TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e seus papeis na organização

Por:   •  15/12/2015  •  Dissertação  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

Liderança e seus papeis nas organizações.

Introdução

Liderança se define pelo processo de influenciar e guiar um determinado grupo de pessoas, afim de atingir metas e alcançar objetivos.

Segundo o texto. Papel da Liderança nas Organizações (FVG Online) “Sua missão é organizar e entusiasmar um grupo de pessoas para juntos servirem a uma causa maior, ou seja, o ambiente ou contexto onde estiver inserido”. O líder deve ter habilidades e capacidade de direcionamento, ser convincente e animador para fazer com que sua equipe o siga naquilo que ele defende e acredita como correto.  

       

Entenderemos as funções do líder dentro de uma organização nos aprofundaremos nos papeis de responsabilidade da liderança como capacidade de traçar estratégias e buscar a motivação para atingimento de metas da organização, exploração das habilidades individuais de cada membro da equipe, habilidades de interação que o líder deve possuir, saber ouvir, conhecer, compreender e intender cada pessoa liderada e também a capacidade de formar novos líderes.

O papel da liderança nas organizações

 

A liderança está presente em diversos setores da nossa sociedade e dentro das organizações exerce fundamental papel para o desenvolvimento da empresa. Uma organização sem liderança eficaz e eficiente se limita ao fracasso ou ao baixo crescimento, ela exercerá a função de abranger os funcionários para um caminho único de determinação e foco para o atingimento de resultados positivos.

Acredito que o primeiro papel de um líder é conhecer a sua equipe, diferentemente do chefe que tem características mais duras e posicionamento de imposição de ordens e mantém uma certa distância de sua equipe, o Líder deve ouvir mais, não impor e sim direcionar e sempre permanecer mais próximo de seu time.

Para que essa proximidade aconteça o líder sempre deve estar disponível e transparecer confiança, ouvir sempre sua equipe, conhecer as necessidades de cada funcionário, saber o que almeja na vida profissional e pessoal, assim poderá se aprofundar e conhecer mais sobre cada um que compõe seu time.

Quando o líder possui sensibilidade e o conhecimento sobre seus liderados adquirido através da permissão que sede de si , ele consegue identificar as habilidades de cada um, conseguindo então capacita-los e direciona-los de uma forma mais objetiva para o atingimento de metas, através desse conhecimento também é possível distribuir tarefas mais apropriadas de acordo com a habilidade que cada um possui, facilitando o trabalho de todos e fazendo com que a equipe tenha sucesso nos trabalhos realizados.

E através da proximidade, consegue também identificar se seu funcionário não está em um bom dia ou está sofrendo algum conflito que impeça de desenvolver seu trabalho eficaz

O foco nos resultados também é a chave para o sucesso da liderança dentro da organização, uma liderança de sucesso não se faz apenas com foco na pessoa.

Seder faz a seguinte colocação “Existem dois grandes focos de trabalho para um líder: nos resultados e nas pessoas. O líder deve buscar o equilíbrio desses dois objetivos. ” (Seder2012)

Esse equilíbrio é essencial para o caminhar de uma equipe sólida que atinja os resultados esperados pela organização.

As formas de buscar e manter esse equilíbrio são, o Líder sempre deve desenvolver treinamentos, capacitações e buscar o desenvolvimento de seus liderados, essas atitudes são vistas como estratégicas para impulsionar a organização. Manter a motivação de sua equipe para que o foco permaneça estável, não existe foco sem motivação e para o atingimento de resultados satisfatório a mesma deve estar motivada.

Cunha faz uma importante observação sobre a motivação.

A motivação é um fator importante em uma organização, pois quando todos os funcionários trabalham motivados há um aumento de produção, gerando um maior lucro para a empresa e também a satisfação individual do funcionário pelo seu trabalho. (Cunha 2005)

A motivação vem fatores internos que são aqueles que vem de dentro ligados a emoção e sentimentos, que podem ser influenciados por realizações, reconhecimento de algo executado, satisfação profissional ou pessoal e por objetivos e sonhos que ainda devem ser alcançados.

        

Em continuação a observação de Cunha sobre a motivação ele relata os problemas que a crise motivacional pode causar na empresa.

Porém, quando acontece uma crise motivacional dentro de uma empresa, gera algumas consequências como: baixa produtividade, mal atendimento ao cliente, problemas na qualidade dos produtos, acidente de trabalho etc. Para que isso não ocorra é fundamental trabalhar bem a motivação na empresa. Para os gerentes, o fator de motivação é o problema mais prejudicial que existe em uma organização. Os funcionários desmotivados trabalham somente por obrigação. O trabalho torna-se lento e insuportável. (Cunha 2005)

Usando um exemplo simples de uma empresa na qual fui colaborador e relata justamente a questão da influência do líder em sua equipe. Na minha equipe tínhamos um líder focado nos resultados numéricos, mas não tinha foco nenhum nas pessoas de sua equipe, este fator foi determinante para que a equipe se desmotivasse e ficasse meses sem atingir as metas estabelecidas, causando inúmeros conflitos de relacionamento. Após um período tivemos a mudança de liderança e o novo líder tinha a habilidade em manter o equilíbrio entre o foco e as pessoas, valoriza muito a proximidade e ótimo relacionamento com seus liderados. No primeiro semestre de sua liderança ele fez uma revolução com a equipe, a equipe se transformou e no fechamento anual da empresa, alguns dos colaboradores tiveram entre os melhores resultados do pais.

Podemos ver então a importância de a liderança manter um papel de proximidade com a equipe podendo enxergar mais rápido os fatores que impeçam o foco da equipe e uma possível crise motivacional.

Detectando esses fatores, a liderança possui um papel importantíssimo de gerenciar os conflitos e problemas do cotidiano de sua equipe, sempre dento de uma organização ocorre risco de haver brigas e desentendimento, o líder deve buscar soluções eficientes e que atinjam o mínimo possível o foco e os resultados da equipe a liderança deve ter a habilidade e saber como enfrentar conflitos internos, tendo calma para enfrentar os problemas e agilidade para soluciona-los antes que cause danos ou mais danos, sempre buscando respeitar a ética e normas da empresa.

O líder deve fazer com que os membros do seu time se sintam importantes e sintam que a empresa olha para eles como pessoas e não apenas como máquinas. Deve dar abertura para que tenham voz participativa, sempre deve ouvi-los, e é fundamental que o líder escute opiniões e explore a participação nas decisões de todos da equipe, assim se sentirão mais envolvidos com o trabalho e consecutivamente mais importantes para a organização.

Catrochio faz uma colocação sobre o líder que explica muito bem como o líder deve se permitir mais a sua equipe e ouvi-la.

Um líder deve dar vazão, permitir a exposição completa daquele que deseja expressar-se; saber ouvir e ser um bom ouvinte, abandonar os paradigmas e premissas, suas verdades; limpar sua mente, para abstrair a informação do seu interlocutor compreendendo-a antes de tudo, sem compará-las com suas posições sobre o assunto. (Catrochio, Valdecyr 2010)

Estas atitudes com certeza farão com que a equipe tenha comprometimento com a causa, pois saberão que suas ideias estão sendo ouvidas e respeitadas. Fatores esse que auxiliam na manutenção da motivação da equipe.

Outros fatore que são determinante para manter o foco e a motivação de seu time em busca dos resultados positivos para o desenvolvimento eficaz da organização, são; (i) o líder deve desempenhar o papel de guiar e traçar estratégia que ajudem e façam a equipe desempenhar seu trabalho com sucesso, (ii) ter bom relacionamento entre líder e liderado, (iii)sempre buscar reconhecer, e expor esse reconhecimento, elogiar sempre e mostrar que o atingimento de metas é para o bem comum de todos que estão envolvidos e que será de benefício do conjunto e não apenas para beneficiar a organização.

No trecho a seguir coletado do texto Papel da Liderança nas Organizações (FVG Online) relata que “A liderança deverá permitir à equipe vislumbrar oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Incentivando, mostrando que é possível, adotando uma postura de otimismo e entusiasmo. ” A postura mencionada no texto deve estar presente sempre na liderança, um líder tem o poder de contagiar sua equipe e esse contagio deve seguir sempre para o bem, pois um líder sem foco, sem entusiasmo, otimismo e motivação baixa, certamente influenciara os resultados de todo time.

Arthur Diniz em uma entrevista concedida Paulo C. Schmitz da Revista Varejo diz a seguinte frase.

“Quem realiza as coisas com amor e motivação acaba inspirando outras pessoas a se desenvolverem como líderes. Quem detesta o que faz não conseguirá motivar ninguém. ” (Arthur Diniz 2005)

Ou seja, o líder é um espelho para sua equipe, grande parte dos liderados de uma organização se inspiram no papel exercido por seu líder.

E através de atitudes assim a liderança exerce seu papel na formação de novos líderes, é fundamental para uma organização a preparação de novos membros para a liderança, uma empresa não pode se limitar, e para uma organização um líder formado a partir das bases da empresa são essenciais pois já conhecem a cultura que a empresa exerce.

Conclusão

Vivemos em um mercado altamente competitivo que exige da liderança sensibilidade, agilidade, comprometida com a organização e com seus liderados, ser proativa, empreendedora, coerente com sua equipe, competitiva e que tenha conhecimento do mercado. É fundamental que assuma a responsabilidade de resolver os problemas saiba reconhecer os erros e sempre tentar de novo.

Uma liderança de sucesso se compõe da satisfação do conjunto líder, liderados e organização. Se o trabalho desenvolvido dentro de uma organização for para buscar a satisfação apenas de um desses, a liderança então não terá possibilidade de atingir sucesso como nem a organização e nem o liderado atingirá. Sendo assim cabe a liderança consolidar os interesses de todas as partes encontrar estratégias e maneiras para que todos tenham satisfação e alcancem seus objetivos e metas.

Referências bibliográficas

CUNHA, Robson. Liderança nas organizações I. 2005.  Disponível em:

< http://ead2.fgv.br/ls5/centro_rec/pag/textos/lideranca_organizacoes_1.htm  >. Acesso 21 out.2015.

CRUZ, Carolina. A revolução na liderança. 2006. Disponível em:

< http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/textos/a_revolucao_lideranca_1.htm

>. Acesso 21 out.2015.

CATROCHIO, Valdecyr. Funções do líder. In:_____. Análise do fator determinante na liderança como estratégia fundamental para gestão nas agências do Banco do Brasil. 59 f. 2007. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão de Negócios Financeiros), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Londrina.  Disponível em: < http://ead2.fgv.br/ls5/centro_rec/pag/textos/lideranca_organizacoes_2.htm >. Acesso 21 out.2015.

Prof. Riccio, Vicente. Apostila de Administração Geral. Disponível em: <http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/apostilas/apostila_administracao_geral.htm >. Acesso em 22 Out. 2015.

RINK, Bjarke. Sobre equitação e liderança. Desvendando o enigma do centauro. 2006. Disponível em: < http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/textos/sobre_equitacao_lideranca_1.htm >. Acesso em 22 Out. 2015.

SCHMITZ, Paulo Clóvis. O caminho da liderança. Florianópolis, mar. 2005. Disponível em: < http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/textos/o_caminho_lideranca_1.htm >. Acesso 21 out.2015.

S.D.B. Papel da Liderança nas organizações. 2011. Disponível em:                           <http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/textos/textos2/papel_lideranca_organizacoes_1.htm >.  Acesso em: 22 out. 2015.

SEDER, Luís Moraes. Liderança: um papel essencial no cenário atual. 2012 < http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/pag/textos/textos2/lideranca_papel_essencial_cenario_atual_1.htm  >. Acesso em 22 out. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (954.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com