TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOVENS PROTAGONISTAS E ENSINO MÉDIO PROFISSINAL

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.648 Palavras (15 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 15

JOVENS PROTAGONISTAS E ENSINO MÉDIO PROFISSINAL: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

Renan Diniz Araujo¹ e Jonnhy Gonçalves da Silva2

Orientadora: Ms. Maria de Lourdes da Silva Neta

Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos Níveis Básicos e Técnicos

RESUMO

Este trabalho mostra a importância dos alunos concluírem o Ensino Médio na escola de tempo integral, pois, a mesma realiza o acompanhamento do discente deste a sua entrada no primeiro ano do Ensino Médio até inseri-lo no Ensino Superior e também incluí-lo no mercado de trabalho. Estes dados foram coletados em duas escolas da rede estadual de ensino. A Escola Estadual de Educação Profissional Professor José Augusto Torres e na Escola de Ensino Fundamental e Médio Adrião do Vale Nuvens. Com isso pretendemos

pretendemos apresentar neste trabalho possibilidades dos cursos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio, como mecanismos de resistências e potencialidades desenvolvidas pelos jovens que participam dessas oportunidades, por torna-se indivíduos mais conscientes com a construção da sociedade e corresponsáveis pelas relações de cidadania. Além de destacarem-se pelos poderes de empreendedorismo e desenvolvimento social e foco no projeto de vida.  

PALAVRAS-CHAVE: jovens, protagonismo, empreendedorismo, desenvolvimento social.

PROFESSIONAL YOUNG PROTAGONISTS AND SECONDARY EDUCATION: TRAINING AND SOCIAL DEVELOPMENT.

ABSTRACT

This work shows the importance of students completing high school in school full-time, because it performs the monitoring of this student entering the first year of high school to enter it into Higher Education and also include it in the market work. These data were collected in two schools in the state education system.

The State School of Professional Education Professor José Augusto Torres in the and the Primary and Secundary School Adrião do Vale Nuvens. With this work we and co-responsible for the relations of citizenship. In addition to standing out by the development and focus on the project of life.

KEY-WORDS: youth, protagonist, entrepreneurship, social development.


JOVENS PROTAGONISTAS E ENSINO MÉDIO PROFISSINAL: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa visa apresentar o sucesso dos alunos que estudaram em Escola de Ensino Médio Integral Profissional, por meio do acompanhamento de suas inserções no mercado de trabalho, bem como a continuação da sua formação em Universidades e cursos tecnológicos de nível superior.

Isso mostra a importância do funcionamento de escola em tempo integral, pois possibilita ao aluno uma visão critica da importância dos cursos profissionalizantes no decorrer de sua formação.

Foi realizado um estudo sobre o desenvolvimento pessoal por meio do empreendedorismo juvenil, habilidades e competências para tornarem-se indivíduos ativos e protagonistas de suas próprias vivências pessoais e profissionais. Assim, realizaremos pesquisas de satisfação com os educandos que estudaram nessa mesma instituição no período de 2010 a 2012 para concretizarmos nosso trabalho.

Considerando que os jovens brasileiros ainda apresentam dificuldades em concluir o Ensino Médio e ingressar no ensino superior por apresentarem deficiências de aprendizagem devido a isto, é que pretendemos ressaltar a importância da escola de regime integral na formação técnica do Ensino Médio como mecanismo de promoção do desenvolvimento profissional e projeto de vida dos nossos jovens.

A formação educacional não deve ser preocupação para inserção dos jovens no mercado de trabalho, mas uma oportunidade de formar jovens capacitados e aptos a ingressarem tanto numa universidade como no campo profissionalizante. Segundo Gadotti (2013) a educação é uma categoria central que significa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, não somente na educação, mas em todos os âmbitos da vida em sociedade, e que para que isso aconteça, é necessária à participação de todos os indivíduos envolvidos no processo. E uma formação voltada para atender outras necessidades desses jovens que venha a influenciar nas articulações em sociedade.

Tivemos aumento nos investimentos em todos os processos de educação básica. Porém, as dificuldades dos jovens em permanecerem na escola e concluírem seus estudos se mostram um desafio para todas as regiões do país. Atualmente, o que nos preocupa não é o espaço físico da escola, mas a falta de interesse desses alunos em estudarem e almejarem uma profissão.

 Os meios de comunicações e o acesso às redes sociais estão levando informações a milhares de pessoas, porém a educação como processo formativo e de mudança social ainda não foi aceito por uma grande maioria dos indivíduos que compõem a sociedade.

                Os municípios de Senador Pompeu e Santana do Cariri ambos no estado do Ceará estão dentro desse mesmo contexto, de possuir recursos físicos, humanos e educacionais, ao mesmo tempo em que, enfrentam divergências em relação aos dados da educação, nos quais podemos mostrar que em 2012 aproximadamente 90% dos jovens desses municípios estavam matriculados em regime normal representando um questionamento: “E esses 10% de crianças e adolescentes que ficam ausentes dos centros educacionais?”.

 Tendo em vista que a LDB 9394/96 explicita em seu Art.2º que: “A educação, dever da família e do Estado, inspirados nos princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para a cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

 Assim, podemos salientar que existem falhas de diferentes órgãos, da família que não matricula e/ou incentiva seus filhos a concluírem a educação básica, o Estado que muitas vezes não exige que as crianças e adolescentes frequentem a escola pelo período obrigatório de 6 a 17 anos (Art. 4º) e dos centros educacionais que falham em atender as diversidades da formação integral de preparação pessoal (cidadã) e profissional dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (489.4 Kb)   docx (200.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com