TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING

Por:   •  12/9/2016  •  Resenha  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

No âmbito da atividade econômica, o telemarketing, cuja origem está na telefonia, é uma atividade que prevalece nas relações de produção, serviço e consumo sendo um dos mais dinâmicos setores de serviço da atualidade. É de origem anglo-saxônica e resulta da união da palavra market, que significa mercado, com o sufixo "ing", que significa ação. Tem sido utilizado para potencializar negócios e impactar diretamente o consumidor.

No entanto, existem consequências dessa modalidade, principalmente para a saúde dos telefonistas, pode causar o estresse crônico, distúrbios neuróticos, fisiológicos e entre outros. As lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) foram às primeiras patologias relacionadas aos movimentos repetitivos, são consideradas como patologias mais prevalentes no mundo do trabalho, não apenas no Brasil, mas em países desenvolvidos também.

O setor de telemarketing assume papel central a utilização de novas técnicas gerenciais, tais como a informática, informacional, comunicacional e mecânico-sensorial, o que influencia nas patologias do trabalho. Um aspecto desse setor se refere à utilização de práticas de precarização, resultando em um grande aumento de enfermidades.

O trabalho exercido de forma repetitiva, insalubre e perigosa materializa-se em doenças, acidentes e sofrimento psíquico. No entanto, o conhecimento dos modos nocivos de trabalho pode resultar em melhores prognósticos através de mudanças que podem eliminar ou reduzir possibilidades de epidemias de doenças e acidentes do trabalho.

Nas empresas Os profissionais de telemarketing são predominantemente mulheres, se organizam em setores com postos de atendimentos individualizados, permanecendo sentado por seis horas, com computador, telefone, fone de ouvido e microfone, em espaço restrito por divisórias de meia parede. Os serviços são organizados em grupos de atendimentos, caracterizados como operadores de telemarketing ativos e receptivos.

O atendimento é acelerado, com realização de movimentos repetitivos. Exige-se ainda o controle emocional para realizar diálogo sempre do mesmo modo prescrito.

Na maioria das vezes, as empresas não possuem programa de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. No entanto, realizam rigorosamente os exames admissionais, para impedir a admissão de operadores com qualquer sinal ou condições favoráveis à ocorrência de patologias. Os exames demissionais, ao contrário dos exames admissionais, evitam diagnosticar doenças, para facilitar a demissão e evitar encaminhamento ao sistema previdenciário.

O gerente ou supervisor pode ouvir sigilosamente o atendimento realizado pelo teleoperador. Por isso, a queixa de um cliente sobre o ritmo de trabalho de um operador de telemarketing pode trazer consequências, inclusive ameaça de desemprego. Para o teleoperador, essa situação é estressante, pois seu trabalho é avaliado a todo instante.

O operador de telemarketing se insere na rede virtual, necessitando entrar na mente do cliente para vender o produto, agregam novas indagações nos processos de adoecimento.

Existe uma terceira dimensão gerencial , como por exemplo a ANATEL, que supervisiona o trabalho das empresas de telemarketing. Tem um dia estratégico (uma vez no mês) que nenhum operador pode estar deslogado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com