TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia do Empreendedorismo

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância do empreendedorismo no cenário econômico

Segundo o autor Shumpeter, os empreendedores entram no mercado com inovações e fazem com que os produtos e as tecnologias existentes se tornam ultrapassados, sendo eles que movimentam o crescimento econômico.

Porém, na realidade em que vivemos capitalista, o que conta para o desenvolvimento econômico é a contribuição do empreendedor que origina pela inovação (competitividade do país) e pela concorrência no mercado (aumento da eficiência econômica).

A pequena empresa é um dos principais meios da vivacidade empreendedora. O Brasil é o quarto na taxa de empreendedores por necessidade com 5,3% e o décimo quinto na taxa de empreendedorismo por oportunidade com 6%, com isso podemos observar que o empreendedorismo por necessidade se dá em países menos desenvolvidos em comparação aos demais países desenvolvidos. Isso acontece pelo elevado número de desemprego.

Dependendo do período de desenvolvimento do país, o argumento pode ser diferente para a importância do empreendedorismo, em um modelo de Shumpeter desenvolvido e testado por Aghion e Howitt em 2005.  O estudo baseado nessa teoria, mostra que as entradas ou ameaças de entradas no mercado levam a mais produtividade e inovação, isso estimula as empresas já estabelecidas a inovarem e impedirem a entrada da concorrência. No entanto, sobre o crescimento em setores ou países que estão abaixo da fronteira tecnológica tem um efeito positivo menor, que é o que acontece com o Brasil.

Apesar disso, o empreendedorismo no Brasil tem contribuído para um número menor da taxa de desemprego, mas o empreendedor por necessidade contribui pouco para o movimento da economia local, é o oposto do empreendedor por oportunidade, ele procura uma ideia inovadora para o negócio.

Identificando Oportunidades Parte I (p.37-58) 3º Capítulo

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 3.ed.

O autor mostra que não importa se a ideia é única, inédita ou não, porém as oportunidades geralmente são únicas.

O importante é saber desenvolver essa ideia, fazendo uma pesquisa de mercado para identificar quem serão os clientes, quem são os concorrentes atualmente, se o mercado está em crescimento, estável ou estagnado, essas são perguntas básicas pra avaliar a ideia, que ainda não se tornou uma oportunidade.

Para ser um empreendedor de sucesso tem que estar sempre atento as novas ideias de negócio e verdadeiras oportunidades que estão a sua volta. Estando bem informado é o ponto de partida para novas ideias e identificação de oportunidades de mercado.

Como Analisar uma Oportunidade de Negócio

Nakagawa, Marcelo. Canal do Empreendedor.com.br/empreendedorismo-categorias/como-analisar-uma-oportunidade-de-negocio/. Acesso em 23/03/15.

O autor baseia-se em duas etapas para análise da oportunidade, a primeira avalia o aspecto externo da ideia (relação com o mercado).

A segunda avalia o aspecto interno (relação da ideia com o perfil do empreendedor).

Mas o que deve ser considerado com mais importância é o aspecto interno, não basta encontrar a melhor oportunidade e não estar associada aos seus desejos pessoais, pois não conseguirá ir muito longe com algo que não o inspire e o motive para isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com