TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  30/11/2015  •  Artigo  •  9.007 Palavras (37 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 37

OS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, ADMISSÃO E DEMISSÃO DE UMA LOJA PERTENCENTE À REDE VAREJISTA DE ITUIUTABA.

Andressa Barbosa Rocha (Universidade Federal de Uberlândia-Campus Pontal)- andressaitba@hotmail.com

Carolina Lelis Silva (Universidade Federal de Uberlândia-Campus Pontal)-carolina.itba@hotmail.com

Vanessa Aparecida David Pires (Universidade Federal de Uberlândia-Campus Pontal)- piresvd@gmail.com

1 INTRODUÇÃO

Toda e qualquer organização, depende do desempenho humano para seu sucesso. Por esse motivo, criou-se uma forma de organizar a atuação sobre esse comportamento, chamando- se então gestão de pessoas. Esse modelo é determinado por fatores externos e internos dentro de uma organização (FISCHER, 2002).

Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é entendida como a associação entre habilidades e métodos, além de políticas, técnicas e práticas, definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. (CHINAGLIA e GALERANI, [s.d.]).

De acordo Alves et al (2010, p. 2) e Bittencourt, Clementino e Pereira (2011), as mudanças do mundo globalizado podem afetar as organizações no que diz respeito à competitividade no mercado, que por sinal esta cada dia mais acirrada. Considerando esse fator, as empresas desejam se diferenciar das demais procurando adequar seus sistemas, revir seus processos e se atentando ao mercado no quis diz respeito à qualificação de pessoal, “para tanto, reengenharias, downsizing e terceirizações, têm sido ações constantes”

De acordo com Lacombe e Tonelli (2001) a área de Recursos Humanos (RH) desenvolve estratégias referentes à administração do pessoal da empresa para obter resultados significativos. Essas estratégias incluem qualquer tipo de aprimoramento nos processos de recrutamento, seleção, admissão e demissão.

Xavier (2006, p.17) Bittencourt, Clementino e Pereira (2011) e constataram por meio de pesquisas, que a área de investimento que mais traz retorno para a organização é a de RH, pois essa área pode ser considerada a base da empresa que é diretamente responsável pelos processos que dão estrutura sólida, e a sustentação que as organizações necessitam, e "provê os mecanismos de avaliação de desempenho, programas de treinamento, processos de comunicação, sistemas de remuneração e benefícios” da organização, e por isso, acaba se constituindo como um dos fatores de diferenciação no mercado competitivo.  

Lacombe e Tonelli (2001, p. 2) alegam que a definição estratégica de recursos humanos, “surgiu no início da década de 80 nos Estados Unidos, tendo sido reconhecido como necessário, no Brasil, pelas organizações, apenas alguns anos depois”. Nesse contexto Xavier (2006) enfatiza que o lidar com pessoas de forma eficiente é o grande desafio enfrentado na contemporaneidade pelos gestores, e que ter uma organização bem estruturada, da qual a base seria o RH, é fundamental para a superação de tal desafio.

        Morais e Misunaga (2009) enfatizam a importância em se aliar o plano estratégico da empresa aos processos de RH, pois só assim será possível evitar o desperdício de recursos gerados por contratações errôneas, por exemplo, fazendo do RH um aliado, talvez o principal, para o desenvolvimento dos negócios da empesa, auxiliando a organização sobre qual a melhor estratégia a se adotar.

França-Limongi et al (2002), mencionam que as organizações criam estratégias para a elaboração de suas equipes através de pessoas qualificadas e treinadas, sendo de grande importância para a empresa. Através desse mecanismo, criam-se departamentos especializados, onde se constrói um cenário para o administrador desenvolver as tarefas que serão coordenadas. Diante disto, o departamento de recursos humanos utiliza métodos para que os processos de recrutamento, seleção, admissão e demissão sejam executados de forma correta, que são os tópicos selecionados para maiores explicações e conceituações a seguir.

O objetivo do nosso trabalho é identificar se os processos de recrutamento, seleção, admissão e demissão de pessoal são realizadas metodicamente pela empresa varejista da cidade de Ituiutaba, buscando então responder a seguinte pergunta: nos dias atuais será que as empresas têm colocado em prática tudo o que se sugere em relação aos processos de recrutamento, seleção, admissão e demissão de pessoal?

O presente trabalho se justifica por ser este um tema de fundamental importância às empresas, independente de seu segmento, atingindo-as diretamente no que tange ao seu desenvolvimento. Portanto, é necessário se ter processos de Recrutamento, Seleção, Admissão, e Demissão feitos da forma correta, a fim de minimizar erros, gastos desnecessários durante o processo, perca de tempo e potencial.

A presente pesquisa traz como contribuição a identificação de quais procedimentos são adotados atualmente pela empresa e, se de interesse da empresa, possibilita a adequação das mesmas a fim da obtenção de resultados bem sucedidos advindos desses processos.

2 REFERENCIAL TEORICO

        Esta seção apresenta as explicações e conceituações sobre os processos de recrutamento, seleção, admissão e demissão realizados dentro da empresa.

2.1 RECRUTAMENTO

Lacombe (2005) e Marras (2009) destacam recrutamento como sendo as práticas e processos utilizados para a captação de mão de obra qualificada para uma determinada função dentro da organização, seja de forma interna ou externa. O processo de recrutamento, de acordo com Baylão e Rocha (2014, p.2), é tido como “uma das mais ricas ferramentas de gestão de pessoas nas organizações”, se tornando sinônimo de economia quando realizado de forma correta, vindo a ganhar uma maior atenção dentro das organizações em meados do século XX.

Foi a partir da evolução tecnológica, ocorrida após o período da Revolução Industrial (séc. XX), que as organizações enxergaram a necessidade de aprimorar os processos de recrutamento, o que possibilitaria uma melhor locação de pessoal e menor índice de desistência da vaga, e consequentemente de rotatividade, conquistando então profissionais mais adequados aos objetivos da organização (MICHAEL, 2007).

O ponto de partida para o alcance desses objetivos descritos acima, segundo Lacombe (2005), seria a realização de pesquisa no cadastro de candidatos mantido pela empresa na busca de pessoas com o perfil adequado, porém, autores como Marras (2009) e Baylão e Rocha (2014) enfatizam que o início para o processo de recrutamento vai muito além, fazendo menção as fases, processos, ou “momentos”, que devem ser considerados no processo de recrutamento, que são: a Requisição de Pessoal; a Definição do Perfil da Função; e a Escolha do Tipo de Recrutamento a ser feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.6 Kb)   pdf (317.9 Kb)   docx (80.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com