TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciando Marketing

Por:   •  20/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

     Marketing

    O plano de marketing é uma parte essencial para compor o plano de negócios global de uma organização, seja ela de qualquer natureza. É um documento estratégico corporativo e que deve ser atualizado e revisto com frequência.

    Mas o que o caracteriza o plano de marketing? Podemos dizer que este documento deve sercompreendido pelo ciclo composto por: planejamento, implementação e controle das ações de Marketing.

     O planejamento tem como principal função reduzir riscos e justificar todos os investimentosda área; a implementação coloca em prática as ações planejadas, bem como é responsável por gerar os resultados de marketing; e o controle permite um monitoramento do desempenho das variáveis identificadas para medirmos o desempenho do produto ou serviço no mercado (CROCCO, 2010).

Dados do Ambiente:

Planejamento;

implementação;

Controle;

Ambiente em mudança;

Resultados.

Fonte: adaptado de CROCCO et al., 2010, p. 92.

   Por meio da organização sistemática de ideias e avaliação dos produtos e serviços oferecidos pela organização, é feita a análise dos dados do ambiente, estudando o mercado a ser inserido.Para negócios próprios ou lançamento de novos produtos ou serviços, é elaborado o plano de marketing para verificar sua aceitação no mercado e sua viabilidade financeira.

    Dentro de uma empresa, o plano de marketing será utilizado para direcionar o trabalho das pessoas da área,sendo um documento importante para coordenar as ações junto às demais áreas e para prestar contas à alta direção, fornecendo subsídios suficientes para convencê-los sobre investimentos de recursos necessários para a execução do plano para determinado produto ou serviço, bem como possíveis investidores.

   Outro ponto importante a ser considerado é que a construção do plano de marketing deve

ser feita de forma sistêmica, ou seja, todas as partes do plano devem estar integradas e entendidas de modo dependentes; para que se obtenha resultados satisfatórios, deve-se considerar que todas as partes devem ser implementadas de modo a complementarem umas as outras (POLIZEI, 2010).

   Para Polizei (2010), algumas questões são fundamentais e devem ser identificadas antes de se iniciar a elaboração do plano de marketing. São elas:

– O conceito do produto ou serviço está bem definido ou é apenas uma ideia a ser

transformada?

– Qual será o diferencial identificado pelo consumidor, comparando este conceito com

os outros já oferecidos no mercado pela concorrência?

– O tamanho do mercado a ser atingido é o suficiente para os objetivos de retorno

financeiro?

– Como é a concorrência neste mercado em que irá atuar?

– Meu retorno financeiro será mais vantajoso do que um investimento ou aplicação

bancária?

– E por fim, o meu plano é operacional? É exequível?

   Obtendo as respostas para estas questões, recomenda-se iniciar a construção do documento do plano de marketing, obedecendo as etapas sugeridas para a composição.

Etapas do plano de marketing

   Na elaboração do plano de marketing é fundamental respeitar a sequência e analisar os aspectos que envolvem a construção do plano. Para Polizei (2010), o plano deve conter nove etapas,a saber:

Sumário executivo

– Resumo com os principais destaques do plano de marketing;

– definição de missão e visão do negócio;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com