TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  25/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CAMAQUENCE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E

ADMINISTRATIVAS – FACCA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Natália do Val Pagani

MARKETING SENSORIAL: ELABORAÇÃO DE UMA PESQUISA, FUNDAMENTADA EM DADOS BIBLIOGRÁFICOS PARA O ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING OLFATIVO NA UNIDADE DE ATENDIMENTO DO SICREDI EM CAMAQUÃ/RS.

CAMAQUÃ

2016


NATÁLIA DO VAL PAGANI

MARKETING SENSORIAL: ELABORAÇÃO DE UMA PESQUISA, FUNDAMENTADA EM DADOS BIBLIOGRÁFICOS PARA O ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DO MARKETING OLFATIVO NA UNIDADE DE ATENDIMENTO DO SICREDI EM CAMAQUÃ/RS.

Trabalho de Curso apresentado à Faculdade Camaquense de Ciências Contábeis e Administrativas – FACCCA como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração de Empresas.

Orientador: Prof. Lúcio José da Silva

CAMAQUÃ

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        TEMA        

2        JUSTIFICATIVA        

3        CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE        

4        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

5        OBJETIVOS        

6        REFERENCIAL TEÓRICO        

7        METODOLOGIA        

8        CRONOGRAMA        

9        PRÉ-SUMÁRIO        

10        APÊNDICE        


INTRODUÇÃO

        Com a inovação constante da tecnologia, o marketing visual possui uma gama muito vasta de abrangência, um público de grandes empresas que possuem uma grande propaganda e publicidade para atrair clientes e consumidores de forma visual, com uma concorrência nas redes sociais, outdoors e também na televisão, tornando o cenário altamente competitivo.

                O marketing sensorial conta com os 5 sentidos do corpo humano, sendo eles: tato, visão, olfato, paladar e audição, ao longo do trabalho será abordado a utilização do marketing olfativo, o qual mostra às organizações uma maneira diferente de agregar valor à marca, sendo uma ferramenta extremamente eficaz e de baixo custo.

O presente trabalho visa elencar fatores importantes de estratégias de marketing sensorial,  mais explicitamente o marketing olfativo  que visa um maior encantamento de seus clientes,  é utilizado por uma pequena fatia das organizações. Sendo realizada uma pesquisa exploratória, com livros, artigos científicos e fundamentação teórica para a promoção de um maior esclarecimento e benefícios desta técnica para implantação na Unidade de Atendimento I do Sicredi na Cidade de Camaquã.

  1. TEMA

        Marketing sensorial: elaboração de uma pesquisa, fundamentada em dados bibliográficos para o estudo da implementação do marketing olfativo na unidade de atendimento do Sicredi em Camaquã/rs.

  1. JUSTIFICATIVA

Frente a um cenário em que as empresas pouco se diferenciam umas das outras, seja em termos de produtos, de ambiente ou de atendimento, vê-se a necessidade de uma nova metodologia e aplicabilidade de um complemento com o marketing sensorial.

A ideia deste trabalho teve início em uma atividade realizada na semana acadêmica que aconteceu nas dependências da Faculdade, do curso de Administração de Empresas, na qual foram disponibilizadas oficinas voltadas às disciplinas estudadas no decorrer do curso.

Desta forma, este trabalho justifica-se pela oportunidade de negócio verificada na pratica acadêmica, através de pesquisas o estudo mais especifico da metodologia para a implementação no Sicredi.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, sendo uma referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. São 97 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com 1.356 pontos. O ambiente caracteriza-se pelas limitações do município de Camaquã, no estado do Rio Grande do Sul, a atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas de crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.  

 Feito por pessoas e para pessoas, o Sicredi tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Sendo mais de 3 milhões de associados que votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa de crédito.

 O estudo abordado será realizado exclusivamente em uma unidade de atendimento do Sicredi, pertencente a Sicredi Zona Sul, localizado no município de Camaquã. O quadro de funcionários, conta com 15 colaboradores e em torno de 6.000 associados.

        

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Em um mercado de instituições financeiras e cooperativas de crédito que contam com propagandas na televisão, facebook e na totalidade da internet, buscando a atenção e preferência do público através da mídia visual e auditiva. Verificar-se-á a viabilidade para a empresa este novo método de marketing que tem como objetivo captar por mais tempo, deixando um ambiente mais agradável e tranquilo para os associados que já se encontram dentro da Unidade de Atendimento e não atraí-lo por uma imagem de propaganda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com