TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  1.969 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A partir da leitura deste artigo, podemos entender a gestão do conhecimento e a importância transformar dados em informação e informação em conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Questão 1 – Nas páginas 170 a 175, os autores apresentam a evolução dos conceitos de informação e conhecimento. Explique as diferenças entre informação e conhecimento.

Resposta: Informação é o ato ou efeito de informar, criar, representar, dar forma a uma idéia, são dados coletados e transformados através dos seguintes processos: contextualização, categorização, cálculo, correção e condensação, e é através das informções que geramos o conhecimento nos seres humanos.

Já o conhecimeto é uma mistura fluída de experiência, valores, informações, e insights. O conhecimento vem da interpretação da informação e de sua utilização para gerar novas idéias, resolver problemas ou tomar decisções, o conhecimento é o resultado de nosso aprendizado, daquilo que experimentamos e podemos utilizar em diversas situações.

Questão 2 – Na página 171, os autores citam que “A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação.

Resposta: É necessaria a intervenção do homem, pois dados por si só pode ser uma imagem, sequência que formam palavras, desenhos, mapas e etc.. dados é apenas a matéria prima, e para que tenha um significado é preciso a interpretação do ser humano para criação da informação.

Questão 3 – A alavanca que impulsiona a criação doconhecimento nas organizações é a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento organizacional. A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua entre dois tipos de conhecimento. Cite quais são esses conhecimentos e diferencie um do outro, justificando por que eles são complementares.

Resposta: conhecimento explícito e tácito.

Conhecimento explícito; pode ser expresso em palavras, números ou sons, pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.

Conhecimento tácito; não é facilmente visível e explicável, ele é pessoal e difícil de formalizar, ele esta enraizado nas ações e na experiência corporal, assim como nos ideais, valores ou emoção. Eles são complementares, pois todos temos os dois conhecimentos.

Questão 4 – A partir das explicações dos autores e levando em conta os conhecimentos adquiridos na disciplina até o momento, cite quais são os quatro processos que compõem o modelo de criação do conhecimento, proposto por Takeuchi e Nonaka. Identifique no seu cotidiano um exemplo de cada um desses processos no ambiente organizacional.

Resposta: socialização; externalização; combinação; internalização.

Socialização - Quando exponho minhas idéias para minha coordenador, para dimensionar as metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com