TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 11

 Marketing e as Organizações

Para Peter Drucker, “ o marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada na organização. Ele é todo o negócio visto do ponto de vista de seu resultado final, ou seja do consumidor”

 Marketing envolve todas as atividades relacionadas ao processo de planejamento e execução de atividades que têm a finalidades de realizar trocas que satisfaçam as necessidades de pessoas e organizações. As atividades de marketing se iniciam com a identificação dessas necessidades e, em seguida, são desenvolvidos produtos e serviços que visam satisfazê-las de maneira adequada.

 É comum confundir marketing com propaganda ou publicidade. O primeiro é abrangente; o segundo é específico. Marketing trata tanto da comercialização quanto da propaganda de produtos, mas vai além.

  • Conceitos específicos de marketing

Marketing de massa- Conjunto de técnicas e ferramentas cujo o objetivo é direcionar um produto ou serviço para o maior número possível de compradores. Ex: bens de consumo

Marketing diferenciado- Tem como finalidade oferecer produtos e serviços sob medida para cada segmento significativo do mercado. Ex: Montadoras de automóveis.

Marketing direto- Procura estabelecer com o consumidor uma relação direta, sem intermédios, através de ferramentas como internet, telemarketing, mala direta ou de porta em porta.

Marketing Institucional- Tem como objetivo promover a imagem de uma instituição perante a opinião pública. Ex: Campanhas institucionais da petróbras.

Marketing verde- Tem o objetivo de minimizar os efeitos negativos da ação de uma organização sobre o meio ambiente. Ex: Projeto Tamar

Marketing social- Este promove melhorias das condições sociais de uma determinada comunidade ou segmento social. Ex: Instituto HSBC Solidariedade.

Marketing cultural- É desenvolvido através do patrocínio de atividades artísticas, culturais, científicas, educacionais ou esportivas. Ex: Festival do Rio de Cinema.

Marketing interno- Ações de marketing voltadas para o seu público interno (empregado, revendedores, acionistas etc.)

Marketing político- Destinado a influenciar a opinião pública quanto a ideias relacionadas à atividade política, ações governamentais, campanhas eleitorais etc.

Marketing de relacionamentos- voltadas à retenção de clientes, com propósito de estender o volume de transações com um mesmo cliente, a fim de que a empresa alcance maior lucratividade.

Visão histórica da administração de marketing

Uma das primeiras e mais efetivas estratégias de marketing já implementadas em toda história do capitalismo industrial foi proposta por Henry Ford com a produção do modelo T, um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos. Ao declarar célebre a frase dizendo que produziria carros de qualquer cor desde que fossem pretos, Ford estabeleceu o conceito de marketing orientado para a produção. A indústria encontrava-se voltada para a produção de bens e produtos acessíveis às pessoas comuns. A produção em massa gerava o produto massificado e o consumo em massa levava a um aumento da produção.

  No passado, o marketing de massa partia da premissa de que todos os consumidores eram iguais, possuíam as mesmas necessidades e comportavam-se de maneira similar. Hoje, aplica-se apenas a poucos tipos de produtos, na maioria commodities, como sal açúcar, sal e cereias em geral.

Orientação para cliente

  A orientação para o cliente, na prática, significa a subordinação da organização à identificação e satisfação das necessidades dos clientes. Sendo assim o cliente ocupa posição central nas atividades da organização, pois todas as terefas estão voltadas para atendê-lo. A consequências de um bom trabalho na satisfação das necessidades dos clientes é a realização dos objetivos da organização. Como salienta Peter Drucker, o propósito da organização é a satisfação das necessidades dos clientes; e sua recompensa é o lucro.

Processo de administração de marketing

Análise ambiental é o ponto de partida do processo de administração de marketing, uma vez que fornece elementos essências para a especificação do mercado- alvo, para a definição do posicionamento pretendido para tomar decisões relativas ao mix de marketing.

Principais fatores analisados:

  • Consumidores:  constituem o foco da estratégia de marketing, onde são analisados as necessidades a compreensão de seus hábitos, atitudes e comportamentos de compra.
  • Organização: Análises das competências e dos recursos internos da organização permitindo identificar seus pontos fortes e fracos .
  • Concorrentes: Para diferenciar e antecipar as ações dos concorrentes, a organização tem de conhecer seus objetivos e estratégias.
  • Contexto: A análise e o monitoramento do clima econômico, político, social, cultural e tecnológico são essenciais para identificar os fatores para limitar ou potenciar a satisfação dos clientes.

Sistema de informação de marketing- Consiste no conjunto de pessoas, equipamentos e processos para unir, classificar, analisar, avaliar e distribuir informações sobre os clientes e a organização de forma sistemática e contínua.

Pesquisa de mercado-  consiste na coleta sistemática e registro, classificação e análise de dados sobre hábitos, comportamentos, atitude, valores, necessidades, opiniões e motivações dos consumidores. Pesquisa envolve decisões quanto ao desenho da pesquisa que deve ser utilizado para coletar informações, quanto ás fontes e métodos de coleta dados que serão utilizados e quanto aos modelos que serão empregados para analisar e interpretar a informação obtida.

Desenho de pesquisa- Diversas metodologias são utilizadas para conduzir pesquisas de mercado.

Pesquisa exploratória: tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema a ser investigado.

Pesquisa descritiva: tem como objetivo descrever as características de determinada situação sem o compromisso de as explicar.

Pesquisa experimental: usada para obter evidências de relações de causa e efeito.

Conceito de comportamento do consumidor

Para satisfazer as necessidades dos clientes, torna-se necessário que a organização entenda as razões subjacentes às opções de seus consumidores. Quanto mais profundo for esse conhecimento, maior será a oportunidade de antecipar e moldar o comportamento dos consumidores, o que permitirá satisfazê-los com maior eficácia e eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (353 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com