TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas: da era classica a era da informaçao

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Melhoramento Genético

Aluno: André Granzotto Machado        

1) O que caracteriza a estrutura genética de plantas alógamas?

2) O que é heterose ou vigor do híbrido? Que tipos de interações alélicas estão envolvidos neste fenômeno?

3) O que é endogamia? Cite as principais consequências da endogamia em plantas alógamas.

4) Quais as consequências da alogamia (polinização cruzada) na população de plantas?

Respostas:

  1. Estrutura Genética: Populações de espécies alógamas: plantas “trocam” genes por ocasião da reprodução; uma população partilha de um mesmo conjunto gênico através das gerações. A comunidade reprodutiva é composta de organismos de fecundação cruzada, os quais participam de um mesmo conjunto gênico. Denominando: f(A) = p e f(a) = q.
  1. Vigor do híbrido: é o fenômeno pelo qual os filhos provenientes de cruzamentos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média de seus pais. A heterose será tão mais pronunciada quanto mais divergentes, ou seja, quanto mais diferentes geneticamente forem as raças ou linhagens envolvidas no cruzamento. Interações alélicas : Aditiva, Cada alelo contribui com um pequeno efeito fenotípico o qual é somado aos efeitos dos demais alelos. Dominante Avalia-se o desempenho de cada loco e não de cada alelo. Sobredominante Heterozigoto superior aos homozigotos.
  1. Endogamia é um sistema em que os acasalamentos se dão entre indivíduos aparentados, relacionados pela ascendência, ou seja, é a união de indivíduos mais aparentados do que a média da população. Tem como efeito genético a diminuição da heterozigose e o aumento da homozigose, e, como efeito fenotípico, uma grande manifestação de genes recessivos, que acabam resultando em perda de vigor, assim como a perda da variância, à medida que aumenta o parentesco. Depressão endogâmica. A depressão endogâmica é a perda de vigor na descendência ocasionado pelo aparecimento de genes detrimentais e letais em condição homozigota nas descendências (caráter com algum nível de dominância).
  1. 1-Plantas da população têm vários locos em heterozigose – permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética).

      2- Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigose e carga genética elevada.

      3- Genitores não transferem seus genótipos para os descendentes; estes são formados a cada          geração aleatoriamente.

      4- Variabilidade genética associada a homozigose e heterozigose.

      5- Nos programas de melhoramento de espécies alógamas, utiliza-se normalmente da endogamia obtida artificialmente, mas no final do processo a alogamia natural deve ser restaurada

      6 - Como os genitores não transferem os genótipos aos descendentes, o melhoramento destas espécies visa aumentar as frequências dos alelos favoráveis, e com isto melhorar as performances das populações (variedades)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com