TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo operativo e grupo de reflexão

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  2.490 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmicas : Gitana Mara Medeiros de Mello

Jaqueline  T. dos Santos

ATIVIDADE 02

1- Qual a diferença entre “Grupo Operativo” e “Grupo de reflexão”?

Grupo Operativo

Resposta: Pichon Riviére (1945) definiu grupo operativo como: "Um conjunto de pessoas com um objetivo em comum"

Os grupos operativos trabalham na dialética do ensinar-aprender; o trabalho em grupo proporciona uma interação entre as pessoas, onde elas tanto aprendem como também são sujeitos do saber, mesmo que seja apenas pelo fato da sua experiência de vida; dessa forma, ao mesmo tempo que aprendem, ensinam também.

Os grupos operativos abrangem quatro campos:

  1. Ensino-aprendizagem: cuja tarefa essencial é o espaço para refletir sobre temas e discutir questões

  1. Institucionais: grupos formados em escolas, igrejas, sindicatos, promovendo reuniões com vistas ao debate sobre questões de seus interesses.
  1. Comunitários: utilizados em programas voltados para a Promoção da Saúde, onde profissionais não-médicos são treinados para a tarefa de integração e incentivo a capacidades positivas.
  1. Terapêuticos: objetiva a melhoria da situação patológica dos indivíduos, tanto a nível físico quanto psicológico, Alcoólicos Anônimos, etc.

Grupo de Reflexão

Tem como base o objetivo de: Refletir,indagar sobre o que esta acontecendo o com o grupo naquele momento ou circusntância.

   O grupo de reflexão tem como finalidade a operação, não é um grupo terapêutico. O objetivo desse grupo é proporcionar aos alunos, durante sua formação, a oportunidade de viverem as experiências, conviver com outros colegas e professores. O fato de não ter um tema pré-fixado deixa um espaço pouco definido, o que facilita projeções e a construção do tema pelos próprios participantes. O coordenador deve cuidar para não permitir que o trabalho com o grupo se transfira para uma situação que está muito próxima - funcionar como grupo terapêutico.Na prática, esse é, sem dúvida, o maior desafio por parte dos coordenadores de tais grupos: manter sob controle seu hábito de interpretar conteúdos inconscientes dos membros do grupo e ter sempre presente as fronteiras nem sempre bem-definidas entre os propósitos pedagógicos da atividade e a inclinação por conduzi-la.

    Grupos de reflexão é uma espécie de apoio psicológico emocional contribuindo, para que os indivíduos envolvidos possam lidar com medos, angustias preocupações e anseios.Buscam uma forma de melhor viver e aceitar certos acontecimentos de suas vidas, evitando a culpa e um maior prejuízo psicológico.

    É o apoio através de membros de uma sociedade, que lutam e sofrem por situações semelhantes é a troca de experiências e sentimentos vividos.Uma terapia grupal, que não necessariamente é acompanhada por um profissional Psicólogo e ou Psiquiatra.Pode ser formados por membros voluntários, dos quais já tiveram as mesmas experiências dos demais assim chegados, normalmente é constituída de um coordenador que passou e superou as mesmas dificuldades dos membros do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com