencial, a grande maioria das MPE fica vulnerável no mercado devido à ausência dessa gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72 Kb)   pdf (871.6 Kb)   docx (499.5 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com