TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança corporativa

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Governança Corporativa                                        Apostila nº 01

Turma  8° Semestre de  ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Prof. José Luiz S. de Oliveira

01.08.2015

Caro(a) Aluno(a)

Seja bem vindo.

Nesta disciplina, você estudará sobre a Governança Corporativa em uma organização, sendo apresentadas suas origens e motivações, seus principais conceitos e sua importância no atual mundo globalizado e de alta competitividade, sempre com o objetivo principal de produzir conhecimentos necessários para que você possa verificar a necessidade de um processo claro e transparente de Governança nas empresas atuais, sendo a nossa expectativa que você aprenda não apenas conceitos, mas também a importância prática desta disciplina.

 Considerando-se que será você quem administrará seu próprio tempo, nossa sugestão é que você dedique ao menos 2 (duas) horas por semana para esta disciplina, estudando os textos sugeridos e realizando os exercícios de auto-avaliação.  Uma boa forma de fazer isso é já ir planejando o que estudar, semana a semana.

 Para facilitar seu trabalho, apresentamos na tabela abaixo, os assuntos que deverão ser estudados e, para cada assunto, a leitura fundamental exigida e a leitura complementar sugerida.  No mínimo, você deverá buscar entender bastante bem o conteúdo da leitura fundamental, só que essa compreensão será maior, se você acompanhar, também, a leitura complementar. Você mesmo perceberá isso, ao longo dos estudos.

 Fique atento porque temos assuntos com uma quantidade maior de informações e, portanto, estes irão tomar uma maior quantidade de tempo para estudo.


Modulo 1

 1.   Introdução

 

No atual mundo em que vivemos, onde podemos encontrar empresas com dimensões que são comparáveis às muitas nações espalhadas pelo globo, além de uma participação maior das partes interessadas no que tange ao sistema de tomada de decisões destas empresas, a governança corporativa surge, então, como um dos principais pontos de aperfeiçoamento da nova dinâmica empresarial que será necessária para o século XXI.

Para a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - organização de cooperação internacional composta por 34 países, cujo principal objetivo é a busca pelo desenvolvimento econômico permanente entre os países membros), Governança Corporativa é “o sistema segundo o qual as corporações de negócio são dirigidas e controladas. A estrutura da Governança Corporativa especifica a distribuição dos direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes da corporação, tais como o conselho de administração, os diretores executivos, os acionistas e outros interessados, além de definir as regras e procedimentos para a tomada de decisão em relação a questões corporativas. E oferece também bases através das quais os objetivos da empresa são estabelecidos, definindo os meios para se alcançarem tais objetivos e os instrumentos para se acompanhar o desempenho. ” – OCDE – Princípios da Governança Corporativa – 1999.

Porém, para que possamos ter um entendimento aprofundado não somente do conceito, mas das práticas e da atuação da Governança Corporativa, há a necessidade de entendermos as motivações que estão conduzindo às empresas à esta nova realidade – são fatos históricos e momentos da evolução do pensamento administrativo mais atual, bem como razões econômicas e sociais que veremos adiante.

Por fim, após termos conhecimento destas motivações, você estudar os diversos conceitos associados (além do conceito fundamental de governança corporativa) para que possa ter um domínio maior sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com