TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA RELATÓRIO DE AULA

Por:   •  10/2/2020  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

RELATÓRIO DE AULA

1. Redução de informação e organização composicional

Com a proposta de fazermos um resumo de informações, levando em conta nosso prévio conhecimento sobre elaboração de redução de informação, nos foi dado um pequeno texto.

O que pude observar com a elaboração desse resumo, é que ainda me falta um conhecimento necessário para saber distinguir informações principais de secundarias e um planejamento de produção e revisão textual, conhecimento que pretendo adquirir ao longo do semestre.

2. Seminário sobre a importância do ato de ler

Ao recebermos dois textos que abordavam a importância do ato de ler, fomos desafiados a fazer uma redução de informações e apresentação aos colegas. Ao longo dessa atividade procurei retirar a ideia principal do texto e encontrar bons argumentos para estimular o ato de ler. Dessa maneira refleti sobre o tema leitura alem de aprimorar minha oralidade.

3. Estratégia de leitura e de produção escrita

Depois de termos feito primeiramente uma redução de informação sozinho, retornamos ao mesmo texto para que fizéssemos a atividade em grupo. Através da realização de esquemas ocorreu uma discussão em grupo que resultou na síntese do texto lido. A atividade se baseou em distinguir informações principais e secundárias, implícitas e explicitas.

Essa atividade foi muito importante pois pude unir minha ideias aos demais para chegarmos a uma boa síntese.

4. Intertextualidade e interdiscursividade

Neste encontro aprendemos um pouco mais sobre a organização composicional e os mecanismos argumentativos. E aprendemos, através da analise textual, selecionar fontes confiáveis de informações e reconhecer a presença de intertextualidade e interdiscursividade.

5. Caracterização de tipologia textual e (re) produção escrita do gênero textual

Essa aula nos propunha a analise de texto, com o objetivo de mostrar habilidades de reflexão critica. Com isso aprendi a ter um senso critico e a saber distinguir marcas lingüísticas, textuais e descritivas.

6. Apresentação oral do trabalho realizado e discussão dos temas apresentados em grupo

Ao longo do semestre foi proposta a leitura de uma obra para elaboração de resenha e uma posterior apresentação oral. Na resenha procurei identificar a função social do livro, sua historia e cultura e a maneira como foi feita o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com