TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em Administração Pública

Por:   •  20/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Gestão Operacional.

Professor Coordenador: Prof. Pauli Garcia

Curso: Gestão em Administração Pública

Polo: Volta Redonda/RJ

Aluna: Juliana de Paula Novaes

Atividade II

  1. Justifique por que a gestão de carga e capacidade é crítica para a administração pública.

Os conceitos de capacidade e carga apresentados por Malmegrin (2012) expõem uma correlação entre ambos, onde, capacidade de expressa como “volume ou qualidade de algo como recurso ou meio, que será usado para uma determinada finalidade”, enquanto a carga é entendida como “volume ou qualidade que são exigidos de um conjunto de recursos e meio para a operação dos processos e projetos” (p. 108). Logo, no surgimento de uma demanda uma determinada carga de necessidades a serem cumpridas requer a mobilização/empenho de uma capacidade que possibilitará a realização do objetivo/meta. A criticidade da gestão de carga e capacidade na realidade da administração pública está na constante progressão das demandas dos serviços públicos em um cenário de realidades (capacidades) orçamentárias pré-definidos e/ou insuficientes o que acaba por interferir diretamente na qualidade dos serviços públicos prestados.

2 - Quais são as categorias de Sistemas de Avaliação e seus múltiplos objetivos.

Temos, nos Sistemas de Avaliação, as seguintes categorias e acordo com Malmegrin (2012, p.131):

(...) de serviços públicos por elas prestados, de processos e de projetos usados para atender aos diversos públicos usuários em suas necessidades e das macroatividades que compõem os processos a pedido, programados e híbridos, e dos respectivos projetos executores e transformadores.

3 - Correlacione as atividades dos modelos de processos, de gerenciamento de informação e de avaliação no contexto dos Sistemas de Avaliação.

No modelo de gestão PEAC temos as etapas de avaliação e o controle como momentos diferentes, onde as ações de controle só passam a ser executadas a partir de uma dada necessidade apontada na etapa de avaliação. Todavia existem questões que pairam sobre a relação e a aplicabilidade de ambas. Uma delas diz respeito à falta de clareza dos gestores sobre os limites e particularidades de cada uma destas etapas e quando deve acontecer cada uma delas. A outra traduz o cotidiano atribulado dos serviços públicos, sempre sobrecarregados e necessitando de resultados emergenciais o que acaba submetendo a aplicação das etapas de planejamento, controle e de avaliação a uma execução concomitante.

Destacando esta relação, no modelo Racional, a resolução das pendências elencadas é de difícil identificação visto que as decisões respeitam a uma programação anterior resultante dos produtos da etapa de avaliação.

Dada a impossibilidade de planejar ações que respondam necessidades apontadas nas avaliações os processos decisórios do controle operacional acabam por alvejar os modelos Político e Ambíguo de solução de problemas. Este embaraço que por muitas vezes causa confusão no entendimento entre as etapas de avaliação e controle de certo modo acabou por contribuir pelo atrelamento da palavra controle às entidades que detém a responsabilidade de avaliar o fazer na gestão pública, como por exemplo as controladorias.

A avaliação das ações no cenário da administração pública ocorre de diversas formas, desde fiscalizações a auditorias cada qual mantendo suas particularidades e são fundamentais tanto para a boa aplicação quanto pela efetividade dos serviços públicos prestados. De acordo com Malmegrin o processo de avaliação mantém vários formatos, dentre eles destacamos o processo de avaliação em 7 macroatividades utilizado pela autora, onde temos, o

Planejamento da avaliação; pesquisa avaliativa; julgamento valorativo; formulação de propostas alternativas de ajustes; construção de memórias da avaliação; apresentação e discussão dos resultados da avaliação; aprendizado contínuo das avaliações à pedido. (2012, p. 160)

        Para apresentar a relação de interdependência entre o gerenciamento de informações e as etapas do modelo de avaliação Malmegrin (2012, p. 161) apresenta o seguinte quadro explicitando os processos de avaliação a pedido:

[pic 1]

        Quanto aos processos de avaliação programado e híbridos, estes são provenientes pelas organizações e demandados de fora por agentes diferentes. Usualmente as avaliações externas são concluídas por processos de características híbridas e programadas.

 4 - Identifique os diversos elementos que implementam Sistemas de Avaliação, em particular, os órgãos de estrutura estatal, seus mecanismos e instrumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (59.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com