TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância do trabalho com leitura, escrita e desenho para a alfabetização e para as aulas de Ciências?

Por:   •  4/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLEGIADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ENSINO DE CIÊNCIAS

DOCENTE: Prof.ª VIVIANE BRICCIA DO NASCIMENTO

DISCENTE: ANA ROBERTA DO NASCIMENTO VALETTE

ATIVIDADE   II

Qual a importância do trabalho com leitura, escrita e desenho para a alfabetização e para as aulas de Ciências?

Estamos vivendo em novos tempos onde a pauta do tradicionalismo não combina mais com a evolução do mundo. Dessa maneira, no tempo atual onde a tecnologia se faz presente, não cabe mais aos professores ensinar os conteúdos apenas transmitindo o conhecimento aos alunos, necessário se faz ressignificar, tomar novos rumos, renovar as disciplinas e convidar os alunos a se encantarem pelo aprendizado, a participarem da construção do seu intelecto, um ser que detém, que apreende o conhecimento e sente prazer nas novas descobertas.

No ensino de ciências não seria diferente, a renovação vem das concepções que não se pode apenas aprender ciências, se faz importante também aprender sobre (Munford e Lima, p.2) e experimentar as incertezas produzidas pelo homem. Dessa maneira, na nova forma de apreender o conhecimento, o professor traz experiência para a sala de aula buscando que os alunos trabalhem com algumas habilidades como a análise, o investigar, levantar hipóteses, comparar, trabalhar em grupo, resolver problemas, comunicar, e como os cientistas fazem, anotar as considerações e os resultados encontrados. Como diz Demerval Saviani, o homem aprende com as experiências que vai produzindo.

Porém não é possível apenas experenciar, pois a "experiência é uma parte de ciência, mas também é escrever e falar" (Sutton,1998, apud Oliveira e Carvalho, 2015), necessário se faz que os procedimentos sejam anotados, registrados, caso contrário eles ficariam perdidos e não existiria a evolução da espécie, tudo se perderia com o tempo. A escrita serve como meio de registrar o conhecimento, e o desenho serve para uma melhor compreensão daquilo que o aluno escreveu, para a verificação do conteúdo aprendido.

Por isso que ao terminar uma prática de ciências o professor deve convidar o aluno a escrever sobre sua experiência, dessa maneira o aluno vai aprender palavras, termos novos, novos verbos de ação. Como diz Rivard e Straw (2000) apud Oliveira e Carvalho (2005), a escrita tem a função de organizar as ideias de maneira mais sistêmica e coerente onde o professor vai mensurar os conceitos individuais compreendidos por cada aluno.

Sendo assim, a partir das experiências vividas o aluno tem mais condições de descrevê-las, utilizando meios de dar credibilidade ao seu texto como a ordem cronológica do processo, utilização do nós (dando importância ao trabalho de equipe, ao ouvir o grupo, a confirmação que foi uma decisão do grupo), de forma objetiva e em tom assertivo. Assim, o trabalho realizado em ciências tem proximidade ao trabalho científico desenvolvido em laboratórios, onde existe a importância de trabalho em equipe, levantar hipóteses, estudar e fazer anotações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (73.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com