TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos operativos

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

                                                 Grupos Operativos

Qual o propósito da Psicologia social?

Contribuir para o conhecimento da sociedade, solucionando problemas. Tentando descobrir interações que enfraquecem todo o desenvolvimento da existência humana, planejando e realizando cada investigação.

O que faz o Psicólogo social?

O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica, abordando questões fundamentais em busca de compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais.

O que são grupos homogêneos? O que são grupos heterogêneos?

Grupos homogêneos são grupos com as mesmas características e grupos heterogêneos são grupos com características diferentes.

Qual o papel do coordenador em GPO?

Orientar e favorecer a comunicação intragrupal, criando e mantendo uma comunicação, para assim evitar uma discussão frontal.

Qual o papel de um observador em um GPO?

Registrar tudo o que acontece no grupo.

Descubra a experiência Rosário.

A experiência Rosário realizada em 1958, foi o ponto de partida das investigações sobre os grupos operativos. Essa experiência esteve a cargo do Instituto Argentino de Estudos Sociales (IADES) e foi planejada e dirigida por seu diretor, o doutor Enrique Pichon-Rivière. Contou-se com a colaboração da faculdade de Ciências Econômicas, do Instituto de Estatística, da faculdade de Filosofia e seu Departamento de Psicologia, da Faculdade de Medicina, etc.

Essa experiência de laboratório social, teve como propósito a aplicação de uma didática interdisciplinar, de caráter acumulativo, que utiliza métodos de investigação da ação ou investigação operativa.

O que é um laboratório social?

É um grupo constituído por pessoas com os mesmos interesses, que trabalham para levar a comunidade modificações de atitudes com base num estudo detalhado.

O que são ideologias?

São conjunto de idéias passadas de pessoa para pessoa, podendo ser transmitida de pais e professores para filhos e alunos.

O que são grupos de práxis?

Teoria e prática que adquirem uma força operativa no próprio campo de trabalho transformando assim no instrumento de trabalho de cada indivíduo.

O que são grupos de referência?

É uma análise de relações entre o intragrupo e o extragrupo que revela que nem sempre essas relações são de caráter antagônico, esse grupo pode tornar tais grupos como quadro de referência para comparar suas próprias situações internas, o extragrupo atua em relação ao primeiro como grupo de referência.

Segundo Johson, quais são as cinco etapas de momentos da operação?

A existência de dúvidas causada pelo problema apresentado, tensão ou ação bloqueada, emergência consequente de um problema, formulação de uma hipótese e como consequência do manejo de tal hipótese, chega-se a formulação de um conceito que deve representar a forma e o conteúdo mais adquado da resolução da dúvida anterior.

Quais são as finalidades e propósitos de um GPO?

Esclarecer em termos da ansiedade básicas, da aprendizagem, da comunicação, do esquema referencial, da semântica, das decisões.

                                           

                                            Publicações Científicas

Porque os cientistas precisam escrever?

Para transmitir todo o seu conhecimento adquirido em atividades e pesquisas.

O que é um artigo científico? Quais os componentes de sua estrutura?

Apresenta o resultado de estudos e pesquisas referente aos problemas científicos. Composto por título do trabalho, autor, credenciais do autor, local das atividades, sinopse, corpo do artigo, parte referencial sendo, referências bibliográficas, como notas de rodapé ou de final de capítulo, bibliografia, que é a lista dos livros consultados ou relativos ao assunto, apêndice, anexos, agradecimentos e data.

Quais são os tipos de artigos? Explique-os.  

Os artigos podem ser analíticos, que descrevem, classificam e definem o assunto levando em conta a forma e o objetivo que se têm em vista. Classificatórios que definem o assunto, explicando a divisão e a definição de cada espécie e os argumentativos que dá enfoque a um argumento e depois a apresentação dos fatos que provam ou contestam o fato.

Quais são os motivos para a elaboração de um artigo?

É necessária a elaboração de um artigo quando há necessidade de esclarecer uma questão antiga, a existência de um assunto que não foi estudado suficientemente.

Como deve ser a linguagem na escrita de um artigo científico?

Uma linguagem correta, precisa, simples e de preferencia, em terceira pessoa. Evitando supérfluos, repetições, rodeios, explicações desnecessárias e adjetivos inúteis.

Defina o que é comunicação científica.

Comunicação científica são informações que expõe os resultados realizados, são apresentados em congressos, simpósios, reuniões, academias e sociedades científicas.

Quando um texto pode ser considerado científico?

Quando expõe informações científicas novas, realizadas em congressos, reuniões e outros, e deve ser breve ocupando o tempo de 10 a 20 minutos.

Quais elementos são levados em consideração para a produção da comunicação científica? Explique-os.

Finalidade, informações, estrutura, linguagem e abordagem. A finalidade é fazer com que conheçam os resultados alcançados com a pesquisa, as informações devem ser originais e criativas, a estrutura engloba a introdução, na linguagem o vocabulário deverá ser preciso e claro e a abordagem é a forma e que o pesquisador trata os problemas abordados, como ele interpreta uma situação e a posição em que ele toma diante de determinada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com