TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificando gargalos

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho – Administração de Marketing

  1. O senso comum quando escuta a palavra “marketing” a associa com propaganda e vendas, você acha que está correto. Justifique sua resposta chegando à conclusão do que é Marketing?

Ppppnnn não. Porque o marketing vai muito além de propaganda e venda, pois envolve pesquisa, desenvolver planejamento de gestão distanciado do senso comum por ser muito limitado.

  1. Cite dois conceitos de Marketing e aponte as semelhanças e diferenças entre eles.

Pppp a arte e a ciência de selecionar mercados alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio de criação, entrega e comunicação de um valor superior para um cliente. ( Kotler)

É o processo de identificar, conquistar e manter clientes satisfeitos com lucratividade, ética e responsabilidade social. ( Fernando Marchesine )

Semelhanças :

- Captar clientes ( Kotler)

- Satisfação do cliente (Fernando)

Diferenças:

- Lucratividade, ética e responsabilidade social.

- Um considera processo o outro ciência.

- Gerencial (Kotler)

- Objetivo e direto ( Fernando)

- Competitividade e mercado

  1. Em que se baseia a filosofia do Marketing e como a fase de análise se encaixa para atender a essa filosofia?

Ppppp Baseia-se no fato de que os clientes tem necessidades a serem atendidas , e que as organizações precisam direcionar os esforços de todas  suas áreas, conquista-los, cativa-los e atrai-los.

  1. Uma grande parte das organizações ainda está voltada para a produção ou para o produto. Algumas são orientadas por vendas e poucas para o marketing.
  1. Faça a cronologia destas eras e descreva o que caracteriza cada nível de maturidade destas empresas, ou seja, o que significa afirmar que uma organização é orientada por produção, produto, vendas ou marketing.

Diga como é a relação das organizações em cada uma destas orientações com o consumidor.

  1. - Era da produção: Antes dos anos 20 um produto bom se vendia por si só.

- Era das vendas: Antes dos anos 50 propaganda e vendas criativas vencerão a resistência do consumidor e os convencerão a comprar.

- Era do marketing: Segunda metade do século XX . O consumidor e o rei. Busque a necessidade e a satisfação.

b) - Era da produção: Oferta menor que a demanda. Porque prevalecia o produto pra empresa vender bem.

- Era das vendas: Oferta maior que a demanda, pois havia muito produto e a ordem era vender a qualquer custo. Mesmo sem a necessidade do produto.

- Era do marketing: Havia uma preocupação com a necessidade e desejo do cliente. O foco passa a ser no consumidor e não nas vendas.

  1. O professor Marcos Felipe Magalhães, no livro Explicando Marketing Simplesmente, faz uma abordagem um pouco diferente da divisão destas eras. Por que ele opta por apresentar de outra forma e qual é a linha do seu raciocínio?

Para o autor, nunca deixou de existir as eras. Na história do marketing elas coexistem, na atualidade e cada estágio pode ter mais ou menos importância na empresa dependendo segmentos e interesses desta. Por mais que o tempo transcorra as empresas irão em busca das eras do marketing, ou seja, não e o tempo que vai definir a maturidade administrativa da empresa, mas sim a forma de como vai ser administrada.

  1. O marketing evoluiu durante a história, desde o século XV, quando a produção era apenas para subsistência familiar, passando pela produção seriada da revolução industrial e chegando até os nossos dias. Porém, a partir da metade do século XX, os estudos sobre o marketing ganharam foco muito grande entre os estudiosos.
    Faça um paralelo entre a forma de se fazer marketing da década de 1970, 80, 90 e a forma atual. Identifique os pontos que diferenciam esses momentos principalmente ao que se refere à relação das empresas com os consumidores.

Forma de fazer marketing de 1970, 80 e 90

  • 1970 – Conhecida como foco no produto. Pode-se considerar que nessa década a forma de fazer marketing tratava os clientes todos iguais. Mídia de massa, especialmente TV. Marketing esbanjador.
  • 1980 – Marketing segmentado. O mercado era segmentado e produtos eram oferecidos de forma diferente para cada segmento.
  • 1990 – Marketing de relacionamento. As empresas passam a ouvir mais os clientes. Identificar seus desejos e atende-los.

O marketing em tempos atuais:

De acordo com as décadas de 70,80 e 90, o marketing perante o consumidores, as empresas foram aperfeiçoando seus nichos de mercado sempre com foco no consumidor criando ofertas personalizadas reunindo todas características. O consumidor tem múltiplas variações de produtos e serviços.

  1. O que é uma empresa orientada por Marketing? Dê exemplos.

A empresa orientada com marketing tem todas as ações voltadas para o consumidor, visa atender as necessidades do consumidor.

Ex: FIAT- Pesquisa de mercado, pois vai analisar o que o cliente realmente necessita.

  1. Philip Kotler popularizou o termo 4Ps, como ferramenta de análise de marketing, porém foi James Culliton, em 1948, quem elaborou o conceito de marketing mix, dividindo-o em dois segmentos, as forças do ambiente e os elementos do marketing. Em 1960, Jerome McCarthy, baseado nos conceitos de Culliton, criou o que ele denominou 4Ps. Os 4Ps são termos utilizados para nomear cada parte do composto de marketing agrupando características pertinentes a cada uma delas. Considerando esse enunciado, o que foi discutido nas aulas e os seus estudos:
  1. Informe o que são os 4Ps;

Produto, promoção, praça e preço. São um conjunto de elementos que formam o marketing para fazer as necessidades dos clientes agregar valores, ou seja, estratégia para a execução do marketing.

  1. Conceitue cada um dos termos a que se referem os Ps.

- Produto: Refere-se a características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se definir tamanho, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que esta sendo oferecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com