TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Procurando explicar e opinar, e não apenas definir, diga, com suas palavras, o que significa vantagem competitiva.

Vantagem competitiva é a necessidade de obter requisitos e desenvolver atributos que nos de melhores condições de competir no mercado, essa vantagem vem de algumas atividades que a empresa consegue desempenhar melhor do que seus concorrentes, como alguns produtos exclusivos com valores diferenciados, a flexibilidade, qualidade e entrega. Ela procura isolar as características de oportunidades únicas de produtos-mercados que darão à empresa forte posição competitiva.

Alguns exemplos de vantagem competitiva são:

  • A marca ser reconhecida, na publicidade em geral;
  • A localização da empresa;
  • O preço;
  • A qualidade do produto;
  • Os vendedores que conhecem bem seus produtos e sabem mostrar pra que servem e como funcionam;
  • O tempo de entrega;
  • Motivação dos funcionários;
  • A facilidade em encontrar;

  1. Dê um exemplo de vantagem competitiva conseguida por uma empresa brasileira.

Gillette

A empresa Gillette sempre foi conhecida por ser uma empresa forte na atividade comercial, por utilizar mídias eletrônicas para desenvolver seus produtos. O mercado era bem definido e maduro e isso fez com que a Gillette despertasse o desejo de alcançar mais lucros, sempre buscando enxergar o futuro e sempre demonstrando e utilizando a criatividade e a inovação focada em pioneirismo, inovação e marketing, primava sempre pela alta qualidade e tecnologia avançada em seus produtos e serviços, Gillette se consolidava como líder no mercado e para manter e aumentar sua vantagem entre os concorrentes, ela ornou-se altamente inovadora e essa sua atitude é coerente, pois o mercado estava a seu favor e ela só deveria aproveitar o momento e a chance de crescimento, podemos ver, hoje, a importância que foi da inovação para a empresa, pois inovar foi uma atitude que deu certo e gerou muito mais lucro e também revolucionou a maneira de barbear em todo o mundo.

Por tratar-se de uma empresa líder de mercados, acredita-se que as desvantagens são maiores que as vantagens, pois para inovar um produto à necessidade de um grande investimento em pesquisa e tecnologia, que no caso ainda não existiam e também é necessário que os clientes já fidelizados acostumem-se com esse novo produto o que gera muito custo com o marketing da empresa, em contra partida ela tinha a vantagem de ser líder de mercado, consolidada em seu ramo de atuação e o fato da confiabilidade da marca, já os concorrente aproveitam somente dos frutos do pioneirismo, o problema de ser pioneiro é a incerteza do sucesso do produto, pois a empresa possui pouca informação e experiência de mercado, apesar do texto não descrever, a Gillette administrou bem essa situação, podemos que o sucesso ocorreu a partir do investimentos e manteve-se líder de mercado, dessa forma acredita-se que todo sucesso adquirido for por causa da alta capacidade de gerenciar e administrar dos administradores/donos da empresa.

O ocorrido com a Gillette foi que por tratar-se de uma empresa pioneira eles estavam constantemente aperfeiçoando seus produtos, então lançavam um produto, inovavam e lançavam novamente com melhorias poucos anos depois. Com o Sensor, investiu-se muito em produtos, processos e marketing, com isso concluímos que a empresa tinha tecnologia suficiente, atitude e coragem em investir milhões de dólares em um produto que não saberiam se seria bem aceito pelos seus consumidores, porém tudo indicava que seria uma sucesso garantido e foi o que houve.

O Sensor foi sim uma inovação radical, pois foi desenvolvido para superar todos os sistemas de barbear existentes. Ele teria que ter um design moderno, arrojado, mecanismos de para facilitar a troca das cargas e proporcionar uma melhoria no momento da limpeza das mesmas, quando foi lançado, foi considerável o mais avançado sistema de barbear já existente por reunir um conjunto de inovações tecnológicas que proporcionavam ao usuário um barbear mais suave, rente e com um conforto nunca visto antes. O Mach3 foi um aparelho revolucionário, com design arrojado, possuía três laminas, foi criado para gerar mais lucro para empresa, comparado aos existentes ele era considerável supersônico, a cabeça móvel permite ao usuário deslizasse o aparelho por áreas mais delicadas como queixo e pescoço, suas três laminas permitia que o pelo fosse cortado de maneira progressiva e desliza-se de forma confortável pelo rosto.

O Mach3 aparentemente resolvia os problemas de lucratividade, pois foi idealizado para gerar mais lucro, onde seria projetado com um diferencial para ser vendido por um preço maior, porém que não elevasse o custo da produção, com isso a Gillette só obteria lucro.

Tanto o Mach3 quanto o Fusion, lançado em 2006, se encaixam no quadro de lucratividade da empresa mesmo porque os dois foram criados para terem um diferencial dos demais produtos, dessa forma seria vendido a um preço maior, além de transmitir a imagem de uma empresa líder de mercado e apresentar alto nível tecnológico.

A introdução dos dois produtos e o crescimento deu-se de forma bem lucrativa para empresa, apesar do investimento alto, todo seu desenvolvimento foi bem planejado e por tratar-se de uma empresa que já alcançou sua maturidade, são utilizados métodos estratégicos para a empresa ganhar peso no mercado, a Gillette aplicou conceitos de maneira eficiente, por isso hoje ela continua sendo líder no seu segmento, com isso concluímos que não é possível afirmar que ela não passou pelo processo de declínio ou velhice, pois mantem suas vendas e sua lucratividade.

Atributos da Marca:

  • Lâminas montadas sobre molas individuais;
  • Lâminas paralelas soldadas a laser;
  • Melhor posicionamento das lâminas;
  • Carga menor;
  • Nova fita lubrificante;
  • Protetor flexível da pele;
  • Novo cabo anatômico;
  • Novo sistema de ação móvel;
  • Melhor enxágue e limpeza da carga

De acordo com as características exclusivas deste produto, a modernidade e a alta tecnologia presentes no mesmo, já devidamente descritas, o Sensor oferece ao usuário uma gama de benefícios, como a possibilidade de um corte mais rente, mais suave, mais seguro e mais confortável, uma maior praticidade ao enxaguar e limpar a carga, assim como a sua facilidade na troca. Além disso, há um maior conforto no manuseio do aparelho de barbear devido ao seu melhor formato e design, sem contar o fato de o peso do aparelho estar mais adequado e permitir uma maior firmeza no ato de barbear. Deve-se considerar também a aparência moderna, arrojada e inovadora, o que garante um forte impacto visual no momento da sua utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com