TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Por:   •  18/9/2015  •  Ensaio  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 9

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Professor David José Françoso

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Mariana Ortigosa Prestes - 0050089182

Barbara Ambrosio Rodrigues- 0050088313  

Bauru, 20 de maio de 2014.

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo, através de uma pesquisa bibliográfica, conceituar e se aprofundar mais sobre o assunto em questão, “Gestão do conhecimento”, buscando entender sua importância nos dias atuais e o quanto ele está inserido nas organizações, mudando totalmente o conceito que se tinha na era industrial.

Hoje conhecimento se trata de um diferencial para as organizações, com isso obtém processos mais assertivos, a maximização, codificação e compartilhamento de conhecimento estratégico, sendo assim, aumentando seu valor intelectual e intangível.

Estamos na era do conhecimento e por tal motivo se faz necessário as organizações buscarem cada vez mais a gestão do conhecimento entre seus colaboradores tendo em vista que hoje é um recurso estratégico e que o mesmo está entrelaçado com outros processos como: tecnologia da comunicação e informação, todas elas caminham junto para um melhor aproveitamento.

        

1. DESENVOLVIMENTO

1.1. Conceito

        A Gestão do Conhecimento nada mais é que gerar, coletar, assimilar e aproveitar o conhecimento, levando isso para empresa, tornando-a mais competitiva. Trata-se de uma estratégia para transformar bens intelectuais da organização, ou seja, os talentos dos membros, gerando uma maior produtividade para empresa.

        Ela também pode ser definida como um processo amplo e criterioso de identificação, maximização, codificação e compartilhamento estrategicamente relevante para as organizações.

        Sendo assim o conhecimento é o núcleo principal no que diz respeito à Gestão de Conhecimento, onde se define com um ato ou efeito de abstrair ideia de um objeto por meio de acúmulo de experiências e práticas. Já o conhecimento coletivo inclui valores de indivíduos, seus comportamento, bem como suas tradições que serão passadas de geração em geração. Tem-se então, que o conhecimento individual quando somado ao compartilhamento de outros conhecimentos dentro da organização, pode ser administrado pela mesma com o intuito de colaborar com seu próprio desenvolvimento.

        

1.2. Objetivos da Gestão do Conhecimento                

        O principal objetivo de Gestão do Conhecimento é apoiar e orientar as ações institucionais, a partir do planejamento estratégico, onde há o conhecimento. Através desse conhecimento, auxiliar as tomadas de decisões, tornarem a empresa mais competitiva, melhorar sua produtividade sempre visando o lucro.

Criar também um repositório de conhecimento que possa ter conhecimento externo, conhecimento interno e interno informal, ter um melhor acesso ao conhecimento, desenvolver um ambiente e uma cultura organizacional que estimule os processos do conhecimento, gerir o conhecimento como um recurso mensurável, suportar a inovação, captar experiências para disponibilizá-las, facilitar a procura e reutilização de fontes de conhecimento, incentivar a colaboração, partilha de conhecimento e aprendizagem contínua, melhorar a qualidade da tomada de decisão e valorizar o capital intelectual nas organizações.

1.3. Gestão do Conhecimento

        Para se obter conhecimento, primeiro é necessário que haja dados para que esses sejam transformados em informação e assim gerar o conhecimento.

Dado é qualquer elemento identificado na sua forma bruta e que não leva a uma compreensão de determinado fato ou situação, é facilmente estruturado, transferível, obtido nas máquinas e frequentemente quantificado. Já a informação é o dado ou conjunto de dados trabalhado, transformado em conhecimento para tomada de decisões, se tratando de um recurso que altera constantemente. E o conhecimento é a informação que foi organizada e processada para carregar conhecimento, experiência, aprendizado e tomada de decisões e se trata de um atributo exclusivo do ser humano.

        A Gestão do Conhecimento existe desde os tempos antigos, na “Era da Industrialização”, que matinha o foco apenas na produção, onde os funcionários tinham que seguir procedimentos rígidos, não tendo possibilidades de expressar suas opiniões, porém essa situação foi se modificando através da busca do conhecimento e do saber e nos últimos tempos, com a “Era da Informação”, ela teve um grande destaque e vem conquistando o mercado em todo o mundo.

        Após vários estudos observou-se que devido as mudanças ocorridas com a globalização e com o avanço da tecnologia, o conhecimento se tornou um instrumento muito valioso para o crescimento econômico empresarial. Com a rapidez e facilidade de se obter informação, iniciou um processo para obter vantagens competitivas, inovações, criatividade, começou então uma procura para aperfeiçoar essas características e assim poder valorizar o conhecimento dos funcionários, aonde chegaram à conclusão que esse conhecimento é tão importante quanto à obtenção do capital monetário.

Hoje em dia, as organizações focam nos clientes e seus funcionários têm mais liberdade e autonomia para atuar de acordo com suas experiências e conhecimentos. As organizações também perceberam a importância de se investir no conhecimento, pois aumenta o valor do mercado valorizando o patrimônio intangível que nada mais é do que patentes depositadas, imagem, valor da marca, talento dos funcionários, capital intelectual que quando valorizados geram um aumento de valor das ações das empresas, bem diferente da era industrial que se caracterizava na força e trabalho humano, em que os bens eram tangíveis, como máquinas, matérias-primas.

A Gestão do Conhecimento tem como função identificar os conhecimentos relevantes para que haja o bom funcionamento da empresa e assim evitar que se introduzam conhecimentos estranhos que nada acrescentarão a empresa. Nas últimas décadas, ela tornou-se um processo de busca e obtenção de inteligência competitiva, e com grandes possibilidades de processamento, armazenamento e acesso á informação e dados, com o auxilio da tecnologia da informação e comunicação, ela vem crescendo cada dia mais.

        A Gestão do Conhecimento necessita ter alguns requisitos para dar foco aos negócios, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com