TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de administração

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

1- Cite as principais razões para uma empresa criar estratégias globais.

Com a crescente globalização dos mercados mundiais, tem levado as empresas a remodelarem as suas estruturas empresariais e a adaptar os seusprodutos, visando atender rapidamente às exigências dos consumidores. Diversos fatores, tanto internos como externos, têm conduzido à gradual internacionalização das empresas e ao aparecimento das denominadas empresa multinacionais. Nos últimos anos tem-se, então, verificado uma homogeneização da atividade industrial potencializando, assim, o comércio internacional.

É de referir que o processo de globalizaçãodifere de indústria para indústria, não ocorrendo ao mesmo ritmo, criando assim diferentes estratégias de competição, determinadas pela pressão para redução de custos – empresa procura localizar-se na área geográfica que apresenta os fatores produtivos mais baratos, e pela pressão para adaptação local – necessidade de adaptar os produtos à procura local,às preferências, às necessidades dos consumidores, bem como às questões relacionadas com recursos humanos, características dos produtos e normas. Embora seja desejo de grande parte das empresas internacionalizar-se por forma a aumentar os seus ganhos, a empresa deve analisar se detém ou não vantagens competitivas favoráveis a este processo. Desta forma, existem duas questões cruciais às quais uma empresa deve responder antes de iniciar o processo de internacionalização. A primeira questão a ser respondida é “Onde?”, ou seja, em que mercado pretende operar, tendo como base da sua decisão a análise de diversos indicadores. É aqui que a empresa tem em conta a atratividade e os possíveis benefícios do mercado alvo. “Como?”, ou seja, qual a melhor estratégia de entrada nesse mercado. Neste ponto, a empresa tem à sua disposição três grandes grupos de estratégias de entrada em mercados internacionais: exportações, investimento direto no exterior e acordos contratuais.

Este trabalho tem como foco a identificação e o estudo pormenorizado destas três estratégias de sua capacidades de eficácia e eficiência.

2- Defina cadeia de valor.

É o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, tendo inicio na matéria prima, até o produto final, passando por todo processo de produção até a venda. Então sendo assim é denominado cadeia de valor, o conjunto de atividades,que criam um valor ao cliente, e tendo em si a satisfação do mesmo.

3- Cite exemplos de processos essenciais e processos de apoio. Explique.

Processos essenciais, são aqueles que compõe a cadeia de valor, e também são chamados de processos primários, por ser a atividade que agrega valor ao cliente, e cada atividade agrega valor a outra. Um exemplo é a Logistica, que é essencial do começo ao fim do processo.

Processo de apoio, é o que da suporte para o processo essencial, e não da valor nenhum ao cliente, temos como exemplo o investimento a tecnologia.

4- Quais as dimensões de uma estratégia coorporativa.

Orientar toda sua coorporação (empresa), em todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com