TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Aula-tema 05: Da Administração à Promoção do Conhecimento

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Aula-tema 05: Da Administração à Promoção do Conhecimento

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob a orientação da tutora ELIZABETH MARINHO GOMES DA SILVA.

Anhanguera Educacional

ANO 2015

INTRODUÇÃO

A partir da leitura e compreensão do artigo de Lira et al. (2008), pretende-se explanar sobre o uso das informações nas organizações, elucidar conceitos de informação e conhecimento e ilustrar modelos de busca e uso da informação.

DESENVOLVIMENTO

Elabore, com palavras próprias, as suas respostas a estas questões, sem copiar e colar uma frase ou outras que estão no artigo citado no passo 1, no livro-texto, nos arquivos disponibilizados no AVA, no texto entregue por seus colegas ou em sites da internet. Esta atividade será avaliada pelo tutor. Ele atribuirá a nota zero, se identificar apenas uma ou mais frases copiadas e coladas, pois essa ação será considerada plágio. Portanto, fique atento(a)!

Questão 1 – Nas páginas 170 a 175, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.

Resposta:

Informação, são dados postos de forma organizada para as organizações e pessoas, proporcionando a consistência para a tomada de decisões apartir destas informações, sendo, contextualização, categorização e cálculos, podendo  definir seu sentido e relevência.

Conhecimento, é a experiência, apoiadas por dados, consequentes das informações, sempre com algum fim, ao inverso da informação que lhe são postas.

Questão 2 – Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.

Resposta:

A frase descrita nos detalha que os dados sem um objetivo ou um propósito não são releventes, para isso é necessário que seja criado um objetivo estratégico para que aqueles dados sejam compilados e traduzidos em informações para sejam analisados para o fim específico.

Questão 3 – A alavanca que impulsiona a criação do conhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional.  A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento.  Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.

Resposta:

Os dois tipos de conhecimentos para criação do conhecimento organizacional é o conhecimento tácito e o conhecimento explicito.

Conhecimento tácito é o conhecimento profundo, adquirido através da experiência individual abrangendo fatores abstrato.

Já o conhecimento explícito é aquele conhecimento aparente, facilmente comunicável e de acesso fácil a todos.

Eles se complementam em quatro processos, sendo: primeiro na socialização, ou seja, conversão do conhecimento tácito para tácito passando seus conhecimentos e experiencias.

Em segundo na externalização, sendo, a conversão do conhecimento tácito para explícito, podendo ser a criação de um conceito novo.

Em terceiro a combinação, ou seja, a conversão do conhecimento explícito para conhecimento explícito, seria um processo de sistematização de conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com