TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramado e Canela

Por:   •  5/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 12


Gramado e Canela.

As cidades-irmãs na Região das Hortênsias.

Introdução

Sendo o Brasil um país que se encontra entre os trópicos e próximo a linha do Equador, os climas que temos são: tropical, equatorial, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical. A ideia que vem à mente, das pessoas que não moram ou que nunca visitaram o país, é de que por aqui, durante o ano todo o calor predomina. Ao contrário dos que pensam, em determinadas regiões, em específico a região sul do país, o clima é mais equilibrado e marcado com as entradas e saídas das estações, este é um grande fator para que o turismo no sul do país seja voltado para ao turismo do frio, lembrando as características da Europa, clima e cultural. Além do mais, a região do Sul, foi colonizada por europeus, mais especificamente alemães, italianos e portugueses. A marcante presença de tradições, incluindo a culinária, vestimentas, arquitetura e até mesmo o próprio clima, nos obriga de uma forma leva e bem rápida a Europa.

As dimensões acerca do turismo envolvem principalmente o lado econômico (com o passar dos anos, Gramado e Canela, obtiveram como base econômica o turismo, mantendo e girando a economia das cidades com os serviços e produtos do turismo) e cultural (para trazer o lado econômico, as cidades, extraíram de suas culturas, os produtos que são consumidos pelos turistas, a culinária, os festivais e agregaram ainda mais, valores e importância da continuação das suas tradições). Mas não somente estas dimensões, o lado social (que inclui a preservação dos costumes deixados pelos colonizadores) e principalmente ambiental (tendo atividades para aventureiros, como arvorismo) não ficam de fora tendo os lugares como cidades turísticas.

Iremos abordar em nosso trabalho, com base em autores e sites virtuais, as histórias de como as cidades se tornarão mais firmes no turismo, e festividades que chamam a atenção dos brasileiros e do mundo, dando ênfase ao Natal Luz de Gramado, que é um pedaço da Europa no Brasil, e com toda a sua diversidade, a miscigenação das culturas, é o que mais chama a atenção.

Qual a verdadeira origem da cidade de Gramado – RS?

Há diversos boatos referentes à criação do município de Gramado. Alguns dizem que esta foi criada desde o princípio com a ideia de proporcionar o turismo, tendo base para gerar e sustentar a cidade com os diversos serviços e “produtos” da então “indústria” do turismo. Outros dizem que em 1874, o povoamento de Gramado foi iniciado por José Manuel Corrêa e Tristão Francisco de Oliveira, relatos de que eles não eram estrangeiros. De fato, é que não sabemos ao certo de qual caminho Gramado surgiu, mas de acordo com a Prefeitura Municipal de Gramado, a cidade iniciou-se da colonização europeia em 1873, com a vinda de portugueses, alemães e por imigrantes italianos, que estes trouxeram para a nova cidade características marcantes que são mantidas até os dias atuais, como por exemplo, a arquitetura das casas, o clima agradável, o frio à noite e o paisagismo cuidadoso, recorda o clima e sensação de estar na Europa, a culinária requintada com toques da Itália (com suas massas) e a Alemanha (com suas saborosas carnes).

Mas, de fato Gramado tem seu destino traçado em 19 de abril de 1904, ato Municipal nº 72, é implantado o 3º Distrito de Taquara, com sede na Linha Bonita, neste mesmo ano, por prováveis alterações político-administrativas, o então povoado passa à condição de 5º Distrito de Taquara, com sede na Linha Nova. Através do Ato nº 139, 17 de janeiro de 1913, foi transferido a sede distrital para o atual centro urbano. A Lei Estadual nº 7.199, de 31 de março de 1938, o povoado de Gramado é elevado à Vila e, em 15 de dezembro de 1954, através da Lei Estadual nº 2.522, Gramado torna-se município. Porém, como parte integrante do contexto historiográfico, a trajetória do município está alicerçada no grande mosaico colonizatório. Gramado sedia anualmente um evento, o qual se consagrou como Festa da Colônia.

O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Ao chegarem ao topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Há outros que acreditam que a origem do nome da cidade se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.

Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. Tamanha diversidade só vem a tornar a cidade ainda mais encantadora. As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.

O avanço econômico de Gramado através do Turismo

O estudo dos gastos turísticos é premissa importante no processo de planejamento da atividade, pois, ao reconhecer suas variáveis representativas será possível identificar os locais de efetivo gasto dos turistas, bem como, o significado desses para o destino - lócus da geração do consumo turístico. 1

A cidade de Gramado tem a economia concentrada no Turismo e recebe uma média anual de seis milhões de turistas nacionais e estrangeiros, 90% de sua receita é proveniente da atividade turística, por isso conta com uma Secretária Municipal de Cultura e Turismo que trabalha em conjunto com órgãos privados de Gramado. Dados da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) comprovam que turistas estrangeiros gastam em média 79 dólares estadunidenses (R$ 289,00) por dia, já o turista doméstico 46 dólares estadunidenses (R$ 168,00) por dia;

A irmã não poderia não ter características semelhantes – Canela

A cidade de Canela, que se encontra localizada atualmente ao lado de Gramado, faz parte das cidades mais procuradas para o turismo no Brasil, ela assemelha-se muito com Gramado; com consolidação recente de cidade do estado do Rio Grande do Sul. O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com