TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento nas Organizações

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

Lucas de Oliveira Rafael

LISTA DE QUESTÕES 1

1 - Quais os principais objetivos em se implementar uma prática gestora de conhecimento nas organizações?

Os principais objetivos em se implementar uma prática gestora de conhecimento são garantir que a organização trabalhe da forma mais inteligente possível, a fim de assegurar a viabilidade e o sucesso do negócio; conseguir extrair o máximo de valor dos seus ativos de conhecimento; e, acima de tudo, maximizar a eficácia e o retorno provenientes dos seus ativos de conhecimento e renová-los constantemente.

2 - Qual a importância da relação entre coletividade e compartilhamento dentro do processo de gestão do conhecimento?

Coletividade e compartilhamento são extremamente importantes no processo de gestão do conhecimento. É no conhecimento coletivo que se baseiam as competências essenciais ao desenvolvimento do trabalho. Portanto, os benefícios trazidos na implementação da gestão do conhecimento só serão reais se a organização tiver o sentimento de coletividade e estiver disposta a compartilhar o conhecimento.

3 - Qual a importância da comunicação interna no processo de implementação da gestão do conhecimento para a conscientização dos colaboradores?

A comunicação interna tem importância fundamental para a conscientização dos colaboradores. A mensagem do que é, para que serve e quais são os benefícios da gestão do conhecimento devem ser passadas de maneira clara. Se essas questões ficarem obscuras para os colaboradores, poderão pensar que ao compartilhar seu conhecimento estarão perdendo a propriedade intelectual das suas ideias, dos seus métodos e dos seus processos. Enfim, poderão pensar que estão perdendo o seu valor para a organização.

4 - Quais as diferenças entre conhecimento tácito e conhecimento explícito no que diz respeito aos modos de transmissão?

O conhecimento tácito, por ser o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis, é difícil de ser articulado na linguagem formal. Só pode ser avaliado por meio da ação.

Já o conhecimento explícito pode ser articulado em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais etc. É formal e facilmente transmitido, sistematizado e comunicado entre os indivíduos.

5- De que modo a “externalização” promove a interação entre o conhecimento tácito e explícito?

A externalização promove a interação entre o conhecimento tácito e explícito à medida que o detentor do conhecimento se propõe a comunicar a outros indivíduos suas experiências, seus pensamentos e, quando possível, o que o levou a pensar daquela forma. Desta maneira, o grupo poderá entender melhor a construção do conhecimento, internalizar as experiências vividas pelo locutor e adquirir aquele conhecimento baseado em fatores intangíveis.

6 - De forma geral, descreva a importância do conhecimento para o sucesso das organizações.

O conhecimento é fundamental para o sucesso das organizações. Muitas organizações tiveram, têm e terão problemas organizacionais por falta da gestão do conhecimento.

O conhecimento é importante não somente para o desenvolvimento da organização, mas também para a manutenção da mesma. São inúmeros os casos de colaboradores que saíram de uma organização, por qualquer que seja o motivo, e por falta de gestão do conhecimento levaram consigo informações muito valiosas sobre processos, métodos, ideias, etc. Por fim, isso se torna uma perda imensurável, seja ela financeira ou intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com