TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

CÂMPUS SÃO JOSÉ

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  1. TÍTULO

                                                       Autor

LOCAL

MÊS /ANO

Sumário

Sumário        2

 1-INTRODUÇÃO        3

2- JUSTIFICATIVA        3

3- OBJETIVOS        3

4- METODOLOGIA        4

5- PESQUISA E RESULTADOS        4

6-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        5


  1.  1-INTRODUÇÃO              

Na introdução o pesquisador/a deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Deverá apontar como o tema escolhido insere-se num contexto histórico mais amplo, como relaciona-se com as nossas discussões em sala de aula. Deve aparecer a motivação para a escolha do tema. É necessário demonstrar os limites cronológicos e territoriais do tema escolhido. Deve-se considerar que é uma pesquisa inicial, assim, os limites devem estar bem claros e definidos para a pesquisa não ficar ampla e sem foco.

  1. 2- JUSTIFICATIVA                

Descrever a relevância do tema para o estudo da história da educação. Justificar a escolha do tema, demonstrando como o trabalho dialoga com as atuais pesquisas em história da educação.

  1. 3- OBJETIVOS                  

Os objetivos dividem-se em Objetivo Geral em Objetivos Específicos. Ambos podem estar descritos ao longo do texto, não necessitando fazer uma separação para este tópico. Aqui deve-se apresentar de forma clara os objetivos da pesquisa, o que se pretende com a pesquisa. O objetivo geral é mais amplo e abarca os objetivos específicos. Lembre-se de que deve aparecer no objetivo a definição temporal (tempo) e espacial (local) da pesquisa. Os objetivos específicos são itens detalhados do que pretende-se pesquisar.

  1. 4- METODOLOGIA                  

Na metodologia define-se como será realizada a pesquisa. A metodologia é o caminho para atingir os objetivos. A metodologia abarca:

- As pesquisas de revisão bibliográfica que utilizam em essência material bibliográfico. Nesse caso o objetivo é verificar como as obras já produzidas debatem algum tema/conceito ao longo do tempo;

-  As pesquisas documentais utilizam documentos/fontes históricas. Estes documentos podem ser leis, cadernos, atas de reuniões, diários, fotografias, livros didáticos, boletins de alunos.

- As pesquisas de campos ou etnográficas são aquelas que o autor da pesquisa está presente no local do objeto em estudo. O autor pode participar ou apenas registrar o que observa.

- A pesquisa pode ser feita por meio da história oral, ou seja, de entrevistas. As entrevistas podem ser estruturas, semi-abertas ou abertas. Além disso, é possível a utilização de questionários.

  1. 5- PESQUISA E RESULTADOS

 

Após demonstrar quais eram os objetivos da pesquisa e como ela foi realizada, deve-se discutir o que foi pesquisado, os resultados e como eles dialogam com as demais pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com