TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇAO ESTRATEGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Vagner Rodrigues da Silva

Trabalho da disciplina 

Gestão do Conhecimento e da Inovação Empresarial

Tutor: Prof. Audemir Leuzinger de Queiroz

Florianópolis

2017

Estudo de Caso : Inovação na 3M Corporation

Inovação na 3M

Empresa modelo de Inovação

REFERÊNCIA: STEFAN THOMKE , Inovação na 3M Corporation (A), ACC 606-P02, Rev : July 23 , 2002.

G. C. Nicholson, “Keeping Inovation Alive,” (Mantendo viva a chama da inovação) publicado no Research-Technology Management, vol. 41 (3), maio/junho de 1998, pags. 34 a 40 e do Relatório Anual da 3M, de 1998.

A 3M Company é um empresa altamente inovadora. Seu objetivo é justamente trabalhar com produtos novos e geralmente revolucionários. A empresa atua em diversos mercados fornecendo mas de 50 mil produtos inovadores para mais de 200 países. Fundada em 1902 em Minnesota, região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos por cinco empreendedores que se uniram para explorar minérios, um negócio promissor para abastecer a incipiente indústria americana no início do século XX. Mas o minério explorado se mostrou de pouco valor e a 3M transferiu-se para a cidade de Duluth em 1905, mudando seu foco inicial para concentrar suas atividades na fabricação de abrasivos, posteriormente, em 1946, chegou ao Brasil com a fábrica Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda. Sua primeira grande inovação foi a lixa à Prova d'água, em 1922. Inicialmente Francis G. Okie pretendia criar uma lixa que substituísse a lâmina de barbear. Criou então este produto, usando papel à prova d'água. Seu uso para retirar pelos do corpo não foi bem sucedido, mas o produto se mostrou excelente na indústria automotiva. Ao ser usado com água o produto produzia menos poeira e gerava um acabamento melhor. Outra super inovação da empresa foi a fita crepe. Esta foi desenvolvida por Richard Drew em 1925 para solucionar um problema da pintura na indústria automotiva. Posteriormente, a fita passou a ter inúmeras utilidades em vários mercados. Após estas duas invenções iniciais a empresa ganhou muito mercado exclusivo e cresceu vertiginosamente, sempre focando sua estratégia em P&D.

Mais tarde, em 1970, Art Fry, criou-se outro produto extremamente inovador, e talvez um símbolo da empresa, o Post-it. Inicialmente Art Fry pretendia criar um marcador de livros que não soltasse facilmente. Porém o invento ganhou maior utilidade ao ser usado para pequenas anotações, e virou uma febre mundial, cujo atualmente é um dos produtos mais vendidos da 3M em todo mundo, nos seus múltiplos formatos e aplicações, sendo reconhecidas pelos utilizadores as possibilidades que apresenta.

No entanto por mais impossível que possa parecer, nem sempre foi assim: durante anos a invenção que permitiu a criação do post-it permaneceu parada e o produto, na própria fase de desenvolvimento, viu sua aplicação questionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com