TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento de Processos

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Larissa Stephanie de Oliveira dos Santos         RA B96JBF-4

Marcos Ferreira Junior                                 RA B943CA-4

Victória Revitto Barbosa                                 RA B9432G-0

SÃO PAULO/SP

2016


UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 6°/7° semestres, na matéria Administração Integrada do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor Linduarte.

SÃO PAULO/SP

2016 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 TEORIA DOS SISTEMAS        

2 MAPEAMENTO DE PROCESSOS        

   2.1 Definição        

2.2 Objetivo        

2.3 Como aplicar        

2.4 Exemplo        

2.5 Problemas        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem o intuito de, através de pesquisas e estudos, aplicar os conhecimentos adquiridos e, com isso, compreender quais são as principais características de um Mapeamento de Processos, permitindo aprimorar a capacidade criativa e de análise crítica.

O primeiro capítulo apresenta a uma fundamentação sobre a Teoria dos Sistemas.

E por fim, no segundo capítulo desenvolveu-se a definição, o objetivo, a aplicação, um exemplo e problemas a respeito do Mapeamento de Processos.


1 TEORIA DOS SISTEMAS

A Teoria dos Sistemas abrange a relação que a organização mantém com o ambiente em que está inserida e em quais aspectos esse contexto a influencia. A organização é capaz de estabelecer relações entre seu ambiente interno e externo, unificando-os em um único sistema (Sobral e Peci, 2008).

Essa nova visão que a Teoria dos Sistemas inseriu, é uma visão de uma natureza integrada, que estuda a totalidade e de uma abrangência de partes em que nada pode ser entendido separadamente (Vale, 2012).

No âmbito da Teoria dos Sistemas, os conceitos de sistema fechado e sistema aberto esclarecem avanços nos estudos. Um sistema fechado é quando a organização não estabelece relações com o ambiente externo, bastando-se das suas melhorias internas para obter sucesso. Já um sistema aberto, mantém a organização dependendo dos insumos que o ambiente externo oferece. Ou seja, ela é vista como um conjunto de atividades inter-relacionadas que formam um todo e que interagem com o seu contexto (Sobral e Peci, 2008).

Essa relação que a organização precisa manter com o seu ambiente externo é que vai possibilitar o alcance de seus objetivos e de sucesso, pois é dele que entram os insumos (matérias-primas, recursos humanos, capital, produtos e serviços) e é para ele que saem os resultados (produtos e serviços). A organização “apenas” exerce a transformação/conversão desses insumos em resultados (Sobral e Peci, 2008).

Segundo Sobral e Peci (2008) há uma pluralidade de formas de se alcançar o seu objetivo,

Outra importante implicação conceitual da teoria dos sistemas tem a ver com o conceito de equifinalidade, uma propriedade dos sistemas abertos que se refere às diversas formas possíveis de alcance do mesmo objetivo, contrariando, assim, “a única melhor forma de administrar” da administração científica.

                 


2 MAPEAMENTO DE PROCESSOS

2.1 Definição

Um processo é uma sequencia de atividades com começo, meio e fim que agrega valor na produção de um produto, um serviço ou de uma informação. É o trajeto de entradas e saídas até as mãos dos clientes (Alvarenga et al., 2013).

Hoje, sabe-se que organizações bem-sucedidas devem produzir esses bens com qualidade, por meio de processos eficientes, efetivos e conhecidos por todos os colaboradores com clareza. Portanto, é notável que elas precisem e desejam atualizar esses processos para ter vantagem competitiva, mas não possuem conhecimento das providências a serem tomadas. O Mapeamento de Processos é uma técnica que pode ser utilizada para compreender e aperfeiçoar esses processos organizacionais.  Ele é uma das práticas do Gerenciamento de Processos de Negócio ou BPM (Business Process Management) (BPM CBOK, 2009).

O Mapeamento de Processos compreende a forma como o trabalho flui dentro da organização, por meio de diagramas de fluxo de processos que fornecem detalhes sequencias da execução das tarefas. É uma representação visual que retrata as relações de processos de trabalho, ilustrando suas entradas, saídas e transformações e identificando as atividades que não geram valor aos clientes (Campos, 2009).

As técnicas de Mapeamento de Processos fornecem à organização informações essenciais para identificar suas deficiências, limitações e oportunidades e melhorar seus processos (Mello, 2008).

O Mapeamento é um facilitador de visualização dos processos, porém as organizações requerem um significativo investimento de recursos para implantá-lo e seus colaboradores devem receber algum tipo de treinamento básico para que os mapas não sejam apenas um desenho com formas sem sentido (Alvarenga et al., 2013).

2.2 Objetivo

Os principais objetivos do Mapeamento são os de garantir melhoria nos processos a fim de eliminar desperdícios, ineficiência e gerenciamento desnecessário, de padronizar e facilitar documentação e leitura e de homogeneizar conhecimento para todos os colaboradores (Silva et al., 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com