TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA

São Bernardo do Campo

2015

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA

Trabalho apresentado como exigência parcial da Avaliação de

Administração mercadológica 6° semestre– Curso de Administração prof. Renato.  

São Bernardo do Campo

2015

Introdução

O estudo tem o intuito de desenvolver um plano estratégico de marketing para a empresa alimentícia Cacau sabor. Um plano de marketing é instrumento importante para a gestão estratégica organizacional, pois permite uma análise detalhada dos ambientes interno e externos da empresa, que por sua vez faz a escolhas de estratégia de comercialização e competitividade com intuito de consolidação de sua marca. É através dessas analises alternativas são avaliadas e decisões são tomadas, para o crescimento e desenvolvimento e fortalecimento da marca. O plano visa diagnosticar a situação atual da empresa através da análise e plano estratégico, estratégia de produto e promoção.

RESUMO

 Plano estratégico de marketing da empresa Cacau sabor. O foco do estudo foi à elaboração de um plano estratégico de marketing para esta empresa, visando assim contribuir com o seu desenvolvimento no segmento alimentício de chocolate. O estudo foi realizado.Apartir de dados apurados. A análise tem por objetivo identificar os pontos fortes e fracos, além das ameaças e oportunidades para, assim, detectar os principais concorrentes, a fim de posicionar de maneira consciente e efetiva no mercado competitivo. Inicialmente caracterizada como empresa de médio porte, hoje, a empresa Cacau sabor alcançou a que representa proporção de uma empresa de médio porte com produção de chocolates com 80 funcionários, atua com mix de produtos, Cacau sabor. O seu publico alvo e a classe B e C sendo produtos consideradosde ótima qualidade.

 A empresa especializada na produção de chocolate, conta com quatro linhas, sendo ovo de Pascoa, chocolate em barra 195 grama e 90 gramas e trufas de vários sabores.

 Para a elaboração do plano estratégico de marketing adotou-se a mixagem das teorias que versam sobre o tema em consonância com a realidade da empresa Cacau Sabor. Desta forma, foi possível propor ações estratégicas de marketing condizentes com a realidade econômica da referida empresa. Com os resultados apontam para a urgência de implantação de um plano estratégico de marketing com ações, tais como: ampliação das ações de fidelização dos clientes, procedimentos estratégicos de comunicação de marketing e desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados, dentre outros. Assim, concluiu-se que o plano estratégico de marketing poderá contribuir para consolidação da empresa.

Caso :

O plano estratégico deO plano estratégico de marketing da empresa CACAU SABOR tem como intuito desenvolver um plano capaz de propor ações estratégicas para promover a empresa diante do mercado. Por ser uma empresa e, principalmente, caracterizar-se por ser uma empresa com produtos de qualidade, e a empresa por passar por algumas dificuldades a empresa já tentou desenvolver algumas estratégias de comunicação para tentar resolver o problema na variação de venda, mais nem uma com sucesso. A empresa não possui um departamento de marketing e nenhum de seus atuais gestores possui conhecimentos nessa área de marketing, outro fator negativo foi à troca de logomarca por três vezes durante o período de cinco anos. E assim dificultando a fidelização dos clientes já que não estabeleceu na mente de seus clientes a marca do seu produto. Planejamento ao longo de todos os anos de existência da doçaria. A empresa, situada em um bairro de periferia da cidade, é especializada, na fabricação de chocolate. O nosso estudo de caso determinou a missão da empresa e propôs alguns objetivos para alcançar a fixação da marca na mente dos clientes. A empresa para aumentar os lucros, captar novos clientes e destacar-se diante da concorrência irá colocar em prática, nos dois próximos anos.

Objetivo

 Objetivo Desenvolver um plano estratégico de marketing para empresa Cacau sabor.

Detectando os pontos fortes e fracos e também as oportunidades e ameaças da organização; Detectar os principais concorrentes da referida organização e pesquisar as influências positivas ou negativas que os mesmos causam; - Identificar estratégias de produtos e serviços diferenciando a empresaperante seu mercado de concorrentes; e - Estabelecer ações estratégicas de comunicação visando o desenvolvimento.

Por se caracterizar como uma empresa de médio porte julgou-se relevanteo desenvolvimento de um plano de marketing para observar com detalhes cada segmento da organização, tais como: pontos positivos e negativos, ameaças e oportunidades, analisar os concorrentes, possibilitando assim explorar o potencial da empresa, corrigir as eventuais 13 falhas com o objetivo de desenvolver uma organização eficiente e ética, além de propor ações para o desenvolvimento. A realização do projeto é viável, uma vez que a UFSC tem um acervo teórico considerável na área de marketing permitindo o embasamento para o desenvolvimento da pesquisa. O projeto de pesquisa, também, é extremamente aprovado pela empresa. O estudo desenvolvido não apresentou grandes dificuldades, por ser uma empresa, além do mais é de fácil acesso e às informações, em grande parte, estão disponíveis. Mesmo assim, é preciso organizar os dados e realizar pesquisas para a elaboração de um estudo mais aprofundado, e assim sugerir propostas para o desenvolvimento da mesma. A realização deste estudo oportunizou, pois o mercado alimentício, tem se mostrado acirrado neste segmento. Principalmente, chocolate de ser um produto de ótima qualidade. Haja vista, que a área da produção de chocolate torna-se ainda bastante atrativa, já que e um produto que pode se consumido em qualquer época, ou seja, há sempre clientes. Em decorrência disso, é grande o número de indivíduos interessados em abrir um negócio neste ramo econômico. Por esta razão, como é importante, cada vez mais, destacar-se no mercado diante dos concorrentes é fundamental a elaboração de um plano de marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com