TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mantendo Pessoas

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em compreender os conceitos de gestão de pessoas e mudança organizacional. Demonstrar a evolução na questão do envolvimento entre lideres e liderados na área de recursos humanos, observando cada tipo de colaboradores e de que forma os gestores tem buscado o desenvolvimento pessoal, para entender a forma de desenvolver seus subordinados.

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Charles Chaplin

Mantendo Pessoas - Plano de Ação

No mundo contemporâneo os modelos de liderança têm o foco proposto ao treinamento de colaboradores, com o intuito de agregar valor em suas atividades, na tentativa de provocar envolvimento e comprometimento de cada indivíduo. Capacitando-o de forma que saibam liderar, tomar decisões rápidas e corretas, alcançando metas estipuladas. A liderança, então, deve ser exercida por meio da personalidade e cuidados com a natureza das pessoas, pois sem os princípios éticos não é possível conduzir uma empresa.

Hoje sabemos que mais do que simplesmente cobrar resultados é preciso criar um ambiente saudável e estimulante para que as pessoas produzam mais e melhor. Esta função passa diretamente pela capacidade que o gestor deve possuir de estabelecer relações positivas com seus subordinados, e estimular o espírito de equipe. Se não há trabalho em equipe, não haverá resultados satisfatórios, um gestor consciente trabalha para ganhar a confiança, respeito, dando autonomia, voz ativa aos seus subordinados, fazendo com que cada indivíduo, possa comprar a ideia de que eles também são donos do negócio.

A tarefa não é fácil, basta que façamos alguns questionamentos. Quantos gestores atuais tiveram formação em comportamento humano nos bancos de suas universidades? Quantos buscaram por conta própria este conhecimento? Quais empresas têm investido continuamente em seu grupo de gestores para torná-los mais humanos no relacionamento com seu pessoal?

As respostas estão no crescimento e na humanização do gerenciamento de pessoas. Há mais universidades ensinando além do currículo formal, mas ainda é pouco.

A era atual, da informação e da tecnologia nos coloca uma questão preocupante: como gerir e aproximar pessoas em um tempo onde os indivíduos estão cada vez mais individualistas e focados no ganho.

pessoal, mesmo havendo essa preocupação dos gestores em desenvolver o colaboradores, muito desses colaboradores ficando limitados por se sentirem mais seguros, não adquirindo muitas responsabilidades, ficando na zona de conforto. Não assumindo compromissos que possam causar penalidades, colocando em risco se trabalho, por isso, muito colaboradores fazem somente as atividades na qual foi contratado.

Uma forma para se conquistar os colaboradores é fazendo trabalhos de integração de pessoas, promovendo encontros dentro e fora do ambiente de trabalho, provocando dinâmicas em grupos, dando feedbacks com maior frequência, com o intuito de desenvolver as competências, fortalecendo os valores de cada profissional, melhorando as habilidades fazendo com que cada indivíduo se sinta mais responsáveis, seguros em suas atividades, na ambição de que possam ser treinados para serem multifuncionais, podendo desenvolver varias funções, tendo a oportunidade de atuarem em outros departamentos.

Sendo assim, em caso de crise ou promoções, tendo a oportunidade desses colaboradores de serem aproveitados, não havendo a necessidade de desligamento, dando a possibilidade aos gestores de fazerem remanejamento de pessoal.

Com isso, ficando mais viável a organização, essa maneira de atuarem, não mexendo no emocional dos indivíduos, mas motivando-os, com plano de carreira, com melhorias de salários, por mérito, benefícios, com isso, melhorando até mesmo o clima organizacional. Os colaboradores são estimulados a executarem suas tarefas da melhor forma possível, através de um simples elogio, onde o mesmo vibra por ter tido seu trabalho reconhecido, é claro que não se motiva ninguém somente com elogios, há necessidades de ser reconhecidos em por meios de valores financeiros.

O ser humano não é motivado apenas por estímulos econômicos e salariais, mas por recompensas sociais e simbólicas. O comportamento humano é determinado por causas que muitas vezes escapam do entendimento do homem. Essas causas chamam-se necessidades ou motivos, que por serem forças consideradas abstratas, levam o indivíduo a um determinado comportamento muitas vezes inexplicável em busca da satisfação de suas necessidades (ELTON MAYO, apud CHIAVENATO, 2000).

Algumas estratégias que as organizações podem aplicar como ferramentas que os auxiliaram em seu dia a dia é o networking, estimulando à prática que é criando comunidades, promovendo treinamentos, palestras que trariam benefícios para a organização e para seus colaboradores, aproveitando através deste encontros, o conhecimento, a riqueza através destes relacionamentos das pessoas que trabalham nessa organização. Havendo estímulos, ambiente propício às trocas os colaboradores resolverão melhores seus problemas os problemas da organização. Porque onde há bons relacionamentos entre colaboradores, fornecedores, e a sociedade, a organização terá uma equipe de primeira, certamente se diferencia em vários aspectos, quer seja um problema com a comunidade, com imprensa ou com seus clientes que são formadores de opinião.

Outra estratégia seria criar as condições ideais para seus liderados, mantenha a motivação com frequência, facilitando a comunicação das pessoas no seu ambiente de trabalho, tornando a gestão de pessoas mais humana, sendo responsável por fazer circular a informações e o conhecimento dentro da organização.

A administração de conflitos é uma atribuição natural da liderança, isso significa que as pessoas esperam do líder a resolução dos problemas. Um líder que não trata os conflitos de maneiras assertiva, ou mais grave, que acredita que eles podem se resolver sozinhos permite que sua equipe experimente momentos de insatisfação, desmotivação e insegurança.

Falando em fatores que motivam os colaboradores, não se pode deixar de mencionar as questões de segurança e higiene do trabalho, são atividades interligadas que refletem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com