TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Qualidade e Processo

Por:   •  24/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

GESTÃO DE QUALIDADE E PROCESSOS

São Paulo

2022

GESTÃO DE QUALIDADE E PROCESSOS

Trabalho individual, apresentado a Fundação Getúlio Vargas, como parte dos requisitos da disciplina de Gestão de Qualidade e Processos. Orientado pelo Professor Frederico Steiner.

São Paulo

2022

Sumário

1        CENÁRIO        4

2        PLANO E SOLUÇÃO        5

2.1        IMPLEMENTAÇÃO        5

2.2        TESTES        5

2.3        CONTROLE        6

3        RESULTADOS E CONCLUSÕES        7

  1. CENÁRIO

Em uma indústria do setor de móveis, a embalagem é uma forma adequada e planejada para acondicionamento e proteção da mercadoria e permite que ela chegue intacta às casas das pessoas, garantindo assim a satisfação dos consumidores pelas marcas e sua fidelização. Atualmente a empresa possui altos números de reclamações partindo dos clientes relacionado a danos nos móveis causados por problemas na embalagem.

Devido à alta exigência dos consumidores e a alta competitividade no mercado, a empresa busca atender a essas demandas, com isso as aplicações de ferramentas da qualidade é de suma importância para resolução das não conformidades e propor alternativas de melhorias para alcance de resultados eficazes.

Portanto o objetivo do trabalho realizado é apresentar estratégias para resolução de não conformidades em embalagens de estofados, contribuindo para otimização e manutenção da satisfação dos clientes.

  1. PLANO E SOLUÇÃO

Para o desenvolvimento da solução do problema apresentado foi feito um estudo de caso e levantado todos os passos do processo que envolve o móvel, desde a embalagem do produto até a entrega final.

  1. IMPLEMENTAÇÃO

Inicialmente, o trabalho foi feito com base nas informações da pesquisa, que tem o objetivo de levantar quais os modelos do produto possuem maior índice de reclamações no histórico da empresa. E identificamos que o a maior fonte de reclamação estava relacionada ao produto da Linha 01, sofás, que estavam sendo recebidos pelos clientes com o braço do sofá rasgado.

Após esse levantamento, foi desenvolvido um formulário para mapear onde o problema acontece com maior incidência. E apresentado o fluxograma abaixo.

[pic 3]

Diante dessa ferramenta foi necessário entender em qual parte do processo até a chegada ao consumidor, ocorre o problema da qualidade nos produtos. Assim pode ser identificado se o problema ocorre, por exemplo: no transporte interno, transporte externo, se ocorre porque está junto com outro determinado material, ou em razão do posicionamento do produto na loja física etc.

Ao identificar que a principal causa de reclamação era o braço do sofá chegar rasgado na residência dos clientes, implantamos um novo protocolo de embalagem e transporte.

  1. TESTES

Foram realizados testes nos materiais das embalagens e no protocolo de logística do produto.

Os testes apresentaram resultado satisfatório quanto as mudanças propostas. Foi elaborado um gráfico pick, para determinar qual a ação seria mais apropriada para

adotar:

Fácil de implementar / Custo baixo de implementação

Desenvolvimento de nova embalagem

Novo protocolo de logística do produto

Difícil de implementar / Custo Alta de implementação

Desenvolvimento de novo formato do produto

Resultados significativos

Resultados Médios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (271.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com