TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA        PROF. TANIA                                          

QUESTÕES  DE REVISÃO PARA REGIMENTAL  -  TEMAS DO SEMINÁRIOS

1). Explicar sobre as etapas dos  níveis do produto?

Estes são divididos em três etapas: produto núcleo, produto básico e produto ampliado. Produto núcleo: o que o produto irá proporcionar e oferecer ao cliente, qual a ideia central do mesmo.

 Produto básico: este pode ter até cinco características que para KOTLER e ARMSTRONG (2004) seriam o nível de qualidade, característica, design, um nome de marca embalagem. Esta etapa teria por finalidade desenvolver atributos para melhor visualização do produto.

Produto ampliado: a partir do produto núcleo e básico ele deve oferecer os benefícios e serviços ao consumidor, nesta etapa entraria o produto já disponibilizado ao mercado, onde o cliente obterá os serviços de pós- vendas, a garantia sobre o produto e instalação do mesmo.

2). Como  os produtos são Classificações ?

Há duas classificações baseadas no tipo de consumidor que os utiliza, sendo Produtos de consumo e Produtos empresariais.

Os produtos de consumo são os que são comprados por consumidores para uso próprio. São classificados pelos profissionais de Marketing em subclasses que definem os consumidores que compram. Essas classes são divididas em:

Produtos de conveniência: São os produtos comprados com maior frequência sem muita comparação e esforço. Exemplos: doces, revistas, sabonetes e fast food. Produtos como estes são colocados em lugares de fácil visibilidade e têm preços baixos.

Produtos de compra comparada: São produtos com menor frequência de compra, pois o consumidor analisa minuciosamente a qualidade, preço e estilo. Os consumidores gastam muito mais tempo em busca de informações sobre produtos e serviços de compra comparada.

Produtos de especialidade: São produtos identificados pela marca, onde os consumidores estão dispostos a fazer um esforço especial de compra.

Produtos não comprados: são produtos que o consumidor não conhece, ou quase nunca pensa em comprar. Os produtos novos é um exemplo disso, o consumidor não pensa em comprar e não conhece a marca. Os produtos empresariais são empresas que  adquirem bens com a  finalidade de  transformação e usos específicos.

3- O que designa  qualidade de vida?

Qualidade de vida designa uma série de fatores que possibilitam no bem estar das pessoas e á sociedade, como o consumo, saúde, educação, entre outros, são fatores que determinam a felicidade, a longevidade, a inserção social e a consecução dos projetos de vida das pessoas. Portanto, somente as realizações no nível do consumo não garantem boa qualidade de vida, o que faz o consumerismo dedicar-se ás relações de consumo sem se descuidar dos demais fatores que proporcionam bem-estar. O impacto social positivo da comunicação, também ocorre quando a propaganda ou outra ação comunicacional se compatibiliza com a qualidade de vida. Todos os fatores que contribuem para o bem estar coletivo e individual constrói o conceito de qualidade de vida, que pode variar de uma pessoa para outra. Um dos indicadores é o índice de desenvolvimento humano do programa das nações unidas para o desenvolvimento, que atribui uma nota á qualidade de vida de uma população em função dos fatores renda/riqueza, saúde/longevidade e educação.

4) Comportamento consumerista e o perfil do consumidor?

O estudo do comportamento do consumidor propicia muitos elementos para conhecer aspectos da qualidade de vida das pessoas e suas decisões nas relações de consumo, o que é fundamental para caracterizar o consumerismo. O cliente pode assumir diversos papéis como “consumidor” (pessoas que utiliza ou consome bens) e “comprador” (quem faz a aquisição). Porém, na esfera consumerista, o termo “consumidor” designa ambos os papéis, por estarem do mesmo lado nas relações de consumo.    Os fatores que motivam ou influenciam o consumidor são complexos, entre eles estão: a cultura, os valores pessoais, a tecnologia, os grupos de convívio, o sistema de mercado e as ações consumerista mais a influencia da  globalização nos últimos anos.

5) Quais as preocupações quanto ao O Consumismo ?

O consumerismo é um dos fatores que retratam as preocupações consumeristas, pois, das três modalidades básicas que classificam o consumidor (racional, impulsivo e compulsivo), ele está em duas: o “impulsivo” consome além do necessário por ansiedade, para canalizar frustrações ou fazer compensações; o “compulsivo” consome de forma desordenada e inconsequente, comportamento que surge de uma forte desordem emocional ou de um distúrbio psicossomático. O Consumismo caracteriza-se pela aquisição de bens sem racionalizar a relação custo-benefício, a adequação entre o estilo de vida e a renda, o impacto nos valores familiares e sociais.

6) O consumerismo e as novas tecnologias?

O consumerismo também se depara com outro contexto para o comportamento do consumidor: o evento das novas tecnologias da informação. Trata-se de tecnologia que pode trazer mais conveniência e segurança ao consumidor, como a substituição dos atuais códigos de barras por chips, que trariam no check-out de supermercados e permitiram diminuir a pirataria de produtos; ou as compras via internet, evitando deslocamentos e possibilitando até preços mais baixos.

7 ) Importância da vitrine como A vitrine como  Mensagens Publicitarias?

A vitrina é realizada como parte de uma campanha publicitaria e se integra a comunicação interna da loja. Trabalha a linguagem visual. A vitrina esta relacionada a produtos, fabricantes ou campanhas, em alguns casos o espaço da vitrina é cedido totalmente para um produto especifico. Esse tipo de vitrina é comum em perfumaria, no setor alimentício, em ótica e relojoarias. Nas redes de franquia, visa conjugar a força da imagem por meio da mensagem, valorizando ao máximo a campanha. Nesse caso é importante integrar o que estiver exposto na vitrina logo nos primeiros metros da entrada da loja. Isso fará com que o consumidor identifique os itens de maneira mais rápida e fácil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com