TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.475 Palavras (26 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

ATPS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PARTICIPANTES:

ALINE SANTIAGO BARBOZA                                RA: 6998328332

EUSILANE SANTOS SOARES                                RA: 6906419959

MARIELE APARECIDA MARQUES DA SILVA                RA: 6950472873

REBECA DE SOUZA                                        RA: 6577311704

LUCELIA FERREIRA DA SILVA                                RA: 7122528056

PROFESSOR EAD DA DISCIPLINA: MAURICIO DIAS

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 20 DE JUNHO DE 2013.

SUMÁRIO

Conceito de Gestão do Conhecimento - NONAKA E TAKEUCHI................................... 3

Conceito de Gestão do Conhecimento - SAULO FIGUEIREDO...................................... 7

Espiral do Conhecimento, o efeito da Inovação e a importância da Gestão do Conhecimento para as Organizações............................................................................................................ 8

Gestão do Conhecimento, Barreiras Organizacionais e alternativas para a Inovação e Conhecimento..................................................................................................................... 11

Bibliografias....................................................................................................................... 21

CONCEITO GESTÃO DO CONHECIMENTO

NONAKA E TAKEUCHI

Para Nonaka e Takeuchi, o “conhecimento humano é criado e expandido através da interação social entre conhecimento tácito e o conhecimento explícito” (Nonaka e Takeuci, 1997, p.67). Essa interação chamada de conversão do conhecimento, seria um processo social entre as pessoas que cresce em termos de qualidade e quantidade.

Como principal desafio, a Gestão do conhecimento, tem que adquirir e transferir conhecimento pessoal (tácito) e conhecimento declarativo (explícito) em um espiral, que é interativo.

Para os autores, existem, quatro tipos de conversão do conhecimento: socialização - de conhecimento tácito em conhecimento tácito; externalização – de conhecimento tácito para conhecimento explícito; combinação – de conhecimento explícito para conhecimento explícito; e internalização - de conhecimento explícito para conhecimento tácito.

Nonaka e Takeuchi (1997), são considerados os pioneiros neste extenso do estudo da Gestão do Conhecimento, eles criaram uma “Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional”. Nesta teoria eles notaram que o processo para a construção do conhecimento está relacionada com as crenças e compromissos, e também sua essência é relacionado à ação, à atitude e a um objetivo.

É “um processo humano dinâmico de justificar a crença pessoal com relação ‘a verdade’ ” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.63).

É um processo, segundo os autores, de duas dimensões: uma dimensão ontológica e outra epistemológica. Na dimensão ontológica, o supõe-se que o conhecimento só é criado por pessoas, o que significa que a criação do conhecimento organizacional pode ser compreendida como um instrumento que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelas pessoas, sendo utilizado como parte da rede de conhecimentos da organização. É um processo que acontece dentro de uma comunidade que interage entre si e que expande seus limites para além da organização.

A dimensão epistemológica, diz que o homem faz uma análise sobre o seu conhecimento produzido, por si, sua validade prática, suas formas de conhecimentos e seus limites. Os autores distinguem o conhecimento tácito do conhecimento explícito:

“O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e, assim, difícil de ser formulado e comunicado. Já o conhecimento explícito ou codificado refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p. 65).

A “Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional”, formulada por Nonaka e Takeuchi supõe cinco fases para o processo de criação do conhecimento organizacional, ou seja:

(1) compartilhamento do conhecimento tácito;

(2) criação de conceitos;

(3) justificação dos conceitos;

(4) construção de um arquétipo;

(5) difusão interativa do conhecimento.

Para Nonaka e Takeuchi (1997), a criação do conhecimento pode ser dividido em três grupos, e isto depende sobretudo do estilo de gerenciamento do conhecimento:

(1) Os funcionários da linha de frente ou gerentes de linha, que são os geradores de conhecimentos e responsáveis pelo acúmulo e pela geração de conhecimento tácito e explícito dentro das organizações;

(2) Os gerentes de nível médio e suas equipes, que também são conhecidos como engenheiros do conhecimento;

(3) Os gerentes do conhecimento, que são os altos executivos responsáveis diretos pela gestão total do processo de conhecimento.

GESTÃO DO CONHECIMENTO UTILIZADO NAS EMPRESAS

A vantagem das organizações que tem o conhecimento como principal ferramenta de trabalho, é que este diferentemente de um recurso, como o plástico, por exemplo, que diminui na medida em que é utilizado, o conhecimento só aumenta quando utilizado, dividido ou compartilhado. Desta forma é um recurso infinito, que pode trazer grandes vantagens, principalmente em longo prazo.

A gestão do conhecimento tem um caráter interdisciplinar, que envolve profissionais de diversas áreas: administração, computação, ciência da informação, educação, etc. Colocando profissionais de várias disciplinas de organização, tecnologias de informação, comunicação entre outras. As quais devem estar muito bem articuladas para que a gestão funcione efetivamente.

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL

A gestão do conhecimento como competitividade é muito utilizada através da gestão do conhecimento em alguns países, no Brasil estamos apenas no início deste ciclo, contando com poucas iniciativas de gestão de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (386.7 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com