TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Por:   •  4/5/2015  •  Tese  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA [pic 1][pic 2]

Unidade Campo Limpo

autores

Bianca Cristina Macedo Filadelfo

RA: 1582952436

professor

Paulo Sérgio

Turma: 1º Administração - Manhã

[pic 3]


Implantação da Gestão de Conhecimento nas Organizações

Palavras chave: Gestão, colaboradores, Gestão do Conhecimento, valorização humana.

Abril/2015

São Paulo

Sumário

Introdução        

Desenvolvimento        

Conceito        

Gestão do Capital Intelectual        

Gestão de Competências        

Aprendizagem Empresarial        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        

Referências Eletrônicas        

Introdução

Este trabalho visa a importância da Implantação e Implementação da Gestão de Conhecimento nas organizações.

Desenvolvimento

O trabalho discute a importância que o conhecimento tem nas organizações, o rumo que as informações sobre seus colaboradores da à empresa.

Conceito

A Gestão de Conhecimento é um tema bastante complicado de ser definido com precisão e de forma simplificada; é um conceito que junta uma cadeia de atividades que as organizações já fazem e/ou deveria fazer no seu dia a dia. Devido às mudanças ocorridas com o passar dos anos, a globalização do mercado, os avanços tecnológicos o conhecimento tornou se valioso.  

Contrariamente do que acontecia há alguns anos atrás, onde as informações das empresas eram consideradas, hoje toda e qualquer informação referente aos processos da organização é transmitida a todos os interessados, em forma de conhecimento.  Tornou-se um grande e importante diferencial para a organização que transmite o conhecimento, que não o detém. Segundo a administradora de empresas Mara Perillo, o conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas. Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença.

Gestão do Capital Intelectual

        

O Capital Intelectual – composto por capital humano, capital estrutural e capital de clientes – representa benefícios intangíveis que, quando associados aos outros fatores tangíveis, agregam valor às organizações, aos clientes e aos fornecedores, tornando-se um diferencial competitivo, o que faz com que se estabeleça a coerência entre o resultado e a longevidade corporativa (STEWART; 2002). Portanto o capital Intelectual pode ser implantado de forma que os gestores devem levar em consideração o conhecimento pessoal de cada um dentro da organização.

         Através de uma maior aproximação pessoal, entre líderes e seus subordinados, entendimento de que cada indivíduo carrega com si seu conhecimento próprio, sua maneira única de ver cada situação diferente, visões diferentes devem ser levadas em consideração, pois é importante a consciência de que não existe uma verdade absoluta, e sim maneiras diferentes de se enxergar um mesmo problema. Com a valorização do conhecimento individual de cada individuo dentro de uma organização, essa tende a alcançar o sucesso – e com esse trabalho constante, manter-se nele.

O conhecimento individual pode ser melhorado, aprimorado, através de treinamento, disposição aos colaboradores de cursos de especialização. A disposição da empresa em oferecer profissionais especializados, como por exemplo, de um técnico de segurança no trabalho para os setores operacionais principalmente, no intuito de promover workshops, o que deixaria claro aos envolvidos a preocupação com a segurança dos funcionários.

Gestão de Competências

A Gestão de Competências é a capacidade de gerenciar o conjunto dos conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer) do trabalhador para cumprimento da missão, negócio e estratégias da organização e projeção da competência essencial para o futuro. (WOOD JUNIOR, 1996; ZARIFIAN, 2001). É a identificação de quais conhecimentos são essenciais para o bom funcionamento da organização. Por exemplo, a implantação do uso de softwares de uma empresa, que antes seus registros eram apenas manuais. A identificação da necessidade de os colaboradores saberem utilizar esse software, como seus colaboradores ainda não possuem tal conhecimento, já que é uma novidade a estes, através de treinamento, individual ou em grupo, dependendo da dificuldade de cada individuo. É saber investir no conhecimento de quem já é parte da empresa, ao invés de contratar pessoas que já tenham conhecimento nesse determinado software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (354 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com