TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  15/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.927 Palavras (20 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 20

Resumo de Gestão de Marketing IV

Capítulo 16

Gerenciamento de varejo, atacado e logística

Grupo Nº 1:                                            Turma: MB6

- Amanda Morgado

- Erika Inoue

- Luiza Strauch

- Nathalia Nucci

- Soraia Alves

O capítulo 16 irá mostrar como os intermediários - varejistas, atacadistas e empresas de logística – planejam e elaboram suas próprias estratégias de marketing em um mundo em rápida transformação. O texto relata também que os intermediários bem como buscam excelência em marketing, e podem colher seus benefícios como qualquer outra empresa.

Varejo

O varejo está ligado a qualquer atividade relativas à venda de bens ou serviços diretamente ao consumidor final, para uso pessoal e não comercial. Um varejista ou loja de varejo é qualquer empreendimento comercial cujo o volume de vendas venha do varejo. Qualquer organização que venda para consumidores finais, como: atacadista, fabricantes ou varejista, está ligada ao varejo, independente de como ou onde são vendidos.

Organizações inovadoras de varejo

São exemplos de empresas de varejo que mostram as inovações realizadas que obtiveram sucesso de mercado nos últimos anos.

Panera Bread – é uma rede de restaurantes que tem uma marca orientada a família, praticando preços justos e com uma atmosfera relaxante, que cada vez mais atrai novos clientes.

GameStop – possui mais de 6000 unidades espalhadas em território norte americana, além da quantidade de lojas dois pontos ajudam a marca a crescer, a primeira é que seus vendedores são jogadores permitindo uma aproximação com o cliente e a outra é que eles possuem uma política de troca que permite o cliente a trocar um jogo antigo por um novo.

Lumber Liquidators – A compra de madeira excedente com descontos, a manutenção de custos operacionais baixos (com o corte de intermediários e a escolha de locais de baixo custo para suas lojas) possibilita a lumber liquidators praticar um preço baixo e juntamente com isso um conhecimento pleno de seus clientes permite o crescimento da marca.

Net-a-Porter – Com sede em Londres a varejista de moda que atua on-line e mantem uma variedade enorme de marcas consideradas de alta moda, permite o seu cliente a comprar pela internet e ainda mais em manhattam e Londres a entrega é no mesmo dia da compra.

Tipos de Varejistas

Lojas de varejo - As lojas de departamento japoneses como Takashimaya e Mitsukoshi, oferecem diversos produtos como galerias de arte, restaurantes e até mesmo academias de ginastica e playgrounds. Diferentes formatos de loja de varejo terão diferentes dinâmicas competitivas e de preço. Os níveis de serviço ofertados pelos varejistas também são diferente em cada segmento de mercado e podem ser classificados como:

  1. Autoserviço – É a base para operações com desconto, pois o cliente é quem administra o seu processo de compra, desde a procura até o pagamento.
  2. Autoatendimento – Os clientes procuram e escolhem os produtos, porém podem requisitar ajuda de algum funcionário.
  3. Serviço limitado – Esses varejistas disponibilizam uma gama maior de mercadorias, e pode se encontrar serviços como credito e um processo de devolução de produto mais desenvolvido, devido à alta variedade o cliente necessita de uma maior ajuda do varejista.
  4. Serviço completo – Os vendedores se encontram disponíveis para ajudar ao cliente em todos os sub-processos desde a procura até a compra, clientes que gostam de um contato maior com os vendedores e gostam de ser atendidos tendem a buscar lojas como essas mesmo com o alto custo imposto principalmente pela quantidade de funcionários, maioria de itens especializados e alta variedade de serviços disponibilizados.

Varejo sem loja – vem crescendo muito mais rapidamente do que as lojas de varejo. Sendo dividida em 4 segmentos: venda direta, marketing direto, máquinas de vendas automáticas e serviços de compra.

  1. Venda direta – também pode ser chamada de venda multinível ou marketing de rede, com centenas de empresas que vendem de porta em porta ou em reuniões domiciliares. Exemplo de vendas pessoais são: Avon, Electrolux. Os distribuidores recebem uma porcentagem das vendas dos vendedores que eles recrutam, assim como lucros sobre vendas diretas a clientes. Hoje em dia, por encontrar menos consumidores em casa, as empresas de venda direta passaram a desenvolver estratégias de multidistribuição.
  2. Marketing direto – tem origens na mala direta e no marketing de catálogos, incluindo o telemarketing, o marketing televisivo de resposta direta e as compras eletrônicas. Exemplo: Amazon.com
  3. Máquinas de venda automática – podem ser encontradas em fábrica, escritórios, posto de gasolina, hotéis, entre outros. O serviço é de 24 horas, sendo máquinas de autosserviço e estoques de mercadorias frescas. As máquinas podem ver, bebidas (quentes ou frias), balas, cosméticos, refeições, entre outros.
  4. Serviço de compra – é um varejo sem loja que atende uma clientela específica, oferencendo uma lista de varejistas que dão descontos mediante a filiação.

Varejo Corporativo e Franquia -  são organizações que possuem economia de escala, maior poder de compra maior reconhecimento de marca e funcionários mais bem treinados do que as lojas independentes costumam obter sozinhas. Os franqueados são um grupo estritamente consolidado de empresas cujas as operações sistemáticas são planejadas, dirigidas e controladas pelo proprietário, denominado franqueado, sendo divididas em três características.

  1. O franqueador possui uma marca comercial ou de serviço e a licencia aos franqueados em troca de pagamento de royalties.
  2. O franqueado paga pelo direito de fazer parte do sistema. Os custos iniciais incluem aluguel e arrendamento de equipamento e acessórios, e em geral uma taxa regular de licenciamento.
  3. O franqueador fornece a seus franqueados um sistema para fazer negócio. Os franqueados também devem seguir alguns procedimentos relativos a compra de materiais.

Dentre os benefícios que são desfrutados pelos franqueadores encontram-se a maior motivação e dedicação de funcionários que são empreendedores, a maior familiaridade com as comunidades e condições locais além do seu maior poder de compra , já os benefícios dos franqueados a facilidade de se entrar em um negocio mais estável, graças a marca mais conhecida e que já tenha uma certa aceitação no mercado, além da maior facilidade para empréstimos bancários ou ou apoio em inúmeras áreas como escolha de instalações ou em marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (219 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com