TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório De Gestão Planejamento Estratégico Pessoal -

Por:   •  27/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LABORATÓRIO DE GESTÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL - PEP

2023/1


UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ[pic 2]

ESCOLA DE NEGÓCIOS

Guilherme Alves Matias

Gabriela Forbici

LABORATÓRIO DE GESTÃO

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL - PEP

Estudo apresentado como requisito parcial para a disciplina Projeto Integrador/Laboratório de Gestão dos Cursos Digitais, da Escola de Négocios, da Universidade do Vale do Itajaí.

Professor (a): Jailson Lana

2023/1


SUMÁRIO

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL – PEP        10

2 CARACTERIZAÇÃO DO (A) ENTREVISTADO (A) PARA O PEP        11

3 ANÁLISE SWOT DO (A) ENTREVISTADO (A)        12

 

        

        

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL – PEP

Assim como as organizações precisam analisar o cenário o qual estão inseridas, mapear seus pontos fortes, fracos, suas ameaças e oportunidades e planejar suas estratégias e ações para curto, médio e longo prazo, visando alcançar os resultados desejados, os gestores também precisam planejar sua carreira e sua vida de acordo com a sua missão e valores. Para este movimento chamamos PEP – Planejamento Estratégico Pessoal.

Mas, para realizar um bom planejamento de carreira é importante ter em mente que o primeiro passo a ser dado é conhecer a si mesmo, quais são as suas habilidades, competências, conhecimentos, desejos e comportamentos? Quais são as suas fragilidades? No que realmente você é bom e se destaca? Quais são as suas oportunidades e ameaças? Qual o seu propósito de vida? Você tem metas claras e bem definidas para alcançar os seus sonhos e desejos profissionais e pessoais?

Somente a partir deste importante processo de autoconhecimento é possível iniciar a jornada na elaboração do PEP. Ah! E vale destacar, a sinceridade na hora de planejar a carreira é fundamental.

Assim, para lhe permitir experenciar a elaboração de um PEP, te convidamos a participar deste Laboratório de Gestão, que faz parte da jornada acadêmica dos cursos digitais da Escola de Negócios da Univali.

Para guiar você ou seu grupo nesta jornada, acompanhe o roteiro descrito nas próximas páginas com o passo a passo para a elaboração do PEP e assista a websérie do Sebrae disponível no link

https://youtube.com/playlist?list=PLNqvSDwXnyNwFJ6wMcR64j6SMB6I8lVVj

Aproveite esta oportunidade para aprender, e se conectar ao mundo da gestão por meio da ferramenta de análise SWOT, tão conhecida pelos gestores para definir o planejamento estratégico das organizações, e que pode ser utilizada também para o desenvovimento do planejamento de carreira.

Boa Jornada!

2 CARACTERIZAÇÃO DO (A) ENTREVISTADO (A) PARA O PEP

Para iniciar a jornada na elaboração de um PEP é preciso primeiro selecionar a pessoa que terá seu planejamento de carreira realizado nesta atividade da disciplina de Laboratório de Gestão. Pode ser você, um membro da sua equipe (máximo de 5 componentes da mesma turma), ou um convidado (a), desde que esteja ciente e autorize a divulgação de suas informações.

Após selação da pessoa que fará parte da dinâmica, será necessário apresentar quem ele (a) é, qual o seu nome, idade, história de vida (de forma resumida), qual atividade profissional realiza, onde, qual a formação educacional, quais são os seus valores, seu propósito de vida, quem faz parte das suas redes de apoio, e outras questões importantes que possam detalhar e caracterizar a pessoa entrevistado (a), mesmo que essa pessoa seja você.

[pic 3]

3 ANÁLISE SWOT DO (A) ENTREVISTADO (A)

Agora que você já realizou a entrevista e possui as informações pessoais e profissionais do (a) convidado (a) é hora de colocar em prática a ferramenta de análise SWOT.

Para te auxiliar nesta etapa apresentamos na sequência sugestão de quadro da matriz SWOT que deverá ser preenchida de acordo com as informações/características levantadas do (a) entrevistado (a).  Não esqueça, você deverá apresentar a análise SWOT do (a) entrevistado (a), considerando os aspectos pessoais e profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com