TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  30/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 13

Teoria  Elementar da Demanda

Adriana França Guimarães Viana

DEMANDA

Demanda é o nome que se usa, no caso da economia, para o consumo. Neste módulo vamos saber tudo sobre o consumo e o comportamento do onsumidor, assim como tudo que pode afetar este consumidor.

Objetivos de Aprendizagem

  • Entender claramente o que é demanda e as suas várias linguagens;
  • Conhecer todas as variáveis que afetam a demanda;
  • Saber representar graficamente a curva da demanda e interpretá-la.
  • Entender a diferença entre variação da quantidade demandada e variação da demanda.

 

1. O que é Demanda?

Demanda significa consumo, procura. É um termo usado na economia, mas, que na verdade já usamos no nosso dia a dia para expressar o comportamento que temos como consumidores quando consumimos bens e serviços.  Mostra, portanto, o nosso lado de consumidores.

 

Vamos então enumerar as diferentes variáveis que poderiam alterar o nosso comportamento como consumidores, ou seja, aquilo que poderia explicar o porquê de consumirmos mais ou menos os bens e serviços.

Tente imaginar o que pode estimular o seu comportamento como consumidor  Veja alguns exemplos.

O primeiro fator que poderíamos colocar abaixo é o preço.

.

[pic 1]

Preço – É claro que o preço do produto altera a nossa decisão de consumo. Se o preço do produto aumenta, nós consumiremos menos, se o preço cai consumiremos mais. O preço estabelece uma relação tão importante com o consumo que sobre ele voltaremos a falar mais na frente.

Além do preço do próprio produto temos;

 

Renda - Se a nossa renda aumenta, se ganhamos mais, consumimos mais, se a renda cai consumimos menos.

 

Necessidade - Consumimos por necessidade, é claro, este é um fator extremamente importante.

 

Moda - Muito do que consumimos é porque está na moda. A demanda varia em função do fator moda.

Clima – Você pode perceber que para cada estação climática do ano, há um tipo diferente de vestuário. No frio consumimos um tipo de produto no calor consumimos outro tipo de produto, e assim por diante.

 

Propaganda - A propaganda é a alma do capitalismo nos faz consumir produtos de todo tipo. Às vezes com a propaganda compramos até o que não pretendíamos.

[pic 2]        [pic 3]        [pic 4]

Cenário econômico - Tudo que acontece na economia influencia nossa decisão de consumo, tanto para mais quanto para menos. Uma crise econômica , uma instabilidade econômica faz com que as pessoas consumam menos, fiquem mais receosas de consumirem. Por outro lado um momento de prosperidade, de crescimento econômico, levará de forma geral  a um aumento de demanda.

 Crise mundial de 2009 [hiperlink: http://www.brasilautogestionario.org/tag/crise-mundial-2009/]

Cenário político – Se o país passa por instabilidade política isso sem dúvida alguma influenciará negativamente na decisão de consumo da população.

 

Preço do bem substituto –. Definindo bens substitutos, são aqueles bens que nos satisfazem de forma razoavelmente igual, portanto somos indiferentes em consumir um produto ou outro. Assim, se tomarmos dois bens substitutos, manteiga e margarina, caso o preço da manteiga aumente, o consumo da margarina se elevará em decorrência do aumento do preço da manteiga.

 

Preço do bem complementar – Produtos complementares são aqueles que são usados juntos, um precisa do outro, como carro e combustível. Se o preço do carro cair a demanda por carro aumenta e a demanda por combustível também.

 

Expectativa sobre o comportamento da oferta (produção) – Por exemplo, se tivermos a expectativa de que determinado produto vai faltar antecipamos o seu consumo,

 

Época do ano - Em determinados períodos do ano consumimos determinados tipos de produto, exemplo na páscoa, consumimos bacalhau, chocolate.

Natal

[pic 5]        [pic 6]

Pascoa

[pic 7]        

                

Estes não são todos, mas são sem dúvida, alguns dos mais importantes fatores que influenciam no comportamento da demanda e, portanto, do consumidor.

 

Estes fatores estão divididos na literatura econômica em dois grupos. Em um grupo a literatura econômica coloca o preço e em outro os demais fatores.

Quando o preço explica a alteração na demanda chamamos este fenômeno de variação da quantidade demandada.

Quando a explicação para a alteração da demanda encontra-se nos outros fatores chamamos de alteração da demanda.

Vamos  entender melhor cada um deles!

2. Variação da quantidade demandada.

A variação da quantidade demandada é a relação da demanda exclusivamente com o preço. Esta relação é tão importante que  tem- se aqui uma das poucas leis da economia, a chamada lei da demanda.

Vejamos como é esta lei.

Para isso nós precisamos conhecer primeiro alguns símbolos que vamos usar daqui para frente:

Para o preço usamos o símbolo “P”.

Para quantidade demandada usamos o símbolo “Qd”.

 

Vamos pensar como consumidores que somos! Se o preço de um produto aumentar, a demanda (consumo) irá diminuir, por outro lado, se o preço cair, a demanda (consumo) irá aumentar. Esta é a lei da demanda.

[pic 8]

Lei da Demanda          

 

A representação gráfica da lei da demanda é feita da seguinte forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (441.2 Kb)   docx (936.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com