TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 2ª SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Gestão de Pessoas e

Técnicas de Administração de Pessoal

SUMÁRIO

1- Introdução...............................................................................................3

2- Conceitos..........................................................................................3/4

3- Solução dadas à empresa...................................................................4/5

3.2-Recrutamento....................................................................................5/6

4- Demonstrativos de pagamentos..........................................................6/7

5- Política Salarial....................................................................................7/8

6-Relacionamentos Internos................................................................... 8

7-Conclusão.............................................................................................9

8-Bibliografia...........................................................................................10

Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho - em Anexo

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

Aplicado à Gestão de Recursos Humanos

1-INTRODUÇÃO

Somos uma empresa de Consultoria de RH e fomos contratados pela empresa SUPERSOFT, uma vez que a mesma vem passando por alguns problemas tais como: perda de clientes, queda de 20% no faturamento e absenteísmo. Através do “Dossie SUPERSOFT” que nos foi entregue (composto por organograma, fichas de funcionários, perfis comportamentais e definições do negócio), elaboramos um plano de ação para as diversas áreas (humana, material e financeira) e ao final depois de estudos e reuniões com os sócios e funcionários recomendaremos um modelo de Excelência de Gestão para a melhoria e otimização dos resultados geral da empresa.

2-CONCEITOS

Há tempos atrás a área de Recursos Humanos, baseava-se em comandar pessoas, por meio do Departamento Pessoal, apoiava-se em "tratar burocraticamente" os processos de admissão, pagamento de salário, demissão e as obrigações legais das empresas. Era uma atividade de policiamento. A palavra chave era rendimento, não importando a qualidade, o que dificultava a comunicação, a troca de ideias e o trabalho em equipe. A gerência era burocrática e fiscalizadora, que não busca proximidade com seus subordinados, não tentava ouvi-los, muito menos argumentar o seu trabalho. Nesses ambientes reina o funcionário obediente e que cumpre ordens. Os funcionários dispostos a cooperar, modernizar e enriquecer o trabalho da empresa são subestimados. Esses funcionários ficam acomodados. É claro que, ainda hoje, muitas empresas preservam a antiga maneira de visão e tratamento dos seus recursos humanos: custos fixos chefiados de forma paternal, burocrática e estática. As organizações em geral atualmente enfrentam uma grande contradição: quanto mais incerto o futuro, mais ela precisa estar preparada para enfrentá-lo, tendo que esclarecer alternativas para assegurar o seu desenvolvimento no mercado. Portanto, as políticas de RH devem ser reorganizadas, redimensionadas e reajustadas aos objetivos estratégicos da instituição, pois somente desta maneira o risco do fracasso, em qualquer processo de gestão, será minimizado. O desafio dos novos tempos é, portanto, integrar valor às suas atividades, transformar os seus recursos humanos em centro de lucro por meio de investir nas pessoas. A empresa que quer crescer, ou mesmo continuar no mercado, precisara mudar a forma de como comandar seus RH. Precisara contribuir com os resultados organizacionais, porque hoje o modo de visão é muito claro sobre o novo papel da área de RH, é competitividade. O raciocínio de que as pessoas constituem a essência das organizações e de que é preciso investir no seu capital intelectual toma forma na adoção de novos sistemas de gestão, que iniciam com a Reengenharia, o Downsizing, a Terceirização e Quarteirização das suas atividades-meio e chegam na gestão "on-line" e na transição do profissional de recursos humanos para consultor interno. No que se diz em ambiente interno, o RH irá obter vantagem competitiva por meio de novos métodos de gestão, da modernização tecnológica, da rapidez na tomada de decisões e da maximização da qualidade de seus serviços, bem como a valorização de seus recursos humanos conduzindo com as pessoas e não conduzindo as pessoas.

3-SOLUÇÃO DADAS À EMPRESA

3.1. Atendimento e esclarecimentos à funcionária ROSA DIRCE DE SOUSA, 30 anos, separada, 04 filhos, ensino médio incompleto, ocupava o cargo de faxineira com salário de R$ 730,00, contratada desde 06/01/2013, pediu demissão uma vez que estava insatisfeita com o salário e a distância entre sua casa e trabalho:

Como a funcionária Rosa tem mais de um ano de contratação seu contrato passou a ser por período indeterminado. A partir daí, começam a contar todos os benefícios adicionais.

Para aconselha-la demos ciência e explicamos que o termo de rescisão de contrato de trabalho é um documento especialmente importante no momento da rescisão, pois ele tem todos os detalhes como os cálculos e adicionais do rompimento do contrato. Como a funcionária tem mais de um (01) ano de trabalho na empresa, o termo deve ser registrado no sindicato onde ela é registrada, muito importante isso, para a conferência devida de todos os cálculos realizados pelo contratador.

Então descrevemos quais os benefícios que teria direito, como sendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com