TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do conhecimento

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Cap. 8 – Compartilhando e distribuindo conhecimento

É muito importante que o conhecimento seja compartilhado e distribuído dentro de uma organização, pois só assim as informações podem ser usadas por toda empresa.

O conhecimento pode vir de fontes internas ou externas, e distribuí-lo para as pessoas certas, ou disponibilizá-lo no momento certo dentro da empresa é uma das tarefas mais difíceis na gestão do conhecimento. O conhecimento normalmente só é compartilhado e distribuído através de trocas pessoais entre indivíduos, ou dentro de equipes ou de grupos de trabalho.

O autor afirma que o trabalho em equipe está crescendo dentro das empresas, pois antigamente o funcionário era julgado de acordo com sua capacidade de resolver problemas usando o seu próprio conhecimento e hoje ele é julgado de acordo com sua contribuição para a equipe.

A empresa precisa ter o cuidado no momento de dispor o local de trabalho dos colaboradores, pois é importante deixar as pessoas que precisam trocar conhecimento mais próximos. Hoje os escritórios costumam ser dispostos em linhas funcionais e se presta pouca atenção na distância entre as pessoas. Uma disposição inteligente pode facilitar o compartilhamento do conhecimento, o que acaba tento efeito direto sobre os prazos de entrega e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Se o conhecimento for distribuído de forma eficiente, pode-se evitar erros e economizar com os custos de cometer os mesmos erros por uma, ou mais vezes. Afinal, a distribuição do conhecimento também significa repassar o conhecimento sobre como evitar erros e não somente compartilhar receitas para o sucesso. A distribuição do conhecimento também pode produzir valor direto ao cliente, na medida em que os funcionários saibam responder de forma competente e rápida às indagações dos clientes.

Existem limites para a distribuição do conhecimento, pois seu objetivo é facilitar a grupos ou pessoas, o acesso a informação de que precisam para executar suas tarefas.

Em algumas empresas existe a necessidade de restringir a distribuição do conhecimento, por diversos motivos, como imitação de concorrência, sigilo ou até questões contratuais com clientes ou parceiros. Existem também casos em que os funcionários não querem repassar seu conhecimento porque acreditam que esse conhecimento é sua base de poder na empresa. Essa limitação em distribuir o conhecimento pode ter seu lado positivo quando se fala em conhecimento periférico, pois a discordância em áreas periféricas de conhecimento pode promover flexibilidade.

A reprodução do conhecimento ocorre através de uma rede de conhecimento, através da socialização dos funcionários, do treinamento profissional, de medidas de desenvolvimento do pessoal e de documentação.

As empresas precisam criar condições favoráveis para o desenvolvimento do conhecimento. Criar uma rede de conhecimento é uma forma de facilitar a troca e a distribuição do conhecimento. Afinal os funcionários não são obrigados a dividir seus conhecimentos, mas ter uma infraestrutura adequada possibilita que isso aconteça.

Criar as condições certas nas áreas de gerenciamento do funcionário e de cultura da empresa ajuda a eliminar as várias barreiras existentes ao compartilhamento de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com