TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de conhecimento

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

2 GETÃO DE CONHECIMENTO

O conhecimento é entendido como um recurso estratégico presente em empresas ou no cotidiano das pessoas; essa é uma área muito ampla e necessária que precisa de suporte para ter um bom aproveitamento das informações seja ele dentro das empresas, em departamentos, na mente humana ou até em processos executados.

Ele começa dentro da gente, na nossa intuição, quando observamos algo e tiramos a conclusão (tácito) ou quando depois esse conhecimento é repassado, e para melhor ser entendido é expresso em palavras (explícito). Essa é a teoria do espiral, conhecida assim pela idéias de disseminação que ela tem.

É fundamental que o conhecimento seja gerido conforme o contexto, com práticas que favoreçam a criação, transferência, compartilhamento e aplicação dele  na organização.

Hoje, empresas estão se voltando para o capital intelectual que engloba as competências comportamentais e técnicas, criatividade e motivação, sendo esses os grandes responsáveis pela competitividade e bons resultados dela no mercado. A tendência é a valorização das pessoas dentro da empresa, já que nelas se encontra o conhecimento para alcançar resultados e gerenciar processos.

2.1 APLICAÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Para a melhoria do capital humano, é implementado na organização a gestão do conhecimento, que é uma forma de facilitar o acesso a informações, para que possam selecionar a mais cabível para a estratégia da empresa; essa gestão forma informações e experiências que geram resultados positivos para a mesma. Um exemplo disso é quando a empresa custeia cursos de capacitação para funcionários se aperfeiçoarem, cientes de que haverá uma melhora no desempenho deles dentro do grupo e consequentemente ela será melhor vista, ajudando para torna-la mais competitiva no mercado. Mas também é importante que os gestores financeiros saibam aprender observando o externo (concorrências, culturas, inovações...) para dividir o conhecimento com os colegas, gerando assim uma mudança, conhecida também como aprendizagem que se divide em 3 níveis:

  1. Aprendizagem individual: Quando a pessoas adciona ou amplia o conhecimento ou competencia sobre algo.
  2. Aprendizagem grupal: Atravéz do processo social, troca de informações.
  3. Aprendizagem organizacional: Quando ocorre uma mudança de processos, rotina ou tecnologia ocorre na empresa todas , mas foi passada por um grupo ou indivíduo.

Mas para que uma empresa possa aplicar essa prática gerencial (gestão de conhecimento) tem alguns pontos que podem ajudar, tais como:

  • Ambientes e relações: Ambiente propicio a mudanças, com relações interativas, confiança, clima de liberdade, ajuda acessivel, empatia e estímulo a coragem.
  • Estruturas horizontais: poucos níveis hoerárquicos com confiança e sem barreiras departamentais. Liberdade de expor informações e idéias, maior proximidade ao líder
  • Política e ações gerenciais: compartilhar visões, bjetivos, estratégias e conhecimentos; estimulo a riscos e tolerância aos erros, respeito e valorização.

3 IMPORTÂNCIA DO SETOR FINANCEIRO

Toda explicação até agora apresentada pode se resumir em uma única pessoa: o Gestor Financeiro. Ele é responsável por encaminhar a empresa para o lucro; planejando, captando, direcionando, organizando e por fim investindo os recursos de uma empresa para obter o melhor resultado possível. Ainda trabalha com analise de crédito, avaliação e manutenção de estoque, fluxo de caixa, sujestão de mudança e aperfeiçoamento no desempenho da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com