TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de marketing

Por:   •  20/10/2015  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Existem dois tipos de gêneros textuais, eles podem ser apresentados de forma oral e também escritos, podemos dizer que é o nome que se da para diversas formas de linguagens de uma sociedade, pessoa é ou grupo de pessoas com a intensão de se comunicar. Os gêneros textuais quando orais, uma ligação no telefone, uma aula onde você debate com os demais alunos ou professores, e até mesmo uma reunião seja ela familiar ou no trabalho, Quando escrito um e-mail que se escreve, uma lista de compras, um relatório de uma pesquisa científica, vale salientar que, não importa o tipo do gênero textual é importante que a mensagem tenha uma lógica seguida de começo, meio e fim.

Os gêneros textuais são classificados em primários e secundários. Os primários são os gêneros que utilizamos no dia a dia produzidos espontaneamente. Ex: uma conversa informal ao telefone.

Os secundários são mais formais que precisa de algumas regras para elaboração. Ex: fazer um requerimento, dissertações, em artigo científico.

Os gêneros textuais também e utilizado em conjunto com três tipos textuais: texto narrativo, descritivo e dissertativo.

Narrativo – conta um fato, uma história com uma sequencia logica, onde se pode fazer uso da linguagem informal, ou seja, falar expor o que queremos dizer.

Descritivo – descreve algo em detalhes passo a passo, sem que se torne um texto cansativo. O que se é visto sentido e àquilo que se ouve.

Dissertativo – o texto e de natureza teórica trata-se de expor um ponto de vista sobre um tema.

Com base no conteúdo estudado, agora fica claro para relacionar e identificar essas tipologias no nosso cotidiano. No meu dia a dia identifiquei que utilizo tanto o gênero textual oral, quanto o escrito, falo bastante ao telefone e costumo fazer sempre pequenos roteiros dos afazeres de casa tal como, acorda fazer o café, lavar a louça, varrer a casa e estudar, costumo colocar sempre em um papel anotado em sequência. Algo que também identifiquei foi que, ao realizar meu TCC (trabalho de conclusão de curso) artigo científico, que é um gênero textual escrito, de ordem secundária e tipologia de texto dissertativo-argumentativo. Quando conhecemos os gêneros textuais, fica mais fácil desenvolvemos diversas variedades de texto que vai do informal até aqueles que necessitam de uma linguagem padrão e normas culta de escrita, com isto podemos otimizar o tempo com relação aos relatórios no trabalho, organizar as tarefas seja do dia a dia ou do trabalho com eficiência e eficácia .

Contudo embasando-se no material exposto da aula 03 (três) entende-se que os gêneros textuais não devem ser severamente rotulados, pois os mesmo podem desaparecer na mesma medida em que se é criado e também sendo assim é possível a mudança daqueles já existem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com