TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão e Administração

Por:   •  22/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

4. QUESTIONÁRIO DE PESQUISA

a) Existem diferenças entre gestor e administrador? Caso existam, quais são elas?

Professor: Existe muita diferença, pois o gestor é aquele que dá ordens e indica o caminho a seguir, eles ainda usam o termo “empregado”. Os gestores são pessoas voltadas diretamente para a linha de produção e detalham mais o funcionamento das estruturas, porém o gestor demanda diversidade, velocidade na tomada de decisões e flexibilidade para organizar. O administrador usa o termo “colaborador” e obedece à padrões exigidos pela função, os ensinamentos adquiridos em anos de estudos. Tem como objetivo o trabalho com eficiência organizacional, como funções técnicas, financeiras, de segurança e administrativas. O administrador organiza, lidera, coordena e controla o processo administrativo.

Acadêmico: São sinônimos. A única diferença está no uso. Normalmente se usa o termo administrador para alguém que fez o curso de administração ou que administra uma empresa, enquanto que gestor se usa mais para quem esta administrando um projeto. Na área pública também é mais comum usar o termo "gestor".

Considerações do Grupo de Pesquisa: O que podemos perceber é que embora estas duas palavras sejam tidas como sinônimo no dicionário, podemos ver que há sim diferença entre gestor e administrador. O administrador tem como principal objetivo a eficiência organizacional, onde a administração é mais operacional. A gestão diz respeito à estratégia usada no relacionamento entre funcionários, logística e mercado.

b) Qual a importância da administração pública e privada no cenário econômico, político e social (focando em seus pontos positivos e negativos).

Professor: Na iniciativa privada, a mal administração de uma loja ou restaurante pode rapidamente levar a loja à falência. A administração passa por inúmeras provações ao longo dos tempos antes de chegar à posição de alta liderança. No setor público não é assim; maus gestores raramente são afastados, órgãos de baixo rendimento não são levados à falência, enquanto que um restaurante com comida ruim fecha rápido, uma secretaria com maus serviços continua tendo sua folha paga pelo governo. De uma forma geral a administração publica fomenta as relações salariais e a privada contribui diretamente com a economia.

Acadêmico: A administração pública deve ter como objetivo atender a sociedade de forma satisfatória.

Considerações do Grupo de Pesquisa: A administração pública e administração privada tem uma significativa importância no cenário econômico, político e social, onde a administração pública favorece a economia permitindo a igualdade social. A administração privada gera mobilidade entre as classes sociais e possibilita o crescimento econômico. A impunidade que infelizmente grassa neste país, talvez seja a maior responsável pelos desmandos administrativos hoje existentes. Dentre os fatores negativos temos a corrupção que tornou-se uma ação habitual aliada a impunidade. A falta de punição aos responsáveis pelas irregularidades, torna-se a grande força propulsora no cometimento de delitos.

c) Na sua concepção a burocracia contribui para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com