TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  31/3/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido para desenvolver o projeto foi à abertura de uma filial da Transportadora Nitrans Logística.

Há vinte anos o proprietário da Transportadora, Nivaldo Fávaro, formado em Economia, teve a ideia de criar seu próprio negócio, um sonho que ele cobiçava há algum tempo, porém não sabia por onde começar.

Após muito pesquisar ele resolveu dar seu primeiro passo agenciando cargas, contratando assim fretes terceirizados.

Vendo que seu negócio estava se expandindo resolveu investir um pouco mais aumentando seu número de fretes no mês, conquistando cada vez mais seu espaço e a confiança do mercado.

A primeira região a prestar serviços foi no estado de Goiás, onde as cargas eram fechadas, ou seja, quando há uma encomenda específica a um determinado cliente.

Alguns anos depois ele conseguiu dar um passo maior comprando seu primeiro caminhão, dando início a sua própria logística e carteira de clientes.

Há praticamente seis anos a Transportadora começou a prestar serviços em cargas fracionadas com entrega em vinte e quatro horas, inaugurando assim sua primeira filial na cidade de São Paulo.

Vendo a necessidade de mais um ponto de apoio entre o caminho do interior do estado e a capital, Nivaldo escolheu a cidade de Santa Barbara D’Oeste, visto que era mais fácil e ágil a coleta e entrega de material entre a região de Piracicaba/Campinas para São Paulo, surgindo deste ponto a segunda filial, localizada entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

E agora seu próximo passo é a abertura de uma nova filial no estado de Minas Gerais, na cidade de Contagem, onde acreditam que será uma grande oportunidade de expansão em cargas fechadas e fracionadas, atendendo as cidades de Sertãozinho, Matão, Piracicaba, São José do Rio Preto, entre outras vizinhas.

Analisando o mercado atual, e vendo o crescimento de 60% em transportes rodoviários no Brasil, a abertura de uma nova filial tem muitos pontos positivos e grandes oportunidades, pois o transporte esta cada vez mais se profissionalizando e sua eficiência operacional também, onde a demanda e a oferta estão crescendo juntamente.

Porém junto com as oportunidades vêm lado a lado às ameaças, onde a concorrência esta cada vez mais alta e quem tem um poder aquisitivo maior, acaba se destacando nesse mercado competitivo.

Fazer essa análise de mercado é muito importante, pois dessa forma consegue identificar praticamente todos os problemas e ameaças que poderão surgir, mas também por outro lado as oportunidades, onde a empresa consegue ter um posicionamento melhor no mercado.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivos Gerais

A intenção principal de abrir uma filial da Transportadora Nitrans é suprir de forma eficaz a deficiência no setor de transporte.

Primeiramente foi pensado em abri-la em Belo Horizonte, mas a logística não favorecia seu negócio devido ao grande fluxo existente nela, podendo prejudicar seus planos de início com gastos e despesas excessivas, mudando assim seu foco para uma cidade menor conhecida por Contagem, situando-se a 14 km da capital.

Onde o serviço prestado será de levar a carga total fracionada até a filial, lá ela será desmembrada e encaminhada aos seus destinatários através de frota própria para tais entregas.

2.2. Objetivos Específicos

A partir daqui avalia-se a real necessidade da abertura da filial no estado de Minas Gerais, seguindo assim tais particularidades:

• Verificar o mercado geral de logística em transporte, o fluxo de carga existente para a região escolhida, analisando assim se será atendida a necessidade do cliente;

• Após a pesquisa de mercado a procura de transporte de carga é coerente com a expectativa de expansão da transportadora, viabilizando o projeto de forma inicial sem prejuízos;

• Na pesquisa de mercado foi avaliada a necessidade da carga esperada chegar na hora correta e de forma segura, devido ao sistema Just in time onde tudo é comprado de acordo com a necessidade atual do cliente.

• A expectativa é maior no caso da conquista de novos clientes nesta área, sendo o objetivo investir em um novo mercado, com a ajuda dos clientes já conquistados, demonstrando a credibilidade que a empresa possui no estado de São Paulo.

3. JUSTIFICATIVA

Para um projeto ser desenvolvido de forma eficiente ele deve passar por um processo de planejamento, levantamento de dados, monitoramento e principalmente por uma pesquisa de mercado, conforma já foi citado.

Segundo Santos e Carlos (2002) a pesquisa de marketing consiste em projetos formais que visam a obtenção de dados de forma empírica e objetiva para a solução de problemas ou oportunidades específicas relacionadas ao marketing de produtos e serviços.

Ou seja, a pesquisa de marketing como também de mercado nada mais é que uma ferramenta importantíssima e indispensável para as diversas decisões que o empreendedor deverá tomar, através dela ele saberá agir de maneira mais segura e buscará informações sobre os diversos assuntos e necessidades que o consumidor está precisando naquele momento.

Sua função é solucionar os problemas desde o marketing de uma empresa até sua produção ou prestação de serviço, buscando com isso aumentar as vendas e consequentemente os lucros da organização.

Existem diversos modelos de pesquisas, porém todas devem ser claras e objetivas, buscando tirar do cliente informações importantes como satisfação ou insatisfação do serviço, o plano de concorrência e a movimentação do mercado.

Na coleta de informações primárias pode conter uma entrevista por telefone ou até mesmo pessoalmente, um questionário online ou via correio, entre outros, para assim receber um feedback sobre o serviço prestado.

Após feita essa pesquisa de mercado (vide em anexo A), a Nitrans Logística teve a certeza de que seu investimento em uma nova filial no estado de Minas Gerais seria um passo certo a ser dado, pois os clientes demonstraram grande interesse, visto a facilidade, localização e o relacionamento, passando a dar prioridade e exclusividade a Nitrans pelos serviços já prestados no estado de São Paulo.

Com isso pode-se concluir que o tema escolhido para desenvolver o projeto é de grande importância para a sociedade e obviamente para a própria empresa que está cada vez mais se expandindo no mercado de transportes de cargas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com