TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Por:   •  31/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão do Conhecimento

No início da administração, o homem era visto como uma peça que movimentava a produção, pois tinha foco na tecnologia a fim de aprimorar os mecanismos de produção, aumentando a produtividade das empresas. Com o passar do tempo isso foi reduzido e o foco foi mudando, agora sendo voltado para a capacitação de pessoas, pois os recursos físicos são facilmente imitáveis pelos concorrentes.

Segundo Quel (2006, p.48) “O homem volta, então, a ser alavanca na sobrevivência das instituições. Não mais aquela mão-de-obra puramente mecânica mais um novo colaborador menos mecanicista e mais pensante”.

Após os estudos da Teoria das Relações Humanas, os estudiosos de administração científica perceberam que o homem aprimora o processo produtivo, sem bem gerido (QUEL, 2006).

As empresas aplicavam internamente tecnologia de processos, produção e comunicações como forma de competição, hoje em dia isso foi reduzido consideravelmente, fazendo com que as empresas foquem em outros mecanismos de competição e capacitação, das pessoas. O trabalho intelectual passou a ser a principal vantagem competitiva das empresas, capaz de planejar e tornar realidade algo que contribua para os objetivos da empresa (QUEL, 2006, p.48).

Ao redor do mundo, o conhecimento vem aumentando  sua importância para o desempenho das empresas, principalmente no Brasil, fazendo com que os desafios da abertura econômica recente, tornem a gestão do conhecimento de extrema importância para as organizações brasileiras. Caso elas não desenvolvam estratégias empresariais bem concatenadas, dificilmente se tornarão competitivas e se manterão vivas na competição internacional, segundo Terra e Gordon(2011).

A Gestão do Conhecimento é um processo estratégico contínuo e dinâmico que visa gerar o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento. Deste modo deve fazer parte da estratégia organizacional e ter sua implantação garantida e patrocinada pela alta gerência, a quem deve estar subordinado todo o processo de Gestão do Conhecimento. (ROSSATO, 2006, p.10).

Podemos afirmar que hoje em dia, o futuro organizacional é regido pela inovação e flexibilidade da organização, se junto à ele as empresas adotarem estratégias e visão inovadora .Para Terra e Gordon (2011) a gestão envolve muito mais que o investimento em gerenciamento da inovação ou tecnologia. Envolve as práticas de políticas de administração da empresa, recursos humanos associados a conhecimentos externos à empresa, avanço tecnológico, comunicação, informática, estrutura organizacional, dentre outros fatores.

A Gestão do conhecimento envolve a análise e identificação de conhecimentos e processos disponíveis, planejamento e controle das ações necessárias, refletidas nas estratégias, políticas e práticas da empresa. É melhor entendida se nos basearmos na competência humana, um dos ativos intangíveis: Relacionamento interno, relacionamento externo e competência humana.

Segundo TERRA (2011, p.89), o conhecimento pode ser tácito ou explícito e influi muito no capital intelectual do colaborador, causando grande impacto no comportamento organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com