TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  26/4/2016  •  Dissertação  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

O comportamento de compra não é algo simples, é uma tarefa essencial dos profissionais de marketing. A administração de marketing é a arte e a ciência de escolher mercados-alvo e obter, manter e multiplicar clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente. O mercado consumidor é constituído por todos os indivíduos e família que compram ou adquirem produtos e serviços para consumo pessoal.

Também deve-se destacar o processo de decisão de compra: o modelo de cinco estágios, um “modelo de etapas” desenvolvido pelos estudiosos de marketing para o processo de decisão de compra, para entender como os consumidores tomam suas decisões de compra. O consumidor passa por cinco etapas: reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento pós-compra. O mercado consumidor dos Estados Unidos por exemplo, consiste em aproximadamente 250 milhões de pessoas que consomem mais de 3 milhões de dólares em bens e serviços. Isto é, mais do que 12.000 dólares por cada homem, mulher e criança. A maneira como os consumidores em suas escolhas dentre esses produtos envolve um fascinante complexo de fatores pessoais, culturais e sociais.

Estímulos de Marketing

Produto/Preço/Local/Promoção/Econômico/Tecnológico/Político e Cultural.

Mente do Consumidor

Característica do comprador

Processo de decisão de compra

Decisões de compra do consumidor

(Escolha do produto/Escolha marca/Escolha do revendedor/Momento da compra e Quantidade da compra.)

Modelo de Comportamento do Consumidor

Analisando, os profissionais de Marketing podiam compreender os consumidores por meio da experiência diária e do contato direto de venda. Mas as empresas e os mercados cresceram e muitos profissionais de marketing encarregados da tomada decisões perderam o contato com seus consumidores. A maioria dos profissionais de Marketing teve de empregar pesquisas no mercado. Atualmente, gastam muito dinheiro para estudar compradores, na tentativa de aprender mais sobre o seu comportamento. Quem, como, quando, onde e por que compram. O êxito ou o fracasso em marketing depende em muito das reações dos consumidores expressas sob a forma de padrões de compra, cabendo aos gestores procurar atender seus desejos em todos os aspectos, encontrando as dimensões do comportamento e tornando as ofertas da empresa compatíveis com as expectativas de seu público-alvo. Para isso, o mercado consumidor pode ser segmentado em função da idade, do sexo, da classe social e de uma série de fatores relacionados às pessoas, inclusive porque não é possível ajustar uma única oferta para todos. É necessário introduzir variáveis específicas aos produtos, tais como gosto, atitude, status, prestígio, função etc, itens que não são aceitos da mesma forma por diferentes consumidores. Através do conhecimento mais preciso sobre o consumidor, é possível prever com mais segurança seus padrões de comportamento de compra e de consumo. O comportamento do consumidor traduz-se na procura por bens e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com