TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Por:   •  4/11/2017  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso : Cafés Monte Bianco -Elaborando um Plano Financeiro

Rafaela Macedo da Cruz

Trabalho da disciplina: Contabilidade

                                                 Tutor: Prof. Arievaldo Alves de Lima

Natal

2017

Estudo de Caso : 

Cafés Monte Biaco:

Elaborando um Plano Financeiro 

REFERÊNCIA: . SIMONS, Roberto L. e DA VILLA, Antônio. Café Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School, 2000.

A empresa Cafés Monte Bianco, localizada em Milçao, era uma produtora e distribuidora de cafés Premium.  Foi fundada por Mario  Salvetti, que após passar uma temporada na América do Sul, voltou a Italia e iniciou o negócio. Atualmente a empresa estava sob a presidência de Giacomo Salvetti, neto do fundador, e  mesmo possuía o desejo de repetir o sucesso do avô. Giacomo havia  aumentado a produção da empresa através de caras instalações.

Nos anos 2000, a companhia apresentou um ótimo desempenho, grande parte devido a produção de cafés para marcas próprias de grandes supermercados, o que foi também uma alternativa para ocupar a capacidade produtiva

Um dilema que a empresa vinha enfrentando era sobre o futuro da sua capacidade produtiva, Carla  Salvetti, prima de Giacomo e executiva da empresa, defendia que os negócios deveriam ser focados na produção de cafés para marcas próprias, uma vez que esse nicho salvo a empresa durante a última recessão, já um outro executivo, Roberto Bianchi, argumentava que seguindo essa estratégia, a empresa estaria traindo sua essência, que era a produção de cafés premiu.

De fato, a produção de marcas próprias havia trazido ótimos resultados, conforme mostrava o balanço do ano  2000, porém Giacomo  ainda se sentia inseguro em mudar radicalmente a estratégia da empresa e solicitou uma análise mais aprofundada do real impacto financeiro dessa decisão.

O diretor de marketing, Giovanni Calvaro,junto com seu setor, fez um levantamento sobre a projeção de demanda dos cafés premium e atestou que apesar de ser o ponto  forte da empresa, é um segmento muito volátil.

A produção para marcas próprias exigiria grande comprometido no longo prazo e garantiria a ocupação da capacidade produtiva. Os preços nesse segmento são mais baixos que na produção de cafés premium, mas dependendo da quantidade de clientes que seriam atendidos, haveria um ganho por volume.

De acordo com um levantamento realizado por um dos diretores, a produção para marcas próprias geram vantagens também no que se refere aos custos produtivos, pois ficariam em média 781 milhões de liras a menor e o plano de produção seria menor, já que seria possível estocar o café, o mesmo não acontecia com o café premium para que não prejudicasse o alto padrão de qualidade.

O lado negativo de trabalhar exclusivamente com a produção de marcas próprias é o impacto no fluxo de caixa, pois como as grandes marcas exigem um prazo maior de pagamento, a liquidez da empresa seria afetada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com