TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DO MACROAMBIENTE

Considerando a empresa real escolhida pelo grupo, identifique tendências presentes no macroambiente na organização.

Para cada uma dos ambientes, identifique uma ameaça ou uma oportunidade.

• Ambiente demográfico

• Ambiente natural

• Ambiente econômico

• Ambiente político legal

• Ambiente tecnológico

• Ambiente sociocultural

 Ambiente demográfico é uma oportunidade pela cidade de Mogi das Cruzes estarem em Constante crescimento e também por atrair um grande numero de jovens por conta das universidades que trará mais consumidores para o produto.

 Ambiente natural é uma oportunidade uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores de cacau em excelência ocupando a posição de 5º maior produtor no mundo. O que torna fácil, acessível e barato a produção do chocolate.

 Ambiente econômico é uma ameaça, uma vez que o pais está passando por um período de recessão em quase todos os setores da economia, resultado de uma crise financeira e, portanto a grande massa da população tende a um consumo menor.

 Ambiente político-legal é uma ameaça, uma vez que segundo o decreto que regulamenta a fabricação de chocolates no Brasil é o DL 229/2203, que altera o DL 560/99. Diz que para ser considerado produto chocolate no país, este deve conter quantidade superior a 25 % de cacau a cada 100 g de (chocolate solido), se inferior é tido somente como sabor chocolate.

 Ambiente tecnológico é uma oportunidade já que hoje em dia, cada vez mais se investem em tecnologia e em maquinários para tornar o seu produto padrão, ainda mais para a fabricação de chocolates neste caso a Nestlé para com o chocolate Kit Kat quer garantir, que, o sabor ser inconfundível do chocolate em qualquer ponto de venda e em qualquer lugar do mundo. Além disso, a tecnologia arrojada utilizada também traz vantagens na redução de custos, pois a fabricação mecanizada torna o processo mais ágil e mais eficiente.

 Ambiente sócio-cultural é uma oportunidade uma vez que estamos em uma era onde a velocidade das coisas é absurda e tudo acontece muito rápido, devido a isso toda população, mas principalmente as de grandes metrópoles estão sempre correndo com seus afazeres, logo necessitam dar um pequeno Break para fazer um lanche rápido, juntamente com o habito do brasileiro de comer chocolate, que está entre os 10 maiores consumidores de chocolate do mundo.

COMPOSTO DE MARKETING

4P’s

• Produto

Chocolate Kit Kat sabor maracujá, em 4 barras numa embalagem de 45g.

• Preço.

Preço de venda ao consumidor, em torno de R$ 3,50 variando somente pelo ponto de venda.

• Praça

As vendas se darão a principio em alguns estados do país, a critério de serem considerados os mais desenvolvidos economicamente. Sendo eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio grande do sul, Paraná e Minas Gerais.

• Promoção

A divulgação do produto se dará através de comercias publicitários divulgados em TV por diversos canais, na internet por anúncios e a reprodução entre as redes sociais. Anúncios de rua também; como outdoor, indoor; parcerias com redes já conceituadas de fast food como Mc Donald, onde o produto fará parte de um dos sorvetes especiais do cardápio. Alem de um aplicativo para aparelhos Android e IOS, onde a população poderá interagir com a marca.

SEGMENTAÇÃO

• Segmentação demográfica; por conta da renda, iremos abranger as classes c e b.

• Segmentação psicográfica; por ser voltado a pessoas que tem um estilo de vida contemporâneo, que trabalha, estuda e desempenha varias atividades ao dia, sendo assim à atender a necessidade dessas pessoas, o produto surge como uma refeição rápida e pratica.

DIFERENCIAÇÃO

• A diferenciação do produto, inovando no sabor que será que o tornará um chocolate único.

• A diferenciação de imagem, por estar associado a duas marcas de grande reconhecimento com o Kit Kat e a empresa produtora Nestlé, que esta atrelada com excelência em qualidade.

POSICIONAMENTO

• Será por beneficio; “ser um chocolate de consumo rápido e pratico alem de muito saboroso”.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Fatores culturais

Os aspectos culturais são os que mais afetam o mercado consumidor em geral. Todos estão enraizados não só pela cultura local, mas também familiar, religiosa e artística. Quando alguém compra algum produto, certamente podemos afirmar que essa pessoa foi levada a essa escolha devido a uma série de fatores, entre os quais, os fatores culturais da época.

Nós que vivemos no século XXI jamais nos compactuaremos com, por exemplo, o hábito de comer com as mãos. Há poucos séculos era comumente aceito. Se um mercador tentasse vender um garfo no século X, iria se deparar com uma demanda quase inexistente. A cultura é temporal e oscilante, ou seja, o hábito de compras das pessoas também.

Esses hábitos também mudam de lugar para lugar. Fatores tanto geográficos quanto sociológicos afetam e muito o mercado local. Seria inviável, por exemplo, abrir uma sorveteria no norte do Japão ou um restaurante de sopas e caldos quentes no nordeste brasileiro. Podemos ver que não só os gostos individuais afetam na demanda, mas também a cultura local.

Outro fator importante é a chamada subcultura. Grupos que vão além de países, cidades e estados. Cada produto específico possui seu grupo que melhor o aceita. Seria uma proposta tênue, por exemplo, tentar vender livros espíritas ao lado de uma igreja evangélica. Há produtos que só servem para determinado grupo social. Religiões, sociedades e outros tipos de grupos são incluídos nesse contexto.

Por fim, temos as classes sociais. O poder aquisitivo de uma pessoa influencia em todo o resto. Não só em grupos de produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com