TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING POLÍTICO

Por:   •  18/4/2017  •  Monografia  •  6.843 Palavras (28 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR – FARES

IONE FREITAS DA SILVA

SAIONARA TROMBETTA MARANGON

MARKETING POLÍTICO

BOA VISTA- RR

2011

IONE FREITAS DA SILVA

SAIONARA TROMBETTA MARANGON

MARKETING POLÍTICO

Trabalho de Conclusão de Curso de Administração para obtenção do título de Bacharel em Administrador de empresas da Faculdade Roraimense de Ensino Superior-Fares.

Orientador: Profo. Esp.: Geraldo dos Anjos.

BOA VISTA – RR

2011

IONE FREITAS DA SILVA

SAIONARA TROMBETTA MARANGON

MARKETING POLÍTICO

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado como pré-requisito para obtenção do título de bacharel em Administração da Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES, submetida à aprovação da banca examinadora composta pelos seguintes membros:

________________________________________

Orientador Profº. Esp. GERALDO DOS ANJOS

________________________________________

Profª. Esp. ADRIANA CASTRO

________________________________________

Profº. Esp. NILVAN SANTOS

BOA VISTA – RR

2011

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos a Deus por ter nos proporcionado o dom da vida e de saber aprender, nos dando sempre força e coragem frente aos desafios da vida.

Aos nossos amados pais, exemplos de vida e determinação, o nosso muito obrigado.

Aos demais familiares pelo incentivo, paciência e compreensão nas horas em que estive ausente.

A coordenadora Adriana Castro pelo empenho, perseverança e dedicação.

Aos demais professores que ao longo do curso deram sua contribuição para que esse sonho se tornasse realidade.

E, principalmente, ao nosso professor e orientador Geraldo dos Anjos por ter disponibilizado seu tempo para ajudar e pelo grande incentivo.

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” (Fernando Pessoa)

RESUMO

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Ressalta-se que o marketing possui inúmeros campos de aplicação, dentre eles, o político. Neste contexto, o marketing é definido como: A arte de informar e comunicar com o eleitor; orientar e direcionar as ideias do partido, candidato e governo, em função das necessidades que se detectam; é definir o seu público e satisfazê-los; é potenciar relações duradouras com os eleitores. as eleições de 1989, por exemplo, têm um significado histórico por apresentarem várias novidades, entre elas, o fato de serem as primeiras eleições dentro do processo democrático, depois de mais de vinte anos de ditadura e da falta de experiência causada pela ausência de eleições livres para os cargos majoritários. Oficialmente, o que hoje conhecemos como marketing político moderno teve início em 1952. A função do marketing é compreender e estimular os desejos e as necessidades dos indivíduos, desenvolvendo produtos e serviços que atendam a essas necessidades e comunicando sua existência à sociedade. A tarefa principal de um político é atender às necessidades de seus eleitores, de acordo com a plataforma de seu partido e os anseios gerais da sociedade.

Palavras-chave: Marketing Político; Processo Eleitoral; Eleitor.

ABSTRACT

Marketing is a social process through which individuals and groups of people get what they need and what they wish with the creation, delivery and free trading of goods and services of value with others. It is noteworthy that marketing has many application fields, among them the politician. In this context, marketing is defined as: The art to inform and communicate with voters, guide and direct the ideas of the party, candidates and government, according to the needs that are detected, is to define your audience and fulfill them, is foster lasting relationships with voters. The 1989 elections, for example, have a historical significance because they have several new features, including the fact that they were the first elections in the democratic process, after more than twenty years of dictatorship and lack of experience caused by the absence of elections free for positions in the majority. Officially, we now know as modern political marketing started in 1952. The function of marketing is to understand and stimulate the desires and needs of individuals, developing products and services that meet those needs and communicating its existence to society. The main task of a politician is to meet the needs of their constituents, according to the platform of his party and the general expectations of society.

Keywords: Political Marketing; Electoral Process; Elector.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com