TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Land O'Lakes - Estudo de caso

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  3.313 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso 03 – Land O’Lakes

  1. Porque a gestão de estoque e o planejamento da demanda são tão importantes para a Land O’Lakes? Qual o impacto organizacional de não ser capaz de gerenciar o estoque ou de prever a demanda para essa empresa?
  2. Quais questões humanas, organizacionais e tecnológicas deveriam ser consideradas ao selecionar o Demantra Oracle como uma solução para a Land O’Lakes?
  3. Como a implantação do Demantra afetou a tomada de decisão gerencial e a maneira como a empresa conduzia seu negócio?
  4. Descreva duas decisões que foram melhoradas com a implantação do Demantra.

Respostas:

  1. A gestão de estoque e o planejamento da demanda são importantes, pois, a empresa Land O’Lakes, uma das maiores produtoras de leite e queijo no Estados Unidos, com unidades de produção em todo país e com diversos clientes e centros de distribuição, baseia-se suas vendas em demandas voláteis que podem ou não atingir picos ou reduzir drasticamente dependendo do período de demanda. Como o produto sofre com a perecibilidade é necessário que haja sistemas inteligentes que organizem os dados de produção e vendas para que não ocorra uma acumulo de estoque e acarrete em prejuízos financeiros ao estragarem os alimentos. O planejamento da demanda, é feito com o auxílio do software Demantra, para que a demanda possa ser prevista e assim a produção possa ser ajustada a produzir “apenas o necessário” inferindo em uma redução nos custos e também precisão no atendimento de uma possível alta na demanda. Já a gestão de estoque que contava com um sistema ERP, também foi auxiliado pelo Demantra, através de vários relatórios gerados a fim de calcular uma quantidade suficiente de produtos prontos para serem despachados antes que estraguem e que atendam também qualquer “demanda surpresa” que surgir. O impacto da gestão de estoque ajuda a empresa a controlar seus produtos de prateleiras e ter mais eficiência nas vendas reduzindo os custos de manutenção e prejuízos de alimentos.

  1. As questões humanas relevantes para a seleção do Demantra, seriam a capacidade dos gerentes de utilizarem da melhor forma possível os relatórios do software para tomar decisões cruciais de produção, vendas e transporte. Os gerentes, cientes dos problemas da empresa, precisariam ser incisivos em relação aos dados coletados e que são registrados de forma organizada, criando planos de ações para resguardar a empresa de qualquer prejuízo eminente, seja nos estoques perdidos, no transporte dos alimentos ou na incapacidade de atender a demanda. Já as questões organizacionais são consideradas as áreas mais passíveis de mudanças para reduzir custos como os setores de produção e estoque. A produção passa a usar o mínimo de recursos possível enquanto que o estoque necessita manter a quantidade suficiente para que não haja perdas financeiras. A questão tecnológica foi determinada pela necessidade de se obter um sistema ERP para que a Land O’Lakes pudesse controlar o volume produzido de acordo com a demanda esperada, dessa forma, a demanda deveria ser prevista em números precisos para eliminar qualquer risco de prejuízo.

  1. A empresa não tinha mecanismos para identificar os níveis de demandas por período (semanal, mensal e sazonal). Devido a isso, ficava muito vulnerável a sofrer perdas financeiras por conta de custos desnecessários na manutenção do estoque e pela perecebilidade de seus produtos. O Demantra, surgiu como uma solução pontual para que a empresa pudesse passar a prever a demanda dos próximos períodos e dessa forma, planejar a sua produção para que produzisse a quantidade certa que atendesse seus clientes sem que ocorresse um acumulo no estoque. Os gerentes passaram a traçar estratégias com base em informações quase que concretas, o que aumentou muito a eficiência da Land O’Lakes em garantir que o lucro da empresa aumentasse e seus custos diminuíssem.
  1. A decisão de produção e estoque – Com o Demantra, os relatórios eram quase que precisos ao determinarem as demandas futuras, assim, a produção e estoque eram determinados de forma a garantir que não ocorresse algum desperdício e que a demanda fosse atendida pontualmente, para o cliente certo no momento adequado.

A decisão de logística – A empresa com a ajuda do Demantra, pôde também definir as melhores rotas para seus produtos, de acordo com as unidades de produção espalhadas pelo país. A cadeia de suprimentos teve uma alta melhora na entrega, pois foi possível calcular as rotas mais próximas de seus destinos, reduzindo o tempo de transporte, garantindo produtos mais frescos e também reduzindo os custos com combustível e manutenção de estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (341.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com