TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Sumário

Resenha  .......................................................................................................Pg 03

Imagem ........................................................................................................Pg 04

Conclusão .....................................................................................................Pg 05

Referências Bibliográficas ...........................................................................Pg 06


Existem vários conceitos teóricos para Governança Corporativa com profissionais que há encaram de maneiras diferentes. Em 1932 surgiu os primeiros estudos.

Em meados dos anos 80 sua importância aumentou nos Estados Unidos, em consequência de uma mobilização contra algumas instituições que agiam de modo irregular, em prejuízo aos acionistas. O acordo geral significa que Governança Corporativa é um sincronismo de costumes, regras, praticas, leis, regulamentos e políticas, que tem como efeito constante de como uma empresa é controlada e administrada, auxiliando os interesses mútuos de acionistas minoritários, acionistas controladores, administradores, funcionários e fornecedores.

Na Governança Corporativa surge a necessidade de enfrentar o conflito de agencia, que significa uma disputa de interesses de seus gestores e acionistas de uma organização, sendo assim o proprietário repassa sua função para um profissional especifico, como um administrador executivo, com a total liberdade de poder em sua propriedade, contudo os pensamentos dos gestores as vezes não são iguais aos dos proprietários, sendo assim existindo o conflito de agencia.

Os aspectos mais importantes da Governança Corporativa são; Estado de Direito, Transparência, Efetividade e Eficiência, Responsabilidade, Orientação por Consenso, Igualdade e Inclusão, Prestação de Conta e Participação.

Os procedimentos de monitoramento, incentivo e conformidade, feitos pela Governança Corporativa tem como principal características garantir que os executivos estejam sempre em sintonia com os acionistas e seus interesses.

As ferramentas que consegue um total controle sobre as instituições em cima da atual administração executiva são:

 Auditoria Independente, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

O sucesso da Governança Corporativa vai desde o seu respeito aos seus acionistas minoritários, de como a sua instituição encara as suas finanças, chegando até com o compromisso com a sustentabilidade empresarial e responsabilidade social.

[pic 1]

Conclusão

Para sobreviver no sistema de capitais a Governança Corporativa se tornou essencial. Seus princípios aplicados já demonstram que não se trata de um conjunto de teorias, como surgiram muitas e acabou sumindo com o tempo.

O aumento dos bons resultados da Governança Corporativa, incentiva o empresário a aplicar práticas de gestão que acaba divulgando informações capazes de informar ao público e ao mercado em geral a situação real financeira e econômica da organização, fazendo com que o acionista minoritário possa saber com a maior transparência aonde estão sendo aplicados os recursos que foram abordados na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (85.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com